Projeto sobre Dia Internacional do Cacau é apresentado na Amurc

A prefeita de Camacan e vice-presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Débora Borges Santos, uma das idealizadoras da descentralização do Dia Internacional do Cacau que acontece anualmente na sede regional da Ceplac para o seu município, ao participar da terceira reunião que discutiu a crise e a revitalização da lavoura cacaueira, disse que assegurou que a festa tem o objetivo de ampliar as diversificações paralelas ao agronegócio do cacau, revitalizar a lavoura cacaueira e seus agregados, reafirmar a sustentabilidade, tecnologia e as experiências da nova cacauicultura brasileira e também preservar a biodiversidade da Mata Atlântica, “que a ano vem sendo devastada em vários municípios da região”.
Na presença da prefeita; do vice-prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo (Capitão Azevedo); do prefeito de Buerarema, Orlando Filho e representantes de diversos municípios-associados da Amurc, o secretário de Agricultura de Camacan, Cláudio Zumaeta, lembrou que em 1778, na fazenda Cubículo, em Canavieiras, foram exportados de forma artesanal 900 quilos de amêndoas de cacau. 42% do total das exportações de cacau alcançaram esse patamar em 1930. “Em 1975, a região chegou a produzir 1 bilhão de amêndoas, enquanto as exportações nordestinas alcançaram 35%”.

Segundo Cláudio Zumaeta, a proposta é fazer com que o Dia Internacional do Cacau seja uma festa de dimensão nacional, atraindo para cá lideranças econômicas e políticas. “Para isso, deveremos contar com a presença de diversas autoridades de expressão, a exemplo do presidente Luís Inácio Lula da Silva”. O secretário de Indústria, Comércio de Ilhéus, Libério Menezes Filho, disse que o novo diagnóstico divulga as necessidades e a economia da microrregião produtora de cacau, a sustentabilidade das florestas e a geração de emprego e renda. A reunião foi realizada hoje (11) pela manhã, no auditório da Amurc.

O presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e secretário de Meio Ambiente de Ilhéus, Jerbson Moraes, afirmou que “o projeto sobre o novo Dia Internacional do Cacau será levado de nossa parte ao prefeito Valderico Reis que acredito que ele irá observá-lo com bons olhos e obviamente apresentará sugestões e seu modo de participação”. Este ano o evento será realizado no dia 4 de junho, em Camacan. Itabuna poderá sediá-lo em 2007 e Ilhéus se inscreveu para 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *