Somente na Bahia, a Pastoral acompanha 257.162 crianças de zero a seis anos, de um total de um milhão de crianças pobres. Esse trabalho é feito graças à atuação 36.100 voluntários nas 6.584 comunidades espalhadas pelos 397 Municípios onde está implantada. A maioria é mulheres que atuam como líderes orientando as famílias, dando assistência à saúde física e espiritual, exercendo papel fundamental na defesa da vida dos mais pobres. A meta da Dra. Zilda implica diretamente no aumento do número de voluntários em cada comunidade.
Outro assunto que está na pauta da coordenadora Nacional da Pastoral da Criança é a luta pelas erradicações da hanseníase e tuberculose, avaliação do resultado da pesquisa sobe a anemia e a campanha contra a Lei do Aborto, em discussão no Congresso Nacional. No primeiro dia, a programação deverá começar às 14 horas com cerca de 60 pessoas. Nos dias posteriores os trabalhos terão inicio às 8 horas.
A Pastoral
A Pastoral da Criança é uma rede de solidariedade formada por pessoas que atuam no combate à desnutrição e à mortalidade infantil, visando a melhoria da qualidade de vida das crianças brasileiras. Nesta luta, a médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns, irmã do arcebismo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, com o apoio de Dom Geraldo Magella Agnelo fundou a Pastoral da Criança, popularizou o uso do soro caseiro e vem oferecendo orientações sobre o aleitamento materno.
As ações da Pastoral atualmente visam a sobrevivência e desenvolvimento integral da criança, através de ações básicas de saúde, nutrição, educação e comunicação, sobretudo nos bolsões de miséria; formação humana e cristã das famílias e líderes comunitários, seus agentes voluntários, e apoio especial às pessoas da terceira idade que participam de suas atividades; promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente; redução da violência familiar e comunitária. Além de trabalhar a geração de renda para auto-sustentação das famílias acompanhadas; ajuda mútua entre elas; capacitação da mulher em economia doméstica e nos cuidados com a criança, com a família e consigo mesma; afabetização de jovens e adultos que participam da Pastoral da Criança; documentação e informação sobre a situação da criança e da família no Brasil.
As Pastoral da Criança já está presente em 15 países: Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Venezuela, Uruguai, Filipinas e Timor Leste
Maiores informações: Rua Gabriel Nunes, 52, Ladeira dos Aflitos – Salvador Fone/fax (71) 3328-6127 e-mail pastoralba@ig.com.br – Coordenadora Zofia Kusy Salvador 19 de maio de 2006 Jonildo Glória – 73 99983837