Universitários querem meia passagem e pedem ajuda a Câmara

Estudantes da Faculdade de Tecnologia e Ciências com núcleo em Ilhéus do programa de ensino a distância ocuparam a tribuna da Câmara de Vereadores, nesta quarta (05), para reivindicar o direito a meia passagem nos ônibus coletivos. Os universitários pediram também a instalação de um telefone público na faculdade, uma faixa de pedestre em frente a instituição, além de policiamento nos horários de aula e um abrigo de ponto de ônibus.
Cerca de 50 estudantes participaram da sessão na Câmara e a professora Tereza ocupou a tribuna para pedir a ajuda dos vereadores. Ela informou que a instituição funciona de maneira legal como qualquer outra universidade e, no entanto, os seus alunos não são contemplados com o benefício da meia passagem. “Existem outras faculdades em Ilhéus e todos os seus alunos possuem a carteira de estudante, por que nós somos tratados de maneira desigual?”, questionou a professora.
O aluno Thiago Viana informou que apesar de estarem cursando uma faculdade a distância eles são obrigados a cumprir uma carga horária semanal de 20 horas dentro da instituição. “Nós já pagamos a mensalidade com muito sacrifício e a maioria dos estudantes mora em bairros distantes e o encargo da passagem inteira sobrecarrega o nosso orçamento”, reclama Thiago.
O vereador Jailson Nascimento se comprometeu a buscar uma solução para o problema e anunciou que vai pessoalmente conversar com os diretores de uma das empresas de ônibus da cidade a fim de verificar a questão. As solicitações juntamente com um abaixo-assinado foram entregues ao líder do governo, vereador Gilmar Sodré. Ele informou que a prefeitura estará instalando 50 abrigos de ônibus na cidade em alguns dias e que vai solicitar que seja implantado um na porta da faculdade.

Cidadão ilheense
Na mesma sessão os vereadores aprovaram ainda projetos que concedem o título de cidadão ilheense aos senhores Raimundo José de Souza Torres e Edson Moreno dos Santos. Raimundo José é funcionário público aposentado da Justiça e a sua indicação para o título foi feita pelo vereador Raymundo Veloso, que justificou a homenagem dizendo “que se trata de uma pessoa idônea, de caráter ilibado, tendo prestado relevantes serviços a cidade e a região”.
Já o título do médico Edson Moreno foi requerido pelo vereador Marcus Paiva. Edson Moreno foi responsável pela implantação do serviço de ultra-sonografia do Hospital São José e é sócio-proprietário da Clínica Radiológica de Ilhéus. Ele já ocupou também a presidência do Rotary Clube de Ilhéus por duas gestões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *