Poderão concorrer a uma bolsa os candidatos com média igual ou maior do que 45 pontos no exame. Também é preciso ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada com bolsa integral. O resultado da seleção será divulgado no dia 21 de junho.
As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet no site http://www.mec.gov.br/prouni/. Ao efetuar sua inscrição, o candidato escolhe até cinco opções de cursos, habilitações, turnos ou instituições de ensino superior, dentre as disponíveis conforme sua renda familiar por pessoa. Nesse momento, o estudante poderá visualizar a nota de corte, que é a nota mínima para a pré-seleção naquele curso, até o momento. Isso possibilitará a escolha dos cursos nos quais a nota no Enem 2005 for superior à nota de corte, elevando as chances de pré-seleção.
A nota de corte pode mudar até o final do período de inscrição. O candidato pode voltar a acessar sua ficha e checar se houve mudança na nota de corte e alterar suas escolhas de cursos.
Se o estudante não possui computador, pode realizar a inscrição nas instituições de ensino que participam do programa. Também há a possibilidade de usar a Rede de Parceiros do ProUni composta pelos Centros de Integração Empresa-Escola (CIEE) e pelos 3,2 mil pontos de presença do Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).
O número de instituições participantes e de bolsas oferecidas estará disponível no site do Ministério da Educação (MEC) na data de abertura das inscrições.
O ProUni concedeu 90.241 bolsas no primeiro semestre de 2006: 62.305 integrais e 27.936 parciais (50% da mensalidade), distribuídas em 1.388 instituições de ensino de todo o país. Na primeira edição do programa, em 2005, foram oferecidas 112 mil bolsas.
Mais informações: http://www.mec.gov.br/prouni