O bioquímico Eric Ettinger de Menezes foi o primeiro convidado do ano para o almoço da Confraria do Vesúvio, realizado na terça-feira, em Ilhéus.
• Ex-secretário de Esportes de Itabuna, diretor do Laboratório LAP e atual provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Eric Ettinger preferiu o peito aberto e abriu o verbo. Falou de todas as dificuldades para manter os hospitais Calixto Midlej e Manoel Novaes, desde as roupas de cama até os parcos recursos que admite receber da secretaria de Saúde.
• Saudado como profissional competente, Eric tem apenas três meses na Provedoria dos mais importantes hospitais de Itabuna e da região, com um passivo em torno de R$ 12 milhões. Uma de suas metas é a maior parceria com os médicos da Casa, que diminuíriam os lucros para garantir a manutenção do Pronto Atendimento.
• Pretende fazer um novo pronto socorro e nova recepção no Calixto Midlej, através do projeto de humanização da secretaria de Saúde do Estado. Em parceria com a Unimed, implantar um novo centro cirúrgico no Manoel Novaes. Para coibir o sumiço de roupas de cama, contratou um gerente de hotelaria para o serviço.
• O grupo Depende de Nós, formado por funcionários da Santa Casa, lança mais uma campanha de ajuda aos hospitais no final deste mês. A mensagem vai continuar focada na batida do coração, e contará com a participação de artistas do Barão Vermelho, Cidade Negra e do Lordão.
Uma sessão festiva celebrou a entrada do professor Rui Povoas, um dos ícones da Universidade Estadual de Santa Cruz, especialista em cultura afro, na Academia de Letras de Ilhéus.
• A solenidade aconteceu na noite de quinta-feira, e reuniu acadêmicos da Casa e da Uesc, convidados e autoridades, dando um toque de prestígio ao professor devoto das letras, das linguagens africanas e da cultura do candomblé. A Academia recebe um outro Mestre, como foi Francolino Neto, cuja referência emblema marcas da cultura grapiúna.
• A Academia de Letras de Ilhéus vai ficando cada vez mais robusta e participativa. Recentemente, lançou o novo livro do jornalista Antônio Lopes, Estória de Facão e Chuva. No próximo dia 26, toma posse o professor e escritor André Ribeiro, que lançará o livro Memória e Identidade, baseada na tese de Mestrado em História. No dia 1º de junho, Eliane Sabóia relança o livro de contos de seu pai, editado em 1933. Detalhe: todas as obras foram editadas pela Editus, da Uesc, dirigida por Maria Luiza Nora.
• Em tempo: o jornalista Antônio Júnior promove, neste sábado, dia 13, na sede da Academia, o sarau literário “Eu assino embaixo: a poesia grapiúna é valiosa”, tirando do armário vários poetas da região. A mesma dose aconteceu no Varandas Grill, em Itabuna. Júnior promete outras agitações do gênero.
ECO NOTÍCIAS
A secretaria de Meio Ambiente do município e a Fundação Maramata acabam de lançar um jornal específico para as questões de meio ambiente.
• A primeira edição do Eco Notícias destaca reportagens sobre a importância da água, o Parque Municipal da Mata da Esperança, o Projeto Orla, e entrevista com o secretário e presidente da Maramata, Jerbson Moraes. O informativo exalta a criação da secretaria de Meio Ambiente pelo prefeito Valderico Reis.
MOVIMENTO
A Faculdade de Ilhéus promove nos dias 26 e 27 de maio, a 1ª Feira de Negócios e Oportunidades, na sede própria da instituição, no Jardim Atlântico. A mostra terá projetos e idéias dos alunos e será aberta ao público. Na sexta-feira, das 18 às 22 horas, e no sábado, das 8 às 18 horas.
O jornalista Maurício Maron acaba de chegar de Angola, onde ficou 10 meses no projeto de comunicação do governo daquele país. Maron é um dos mais versáteis repórteres do Sul da Bahia. Nem bem chegou, e já vai. Viaja na próxima semana para o Amapá, onde integrará uma consultoria de comunicação social e marketing para o governador Valdez Góes.
A equipe de jornalismo da TV Santa Cruz comemora mais uma conquista. O repórter Fernando Sodake arrebatou o Prêmio BNB de Jornalismo 2005, na categoria Mídia Eletrônica Estadual, com a matéria sobre as vantagens do microcrédito. Na Mídia Impressa, ganhou a jornalista Maria José Quadros, pela Revista Rumos.
José Leite de Souza, presidente da Associação Comercial de Ilhéus, está na Europa. Foi à Espanha para o casamento da filha Jamile Linha de Souza, neste 13 de maio, com o empresário Antônio Pagès Surroca, na Ilha de Ibiza. Durante a semana, Zé Leite agendou encontros com empresários espanhóis e portugueses, através das associações comerciais.
Um novo tempo. O antropólogo e professor Luiz Mott, ativista e fundador do Grupo Gay da Bahia, recebeu, na quinta, o título de Cidadão Baiano da Assembléia Legislativa do Estado. O título foi entregue pelo deputado estadual Targino Machado. Na votação de 49 presentes, 34 votaram pelo sim. O projeto já provocou polêmica no passado.
Depois do sucesso do Palace Hall na noite de Itabuna, a jogada da casa é transformar o espaço em local ideal para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol, quando junho chegar. Ambiente climatizado, restaurante, american bar e ótimas companhias. Tem gente reservando o seu lugar na festa.