Além de faturar o bicampeonato na disputa entre equipes, a Austrália comemorou duas vitórias nas boas ondas de até 1,5 metros. Julian Wilson levou a melhor na categoria Júnior e Owen Wright é o novo campeão mundial na Mirim.
Entre as meninas, melhor para a francesa Pauline Ado. O Brasil fechou a competição em terceiro lugar e colocou dois atletas no pódio.
Na final, Tininha chegou a fazer 8.17 em sua melhor onda, mas sofreu uma contusão no ombro no decorrer da disputa e abandonou a prova.
“O lip da onda estava pesado e empurrou meu ombro sobre a prancha. A cordinha da prancha ainda arrebentou para complicar ainda mais a situação”, fala Tininha.
Na Mirim, o australiano Owen Wright mostrou uma ótima leitura de ondas e totalizou 16.20 pontos para derrotar Alejo Muniz, o sul-africano Shaun Joubert e o francês Marc Lacomare.
Alejo caiu em algumas ondas importantes e por pouco não terminou em terceiro lugar. A virada sobre Shaun Joubert veio no último minuto. “Errei algumas manobras e infelizmente não consegui vencer. Queria muito ser campeão mundial, mas o vice fica de bom tamanho”, fala Alejo.
Outro brasileiro que chegou ao último dia da competição foi o baiano Franklin Serpa. Na semifinal da repescagem, Serpa foi superado pelo australiano Julian Wilson e o sul-africano Jordy Smith. Em quarto lugar no confronto ficou Matt Wilkinson, da Austrália.
“As ondas estavam fechando muito, só consegui pegar uma boa no fim da bateria. Pena que não deu mais tempo de achar outra abrindo”, diz Franklin, que terminou a prova como sétimo colocado na categoria Júnior.
Resultados
Júnior
1 Julian Wilson (Aus)
2 Jordy Smith (Afr)
3 Caleb R-Buquist (Aus)
4 Jeremy Flores (Fra)
7 Franklin Serpa (Bra)
11 Wiggolly Dantas (Bra)
25 Dodô Veiga (Bra)
37 Wladimir Peres (Bra)
Feminino Júnior
1 Pauline Ado (Fra)
2 Sally Fitzgibbons (Aus)
3 Diana Cristina (Bra)
4 Airini Manson (NZ)
13 Nathalie Martins (Bra)
16 Chantalla Furlanetto (Bra)
16 Susã Leal (Bra)
Mirim
1 Owen Wright (Aus)
2 Alejo Muniz (Bra)
3 Shaun Joubert (Afr)
4 Marc Lacomare (Fra)
12 Nathan Brandi (Bra)
21 André Pastori (Bra)
25 Johnny Max (Bra)
Tag Team
1 África do Sul
2 Austrália
3 Nova Zelândia
4 França
5 Brasil
5 Hawaii
7 EUA
7 Tahiti
Equipes
1 Austrália 6292
2 França 5029
3 Brasil 4688
4 Hawaii 4626
Por Ader Oliveira