Tigre vence Ipitanga e pega o Vitória na final
Embaixador do Congo vem a Ilhéus e discute investimentos
Definidos finalistas do Interbairros de Futsal
Trade turístico vai conhecer cursos viáveis para Ilhéus
Consolidado, destino Ilhéus vai receber novos transatlânticos
Mesmo com bons resultados, vacinação continua até dia 8
Ilhéus vai ser a cidade-anfitriã da Oficina Macrorregional de Cirurgias Eletivas, na quarta-feira (31), quando a cidade recebe, no Centro Convenções Luís Eduardo Magalhães, a representação de 164 municípios baianos. O encontro, promovido anualmente pela Secretaria Estadual da Saúde e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), estava programado, inicialmente, para Porto Seguro, mas foi mudado para Ilhéus devido a ações pessoais do secretário da Saúde, Wagner Porto. “Nossa intenção foi trazer o evento para cá, como forma de mostrar a importância política de Ilhéus, projetando a cidade aos olhos de dirigentes de vários municípios”, afirmou.
A nova política do Ministério da Saúde sobre cirurgias eletivas, que vai ser discutida em Ilhéus, visa substituir os antigos “mutirões de cirurgias”, organizados periodicamente pelo Ministério. “Com a nova modalidade, as cirurgias passam a ser programas, centralizadas, estando o governo municipal de Ilhéus muito interessado em aumentar a quantidade de municípios pactuados, a quem prestaremos serviços nesse setor”, disse Wagner Porto. É desse encontro em Ilhéus que vão sair as conclusões sobre as novas políticas para atendimento às demandas de cirurgias eletivas.
Sediar a Oficina Macrorregional de Cirurgias Eletivas é uma grande conquista de Ilhéus, do ponto de vista da política em geral e da política de saúde pública, além do incentivo que o evento representa para os negócios. “Um acontecimento desses, que envolve mais de 300 pessoas, representa ponderável ajuda aos hotéis, restaurantes, bares e outros, além do estímulo aos pequenos negócios, pois estimamos a presença de mais de 300, o que não deixa de ser uma grande motivação para os microempreendedores”, disse Wagner Porto.
Tigre vence Ipitanga e pega o Vitória na final
Com gritos de ‘olé’ da torcida, a habilidade do capitão Gil e um show de bola do lateral Alex Santos, o Colo Colo venceu o Ipitanga e está na sua segunda final consecutiva de turno do Campeonato Baiano 2006. O Tigre derrotou o Ipitanga por 3×2 e pegará o Vitória na decisão da segunda fase do Estadual. O primeiro jogo contra o rubro-negro será nesta quarta-feira (24), às 20h30min, no estádio Mário Pessoa. Para levar o título por antecipação, bastará ao Colo Colo ganhar uma partida e empatar outra.
A campanha histórica do time ilheense e a classificação para mais uma final de turno levaram às lágrimas o presidente do clube, José Maria Santana. O presidente comemorou o resultado e diz que a resposta foi dada a quem não acreditava no time. “Fizemos o nosso papel e confio muito na conquista do título”, disse ‘Zé Maria’, agradecendo o “grande apoio que o prefeito Valderico Reis vem dando ao time, como nunca aconteceu antes”. A festa da torcida foi completa porque a classificação veio numa vitória que mostrou a força de superação do time.
O Colo Colo começou o jogo correndo atrás de um empate. O primeiro gol do Ipitanga veio logo no início do primeiro tempo, quando o cronômetro ainda marcava 13 minutos. A reação do time demorou a acontecer, veio aos 3 minutos do segundo tempo com o artilheiro Ednei, que chegou ao seu 20º gol no campeonato e se isolou ainda mais na artilharia. Os outros dois gols vieram com o capitão Gil em cobranças de pênalti. Ao final, uma vitória que pode garantir ao Colo Colo o campeonato antecipadamente.
O técnico Ferreira destacou a força do elenco. “Se a reação veio, não foi apenas com a entrada de Jânio, Melque ou Juca, mas porque o time entrou ‘inteiro’ no segundo tempo, unido e demonstrando grande responsabilidade”, disse. Já na segunda-feira pós-classificação à final, o time fez trabalho de recuperação dos atletas que atuaram e treinamento físico para os que ficaram no banco. Nesta terça, haverá treinamento leve com bola.
Autor do primeiro gol, o artilheiro Ednei acredita no título. “A equipe foi regular em campo. Vamos para mais uma final”. O meia Sandro fez questão de elogiar o apoio da torcida. “Com essa torcida maravilhosa, estamos indo disputar mais um título”. Destaque da partida com dois gols, o capitão Gil agradeceu à força divina. “Graças a Deus, fizemos bons jogos e dedicamos essa vitória à torcida e ao povo de Ilhéus”. Pela primeira vez nesta fase de mata-mata do returno, o Colo Colo poderá entrar em campo com a sua força máxima.
O jogo
Jogando com a vantagem de empatar para ir a mais uma final, o Tigre começou lento, dando espaços para o Ipitanga. Aproveitando-se da fragilidade inicial do time ilheense, os jogadores da equipe tucana partiram para cima, em jogadas com João Limoeiro, Caboré e Rogério. O gol era questão de tempo. Aconteceu aos 13 minutos e calou a fanática torcida do Colo Colo. Num lance de George, a bola resvalou na zaga, enganou o goleiro Marcelo e morreu no fundo da rede. Ipitanga 1 a 0.
Juca perdeu chances de marcar ainda no primeiro tempo. Numa delas, recebeu lançamento de Alex Santos, mas mandou para fora. Caboré teve chances de ampliar para o ‘tucano’ logo após. O primeiro tempo terminou com o Tigre fora da final do returno. Nos vestiários, o técnico Ferreira deu uma sacudida no elenco. Funcionou. Aos 3 minutos do segundo tempo, a zaga do Ipitanga para e o matador Ednei pega sobra, empurra para o gol de Gessé e empata.
O gol levou o Colo Colo para o ataque. Juninho, cara a cara com o goleiro tucano, perde a chance de virar o marcador. A resposta adversária foi imediata. Caboré chuta e o meia Sandro, do Tigre, tira em cima da linha. O Ipitanga voltou a gostar do jogo, mas foi o Colo Colo quem aproveitou e pulou à frente do marcador. Numa jogada de ataque ilheense, Juca é puxado dentro da área. Pênalti. Gil cobra no cantinho esquerdo e bota o Tigre na frente. Neno, da equipe de Madre de Deus, é expulso no lance.
A torcida e os jogadores ainda comemoravam o gol quando o Ipitanga chegou ao empate, aos 33. Rogério chuta forte e empata a partida. Aos 37, Gil tem oportunidade de desempatar numa cobrança de falta. Gessé tira de soco e manda para fora. A torcida pedia mais um gol. O time resolveu atender aos apelos da arquibancada e da geral.
Num belo contra-ataque, o Tigre subiu com quatro jogadores, contra apenas dois defensores do Ipitanga. Ednei recebe livre, mas é derrubado dentro da área. Novamente, o juiz Lourival Dias Lima Filho marca pênalti. Gil cobra bem e define o placar: Colo Colo 3×2 Ipitanga. A torcida foi ao delírio e iniciou os gritos de olé, para desespero do adversário. O árbitro apita final de jogo e dá início à comemoração da torcida e de jogadores.
Valderico elogia garra do Tigre e confia no título
O prefeito Valderico Reis disse que a garra dos jogadores e o planejamento feito por dirigentes do Colo Colo foram fundamentais para colocar o time em mais uma final de turno. Um dos mais entusiasmados torcedores da equipe ilheense, Valderico afirmou que o Tigre tem tudo para ser campeão baiano deste ano. “A gente está apoiando o time porque acredita no seu sucesso”, destacou, lembrando “a força do ataque ilheense e a qualidade do elenco”.
Valderico afirmou que o apoio dado pela Prefeitura foi o maior em todos os tempos e isso refletiu em campo, “com a melhor campanha já feita por um time profissional de Ilhéus”. O prefeito parabenizou o presidente do clube, José Maria Santana, que conseguiu, junto com o técnico Ferreira, “formar um time forte e com pouco dinheiro” em relação a figurões estaduais, como o Bahia e o Vitória.
Para Valderico, a campanha do Tigre também tem ajudado a divulgar bem o nome de Ilhéus lá fora. “Fizemos um grande investimento ao patrocinar o Colo Colo”. Neste certame, além de ajuda mensal de R$ 13 mil, a Prefeitura assegurou ao clube cobertura de despesas com transporte nos jogos fora dos seus domínios e a receita com publicidade no estádio Mário Pessoa.
Embaixador do Congo vem a Ilhéus e discute investimentos
A República Democrática do Congo deu sinal verde para os empresários da região sul da Bahia que desejarem investir naquele país. O convite foi feito pelo embaixador Baudouin Mayola, que esteve visitando Ilhéus na manhã de hoje (22). Recepcionado pelos secretários de Turismo, Raymundo Mazzei, e da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Libério Menezes, conheceu a estrutura portuária e diversos pontos de visitação turística da cidade.
Durante a visita ao Porto de Ilhéus, o embaixador conversou com jornalistas e os dois secretários municipais que fizeram parte da comitiva. Disse que seu país tem muito a oferecer aos empreendedores, uma vez que todos os setores ainda estão “engatinhando”. Destacou os diversos acordos de cooperação entre o Brasil e a República Democrática do Congo, para justificar sua visita à região sul da Bahia.
Sobre os acordos de cooperação entre o Brasil e o Congo, falou que seu país está procurando reativá-los agora, já que o presidente Lula tem mostrado ser um grande parceiro dos países africanos, além de ter uma linha política parecida com a do atual presidente do Congo. Além disso, afirmou que procurou a região sul do Estado porque se identifica com o seu país, tendo em vista a ligação cultural da Bahia com o continente africano.
Ele disse ter escolhido o Nordeste para conhecer suas potencialidades porque tem identidade com a África. O embaixador também fez alusão à história que une Congo e Nordeste brasileiro, lembrando a história de colonização do Brasil. No encontro, o secretário Raymundo Mazzei, reafirmou o potencial da cidade, uma das mais visitadas da Bahia e Nordeste e que pode servir como ponto de atração para visitantes de lá, tendo em vista os 84 quilômetros de litoral, o maior da Bahia.
O secretário enfatizou ainda a vasta área de Mata Atlântica ainda preservada, além de outros atrativos naturais, e a rica história divulgada através da literatura do escritor grapiúna Jorge Amado, autor traduzido em mais de 50 idiomas. Na oportunidade, o secretário disse que Ilhéus estava abrindo suas portas para a troca de experiência com a República Democrática do Congo.
Definidos finalistas do Interbairros de Futsal
Já estão definidos os dois times que disputarão o título do Campeonato Interbairros 2006. A finalíssima será entre Teresópolis e Pontal, na próxima sexta-feira (26), às 20h30min, no ginásio de esportes Herval Soledade. O Pontal classificou-se para a disputa do título após golear o time do Malhado por 7×3. Já o Teresópolis teve partida mais dura e venceu o Parque Infantil por 4×2. Malhado e Parque Infantil disputam o terceiro lugar. Além do título, as duas equipes finalistas disputam uma premiação de R$ 300,00.
O vice-campeão fica com R$ 200,00 e o terceiro, R$ 100,00. Os três primeiros colocados receberão troféus e medalhas. A competição promovida pela Liga Ilheense de Futsal e Secretaria de Esporte e Cidadania de Ilhéus chega neste ano à terceira edição. O Interbairros reuniu mais de 24 equipes neste ano. “O futsal ilheense evoluiu muito. A competição é um exemplo desse crescimento”, destaca o presidente da Liga, Renato Peixoto, que também agradece o apoio do vereador Marcos Flávio. “Cada vez mais, pessoas e empresas estão se sensibilizando com o esporte”.
Trade turístico vai conhecer cursos viáveis para Ilhéus
O trade turístico estará reunido no Salão de Convenções do Ilhéus Praia Hotel, nesta terça-feira (23), às 14h30min, para conhecer os cursos profissionalizantes considerados viáveis para o município. A Superintendência de Investimentos em Pólos Turísticos (Suinvest), da Secretaria da Cultura e Turismo do Estado da Bahia, apresentará os resultados da Pesquisa Diagnóstica realizada na Costa do Cacau, Pólo Litoral Sul, para elaboração do Projeto de Capacitação Profissional e Empresarial.
No final do mês de março, representantes do trade turístico das costas do Cacau e do Dendê se reuniram no mesmo local para participar de um workshop, que deu início à elaboração do Projeto de Capacitação Profissional e Empresarial Empreendedora do Pólo Turístico Litoral Sul, que será financiado com recursos do Prodetur II.
O Governo do Estado, através da Suinvest, contratou o Instituto de Hospitalidade para realizar pesquisas junto aos representantes dos diversos segmentos do setor de turismo e hospitalidade, visando aumentar a eficiência do programa. Segundo o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Hans Schaeppi, durante o workshop foi feita uma pesquisa qualitativa, cujos resultados serão disponibilizados para as instituições e empresas participantes nesta terça-feira.
O secretário de Turismo de Ilhéus, Raymundo Mazzei, será um dos participantes da apresentação. Ele salienta o mérito da iniciativa e observa a importância do trade se preocupar com a capacitação de seus funcionários, a fim de acelerar o desenvolvimento do turismo na região. “Todos devem se preparar para receber bem os nossos visitantes, a fim de que eles queiram voltar e indicar o destino aos seus amigos e familiares”, disse Mazzei.
Consolidado, destino Ilhéus vai receber novos transatlânticos
No próximo verão, Ilhéus receberá a visita de dois novos transatlânticos: o Costa Fortuna e o Sky Wonder. Com bandeira italiana, o Costa Fortuna é o maior transatlântico que virá para a costa brasileira e o que atracará mais vezes no Porto de Ilhéus. Já o Sky Wonder é um navio novo, que foi lançado no dia 7 de abril, em São Paulo, durante evento de lançamento da temporada 2006/2007. Fará quatro paradas na cidade.
O Costa Fortuna tem capacidade para 3470 pessoas, com 1358 cabines, quatro piscinas, seis jacuzzis, pista de jogging, fitness center, salão de beleza, três restaurantes, seis bares, discoteca, cassino, teatro, lojas, e uma infinidade de opções de entretenimento e lazer. O navio também promete fascinar seus visitantes com um Atrium cinematográfico. Ele chegará em Ilhéus no primeiro dia do próximo ano e fará outras sete paradas, nos dias 10, 17, 24 e 31 de janeiro, 7 e 21 de fevereiro e a última em 8 de março.
O Sky Wonder virá para o Brasil pela CVC, que está trazendo uma novidade aos seus passageiros: o sistema “all inclusive”, com comidas e bebidas liberadas, que também será adotado no navio Mistral, que vem pela mesma companhia. Será a primeira vez que esse sistema virá para o mercado brasileiro de cruzeiros. O navio chega ao Brasil no dia 3 de dezembro, trazendo cerca de 1.550 passageiros e 550 tripulantes. Sua primeira parada em Ilhéus está marcada para o dia 25 de dezembro. Depois, ele fará mais três paradas, sendo uma em janeiro, no dia 11, e duas em fevereiro, nos dias 3 e 22.
Além dos dois novos transatlânticos, outros quatro já confirmaram sua presença na “terra da Gabriela”: o Mistral, MSC Armonia, Island Star e Island Escape, que no total, farão 23 paradas em Ilhéus. O Mistral volta à cidade por seis vezes, trazendo cerca de 8.400 turistas, nos dias 9, 16, 23 e 31 de janeiro, e 6 e 13 de fevereiro. O Island Star fará três paradas nos dias 26 de dezembro, 24 de janeiro e 19 de fevereiro, e o Island Escape virá duas vezes, nos dias 16 de janeiro e 6 de fevereiro.
O secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, está otimista com o desenvolvimento do turismo na região. “Tivemos uma excelente temporada e a expectativa é muito maior para a próxima, já que estamos formatando novos produtos turísticos e procurando divulgar a cidade em diversas regiões”, considerou.
O prefeito Valderico Reis destacou a ação de sua equipe na área de turismo e lembrou que “desde 2005 várias mudanças foram feitas” na área de receptivo, “o que agradou a quem escolheu Ilhéus”. Entre o ano passado e a última temporada, o aumento do número de transatlânticos foi superior a 50%.
Mesmo com bons resultados, vacinação continua até dia 8
Em reunião com técnicos da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus, na manhã de segunda-feira (22), o secretário municipal da Saúde, Wagner Porto, decidiu que a vacinação anti-rábica no município vai continuar até o dia 8 de junho. “A despeito de registrarmos até agora um índice superior a períodos iguais de anos anteriores”, destacou o médico, “vamos prosseguir com a rotina de imunização até o dia 8, quando pretendemos atingir o percentual de 80% de vacinação dos cães, considerado ótimo pelo Ministério da Saúde”. Da meta de vacinar 20.153 cães na zona urbana de Ilhéus, 74% já foram atingidos, o equivalente a 14.833 animais.
A vacina já está disponível nos postos do Teotônio Vilela, Sara Kubitscheck (Parque Infantil), Urbis e Centro (antiga Fundação Sesp). O trabalho também tem prosseguimento na zona rural, onde já foram vacinados mais de 3.500 cães, com o uso de quatro equipes de vacinadores, em quatro carros. Os técnicos da Vigilância Epidemiológica estimam que muitos cães deixaram de ser vacinados por impossibilidade de seus donos levá-los aos postos – casos de cães ferozes, ou casas em que há uma grande população canina –, o que agora será feito com maior tranqüilidade.
Vacinação de idosos
Também prossegue a rotina de vacinação de idosos contra a gripe influenza até esta sexta-feira (26). A estratégia da Vigilância Epidemiológica é revisitar todas as casas do centro da cidade, pois um levantamento prévio mostrou que esta é a região em que os índices de cobertura foram mais baixos. “Em função do Ilhéus Praia e Folia, muitos moradores se ausentaram de suas residências, criando-se uma situação atípica, mas que agora, com esse ´pente fino´,será normalizada”, identificando-se as pessoas ainda não protegidas contra a gripe”, disse Wagner Porto.