INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

“Mostrando a Arte na Praça” reúne capoeiristas em Ilhéus

Colo Colo se isola na liderança do Grupo 1

Prefeito anuncia a taxistas investimentos no trânsito

Simone Reis assume Secretaria de Governo

Ilheenses podem ajudar a eleger Miss Brasil

Projeto ‘Música na Praça’ é opção de lazer e cultura

Piedade revive a Paixão de Cristo

Projeto Orla é debatido por moradores e comerciantes

“Mostrando a Arte na Praça” reúne capoeiristas em Ilhéus

Os admiradores e adeptos da capoeira já têm compromisso marcado para este sábado (8). A partir das 16h, vários grupos de capoeira estarão reunidos no largo do Teatro Municipal para a segunda apresentação do projeto “Mostrando a Arte na Praça”, que tem levado todo o gingado dessa arte às ruas de Ilhéus.
O projeto é uma iniciativa da União de Capoeira da Região Sul da Bahia (Ucasub), com o objetivo de divulgar a arte e interagir com a população. “Queremos formar multiplicadores da capoeira baiana e acabar com certos preconceitos que algumas pessoas cultivam com relação a esta arte”, explicou o secretário-geral da Ucasub, Vandilson Gomes. Ele conta que a intenção é levar o projeto a vários bairros da cidade.
Vandilson disse que os organizadores vão conscientizar a população que tenha interesse em praticar a capoeira, para que procurem um profissional habilitado, que tenha feito o curso de primeiros socorros. Segundo ele, a intenção é avaliar os professores de capoeira para inseri-los nas escolas, atendendo à Lei Federal 10.639/03, que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino públicas e particulares.
“O nosso objetivo é mostrar que a capoeira tem grande possibilidade de contribuir com a sociedade, tanto por ser um esporte saudável, como também pela preservação de uma cultura”, salienta Gomes. Ele cita como características mais importantes da capoeira, a liberdade de criação, a estrita obediência aos rituais, a preservação das tradições, o culto dos antepassados e o respeito aos “mais velhos” como repositório da sabedoria comunitária.
A capoeira
A capoeira baiana é um processo dinâmico, coreográfico, caracterizado pela associação de movimentos rituais, executados em sintonia com ritmo ijexá, regido pelo toque do berimbau. Ela simula intenções de ataque, defesa e esquiva, ao tempo em que exibe habilidade, força e autoconfiança, em colaboração com o parceiro do jogo, onde cada um procura demonstrar sua superioridade sobre o companheiro. O complexo coreográfico se desenvolve a partir de um movimento básico denominado de gingado, do qual surgem os demais num desenrolar aparentemente espontâneo e natural.
A arte tem conquistado um grande número de novos adeptos a cada dia. Associando calma, prudência, tolerância e esperteza, a capoeira tem como principal filosofia buscar um modo de ser, viver e sobreviver da melhor maneira possível. Ao contrário das artes marciais, a capoeira por ser um constante improviso, vai se ajustando a cada nova situação, instantaneamente, através dos reflexos criados pelas situações vivenciadas no dia a dia do seu jogo.

Colo Colo se isola na liderança do Grupo 1

Com gritos de olé da torcida e um futebol de campeão do primeiro turno do campeonato, o Colo Colo venceu o Bahia, por 2×0, e se isolou ainda mais na liderança do Grupo 1. A partida válida pela segunda rodada do returno levou 5.417 torcedores ao estádio Mário Pessoa, na última quinta-feira (5). O time conquistou a sua terceira vitória consecutiva e está invicto há seis jogos no Baianão 2006. O primeiro gol veio aos 10 minutos de jogo, com o lateral Alex Santos, e o atacante Ednei fechou o placar. O Tigre ilheense acumula seis pontos em seu grupo, dois a mais que o segundo colocado Fluminense.
Com o gol desta quinta, o atacante Ednei também se isolou na artilharia do Baianão, com 15 gols, seguido por Diogo, do Ipitanga, com 14. Na maratona de jogos, o time ilheense voltará a campo neste domingo (9) para enfrentar o Camaçari, às 16h, no Mário Pessoa. Para o técnico Ferreira, o Colo Colo tem mostrado “grande personalidade” ao fazer três jogos em cinco dias e não cair o rendimento. “A parte física está excelente, resultado de uma preparação que começou no dia 1º de dezembro”, diz Ferreira, apontando o planejamento como o responsável pelo sucesso da equipe até aqui.
A partida da quinta-feira começou com uma leve pressão do ataque do Bahia, mas o Colo Colo mostrou porque tem um dos melhores ataques do Campeonato. Num cruzamento pela esquerda, Alex Santos infiltrou pela defesa do tricolor e subiu para marcar de cabeça e abrir o placar logo aos 10 minutos de jogo. O Tigre não diminuiu o ritmo de jogo, pressionou o time da capital e foi para cima, desperdiçando chances de ampliar e mandando bola na trave.
O volume de jogo do Tigre diminuiu da metade para o final do primeiro tempo, abrindo espaço para o tricolor que passou a ir ao ataque com perigo, mas esbarrava na defesa composta por Rodrigo e João Paulo e nas defesas do goleiro Cristiano Taffarel. Num dos lances já no segundo tempo, o tricolor Avne mandou na trave e o goleiro ilheense segurou. O Colo Colo suportava a pressão do Bahia e insistia em jogadas de contra-ataque. Numa delas, a defesa tomou a bola e fez lançamento da lateral esquerda para a entrada da grande área. O artilheiro Ednei dominou a bola e chutou cruzado, decretando o placar de 2×0, aos 39 minutos do segundo tempo.
“Olé, olé!!!”
Com a vitória assegurada, o Tigre dominava a bola e levava a torcida ao delírio. Os gritos de ‘olé’, vindos das arquibancadas, incendiavam os jogadores ilheenses, causando irritação no time do Bahia, que passou a apelar para as faltas duras. A torcida deu o troco gritando “timinho, timinho”. Artilheiro do Baianão, Ednei elogiou a atuação de sua equipe e disse que “a equipe está determinada”. Afirmou que o objetivo é terminar o campeonato com o título de campeão e de artilheiro. “Ser o artilheiro do campeonato é o meu desejo”.
Um dos grandes torcedores do Tigre, o prefeito Valderico Reis acompanhou a partida no estádio Mário Pessoa. “O Colo Colo está embalado, vamos ganhar de novo”, disse, lembrando que a administração está se articulando para a construção de um complexo esportivo, com um novo estádio e uma vila olímpica. O presidente do clube, José Maria Santana, afirmou que “nem o desgaste físico impediu uma bela vitória” do Colo Colo. “Zé Maria” também voltou a agradecer os “dois grandes parceiros” do clube, a Prefeitura de Ilhéus e a indústria de informática Bitway.

Prefeito anuncia a taxistas investimentos no trânsito

Ao participar da cerimônia de entrega dos 348 certificados de renovação de alvará aos taxistas que prestam serviços nas praças de Ilhéus, o prefeito Valderico Reis destacou a aproximação da categoria com o governo municipal e o novo projeto de melhoria e humanização do trânsito, já aprovado pelo Ministério das Cidades. A solenidade, realizada no Hotel Barravento, na manhã de hoje (7), foi acompanhada por diversos secretários de governo e o presidente do sindicato da categoria, Nelson Oliveira, que teceu comentários sobre a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria de Transporte e Trânsito e a atenção dispensada à classe.
Diante dos taxistas, o prefeito disse que se sentia a vontade porque estava com pessoas que falam sua língua. Ele lembrou de sua trajetória, dando ênfase á época em que foi motorista de táxi, no Rio de Janeiro. Ele entende que é necessário facilitar ações que promovam a qualidade de vida da população local. “Nossa administração está voltada para a promoção de benefícios direcionados à comunidade. Sendo assim, estamos sempre buscando parceiros para a realização dos desafios que devem ser superados de forma racional”, disse Valderico Reis.
Segundo ele, através do projeto que contemplará a cidade com regularização de estacionamentos e com a criação de via única para os veículos do serviço de transporte coletivo, o trânsito será desafogado em áreas centrais. Com o projeto, Ilhéus vai receber outros benefícios de trânsito, a exemplo da criação do acesso dos deficientes físicos e colocações de novas sinaleiras.
Durante a solenidade, o secretário da pasta, Rodolfo Macedo, foi enfático ao dizer que Ilhéus estava vivendo uma nova era em termos de transporte e trânsito. Referindo-se ainda aos taxistas, falou que as portas da secretaria estavam sendo abertas para receber os profissionais que procuram promover a cidade por meio do respeito e da dignidade, no trato com a população local e com os turistas.
“O prefeito vai assinar outros documentos relacionados à municipalização do trânsito e, em decorrência destes atos, a cidade vai passar por muitas modificações e isso garantirá mais qualidade de vida à população de modo geral”. A solenidade de entrega dos certificados foi prestigiada pela vereadora Maria de Lourdes Paixão, os secretários de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, de Educação, Almir Gonçalves Pereira, de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Libério Menezes, da Agricultura, Pesca e Interior, Reynaldo Oliveira dos Santos, e de Governo, Simone Reis.

Simone Reis assume Secretaria de Governo

A administradora Simone Reis teve seu nome confirmado como nova secretária de Governo de Ilhéus. Ela já assumiu o cargo, que possui importância estratégica na estrutura da administração municipal. Simone ocupou antes a presidência da Fundação Cultural (Fundaci) e a chefia de gabinete.
A nova secretária sempre foi elogiada nas funções que exerceu no governo, principalmente na Fundação Cultural. Nesta entidade, Simone desempenhou um papel importante de valorização das diversas manifestações artísticas existentes município. Também foi notável sua contribuição para intensificar a agenda cultural de Ilhéus.
Para o prefeito Valderico Reis, a mudança é natural e “vai garantir que a Secretaria de Governo continue contribuindo para coordenar as ações dos diversos setores da administração“. Um novo nome será anunciado nos próximos dias para assumir a chefia de gabinete do Palácio Paranaguá.

Ilheenses podem ajudar a eleger Miss Brasil

Uma grande expectativa e muita euforia tomam conta dos ilheenses na torcida pela modelo Juliana Pina Mendonça, no Concurso Miss Brasil 2006. Amanhã (8) será o grande dia em que a ilheense estará disputando o título máximo da beleza brasileira com outras 26 candidatas. A população pode dar o seu voto através do site oficial do concurso (www.missbrasiloficial.com.br).
O concurso, realizado no Claro Hall, no Rio de Janeiro, será transmitido ao vivo pela Rede Bandeirantes de Televisão, às 22h. Ele definirá as três mulheres mais belas do Brasil, para participarem dos concursos Miss Universo, Miss Mundo e Miss Beleza Internacional. O evento contará com a presença da Miss Universo Natalie Glebova como convidada de honra.
Com mais de 50 anos, o concurso não perde sua essência, que é o glamour, a elegância e a confraternização de diferentes culturas através das representantes de todas as regiões brasileiras. Em Ilhéus, a torcida é grande pela estudante de Direito Juliana Pina, de 18 anos. Ela representou a cidade e saiu vencedora do Concurso Miss Bahia. Com 1,75m de altura, 57 kg e olhos verdes, Juliana tem medidas perfeitas para uma modelo e é a quinta ilheense a representar a Bahia no Miss Brasil.
Juliana agradeceu, mais uma vez, ao apoio do prefeito Valderico Reis e disse que apesar de nunca ter tido a pretensão de ser miss, promete representar da melhor maneira possível o estado e a cidade onde passou os melhores momentos de sua vida. O prefeito diz que Juliana conseguiu devolver à Bahia a esperança de voltar a conquistar a coroa de Miss Brasil, repetindo um feito de Martha Vasconcellos, que venceu também o Miss Universo, em 1968. “Estamos todos torcendo por ela e já podemos dizer que é uma vencedora, pois está entre as melhores do país”, disse.

Projeto ‘Música na Praça’ é opção de lazer e cultura

Todas as segundas-feiras amantes da música nacional se encontram num espaço aberto para cultivar o gosto por um estilo tipicamente brasileiro: o chorinho. O projeto “Música na Praça”, da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), tem sido um verdadeiro sucesso, cativando a fidelidade do público a cada semana. Com apresentações do grupo Showrinho e Brasil, os ilheenses têm um motivo a mais para começar bem a semana.
O grupo Showrinho e Brasil é formado por Agenor (voz e violão), Rui Baiano (percussão), Adroaldo e Tanajura (cavaquinho). O quarteto leva a beleza quase nostálgica de composições de grandes artistas como Paulinho da Viola, Altamiro Carrilho, Pixinguinha e Cartola ao Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus. As apresentações acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 18h.
O projeto foi lançado no dia 6 de fevereiro, quando comemorou-se o Dia da Saudade e a cada semana é maior o número de pessoas que assiste às apresentações. O presidente da Fundaci, Marcos Magno, considera a iniciativa como uma ótima opção de happy hour para quem quer começar a semana “de bem com a vida”. Ele afirma que o governo municipal oferece total apoio à cultura e trata o setor com atenção e carinho especiais.
Desde o início do governo Valderico Reis, Ilhéus vem sendo vista como referência na produção cultural. Uma ampla programação que inclui apresentação de peças teatrais, dança, música, além de projetos que são levados para as comunidades mais distantes tem conseguido despertar na população o interesse pela arte e cultura. “Estamos conseguindo oferecer uma programação permanente e diversificada, a fim de atrair todos os públicos”, ressalta Magno.

Piedade revive a Paixão de Cristo

O Instituto Nossa Senhora da Piedade, de Ilhéus, realiza, entre os dias 13 e 15 de abril, sempre a partir das 20 horas, o espetáculo “Cidadão Jesus”. A montagem apresenta a Paixão de Cristo com um enfoque social, recheado de elementos atuais e a proposta de estimular o público a refletir sobre questões como ética, cidadania e solidariedade.
A encenação traz um elenco formado por mais de 200 pessoas, entre alunos, professores e pessoas da comunidade. A novidade é a introdução de um personagem chamado “Grande Esperto”, que aparece no início do espetáculo e faz uma série de provocações ao público. Devido à sua conotação social, a peça pretende atrair espectadores de diversos perfis econômicos. Também estão sendo planejadas formas de incentivar a presença de estudantes da rede pública.
À frente da coordenação do evento, estão os professores Ramayana Vargens e Anarleide Menezes, que destacam o apoio oferecido pela Prefeitura e pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) para a concretização do espetáculo. O Instituto Nossa Senhora da Piedade realizou a primeira encenação da Paixão de Cristo em 1993, tendo sempre como característica a contextualização sobre temas atuais.
Com o auxílio do governo e da Fundaci, o Piedade pretende transformar o espetáculo “Cidadão Jesus” em evento do calendário turístico e cultural de Ilhéus. “Trata-se de uma apresentação rica em conteúdo e produção, que vale a pena assistir”, afirma Ramayana. A montagem será a primeira de uma série de atrações que vão comemorar os 90 anos de fundação do Instituto Nossa Senhora da Piedade.

Projeto Orla é debatido por moradores e comerciantes

Representando o prefeito Valderico Reis, técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Planejamento de Ilhéus discutiram com hoteleiros, cabaneiros, ambientalistas e moradores da Praia do Sul o Projeto Orla. Em grupos de trabalho, foram debatidas questões ligadas ao planejamento urbanístico daquela faixa litorânea. O encontro aconteceu quinta-feira (9) à tarde no salão de reuniões do Hotel Aldeia da Praia.
A técnica da Secretaria de Planejamento de Ilhéus, bióloga Rute Collares, disse que o objetivo dessas mini-oficinas é a prefeitura elaborar o plano de intervenção que consta de metodologia que foi transferida do Ministério do Meio Ambiente para o município. “Assim, discutimos as principais reivindicações dos comerciantes e moradores do trecho compreendido entre o sítio Paraíso e loteamento Aldeia Atlântida”. As ações do projeto visam apontar medidas necessárias para a qualidade de vida, preservação dos recursos naturais e potencialização da economia.
A bióloga explica que o plano de intervenção que o prefeito Valderico Reis vai apresentar ao governo federal reproduz, na íntegra, os anseios dos moradores e comerciantes da Praia do Sul. São ações voltadas para intervenções em saneamento básico, espaçamento e padronização das cabanas, construção de rampas de acesso para pedestres e veículos. As discussões contaram com a participação da professora do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual (Uesc), Ana Amélia Wanderley,
Também no elenco de reivindicações constam melhoria nas cozinhas das cabanas, policiamento dia e noite, principalmente na alta estação, ampliação do número do contingente de Salva-Mar, com pontos de identificação, atendimento ao público, criação de cursos para capacitar a mão-de-obra e projeto para preservar a desova de tartarugas que acontece em fevereiro naquela área, dentre outros. Os hoteleiros Hans Schaeppi (Pontal Praia Hotel) e Carlos Mendonça (Hotel Aldeia da Praia) cederam espaço para as reuniões.

Espetáculo vai retratar a Via-Sacra, no Municipal

Depois de dirigir com sucesso o espetáculo “Sonhos de uma noite de verão”, Valdiná Guerra parte para a montagem da “Via-Sacra em versos”, peça teatral que conta a morte de Jesus Cristo através de poemas. O espetáculo será encenado de segunda (10) a quarta-feira (13), sempre às 19h30min, no Teatro Municipal de Ilhéus. O ingresso custa apenas R$ 2,00 e mais um quilo de alimento não perecível, exceto sal, que será doado a uma entidade assistencial da cidade.
Em a “Via-Sacra em versos”, os atores procuram dar muita vida aos poemas, anexando a eles a carga dramática necessária para possibilitar mais realismo às cenas que enfatizam o sofrimento vivido por Jesus Cristo nos últimos momentos de sua vida. Até chegar ao monte das Oliveiras, onde Cristo foi crucificado, os atores se desdobram para encenar com muita seriedade e empenho. As estações são os cenários do drama.
Protagonizado por alunos de escolas públicas e que fazem parte do grupo teatral dirigido por Valdiná, a peça “Via-Sacra em versos” é mais um trabalho bem coordenado pela professora, que vem se dedicando à leitura e audição de textos com adolescentes e jovens estudantes que pretendem ingressar na atividade teatral.
Para a montagem do espetáculo, a direção conta com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). A “Via-Sacra em versos” se insere na política de valorização de espetáculos produzidos em Ilhéus e na região, assim como de incentivo a atividade teatral da Fundaci, instituição ilheense de fomento a cultura.
Opção
Para quem deseja outro tipo de programa, o Teatro Municipal de Ilhéus oferece dois espetáculos de dança neste sábado e domingo (8 e 9). Protagonizados pelas alunas da Academia Dinâmica e Movimento, os espetáculos “A Branca de Neve e os sete anões” e “Momentos Mágicos” são dirigidos pela coreógrafa Dulce Drummond. Para assistir ao primeiro, o público deve desembolsar R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Os ingressos para o segundo espetáculo custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *