Encontro debate a conservação da Mata Atlântica

Ambientalistas baianos estarão reunidos neste sábado (13), em Salvador, no Encontro Estadual das ONGs da Rede Mata Atlântica, na Casa de Retiro das Irmãs Mecedárias, no bairro do Rio Vermelho, das 9h às 18h. Uma preparatória para o Encontro Nacional da Rede Mata Atlântica, entre os dias 27 e 29 de maio, a ser realizado em Ilhéus, com a participação da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. No evento deste sábado, serão eleitos os dois membros que representarão a Rede Mata Atlântica no Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O Encontro é organizado pelo Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá e pelo IAMBA Instituto de Ação Ambiental da Bahia.
Ameaça aos ecossistemas

Entre os debates do Encontro, o polêmico projeto de criação do maior viveiro de camarões do País, no sul da Bahia. Empreendimento que, segundo os ambientalistas, ameaça projetos como o Baleia Jubarte e coloca em risco ecossistemas como o Parque Nacional de Abrolhos, uma das maiores preciosidades do litoral brasileiro.

Outra pauta é o andamento do Projeto Corredores Ecológicos da Mata Atlântica na Bahia. O projeto cria conexões vegetais entre o que restou da floresta e as áreas destruídas. Em fase de implementação, busca sensibilizar os proprietários de áreas agrícolas e de pastagens do Extremo Sul e Baixo Sul do estado sobre as vantagens de se proteger e recuperar a floresta. Os participantes do Encontro ouvirão relatos sobre as perdas e ganhos na luta pela conservação da mata na Bahia: a fiscalização; o combate ao tráfico de animais silvestres e o apoio do Ministério Público à causa.

A Rede

A Rede Mata Atlântica é uma entidade sem fins lucrativos formada por 300 entidades espalhadas nos 17 Estados que compõem o bioma. Atua, principalmente, no terreno político, refletindo sua concepção como foro de debate e instrumento de representação da sociedade civil. Desde sua criação, a RMA tem atuado junto aos parlamentares e ao poder executivo brasileiro, conquistando importantes vitórias legais e políticas para a conservação da floresta tropical mais ameaçada do planeta. Ainda aguarda a aprovação do Projeto de Lei da Mata Atlântica, que tramita no Congresso Nacional há 14 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *