“A Orelha de Oba no Teatro Municipal de Ilhéus”

A Orelha de Obá, espetáculo teatral montado pelo Grupo de Teatro Vozes, estreou no dia 20/11/2005 no Centro Cultural Adonias Filho. O enredo criado pela escritora Zora Seljan nos reporta aos antigos Itans (contos) herdados da cultura africana e que tanto contribuíram para formar a identidade cultural brasileira. Neste caso, o texto destaca a rivalidade entre Obá e Oxum, ambas são mulheres de Xangô e disputam bravamente a preferência do orixá do trovão. Enganada por Oxum, Obá chega a cortar a própria orelha para oferecer ao marido comum. Repugnado Xangô repele Obá que não resiste às zombarias da rival vitoriosa. As desavenças entre as duas mulheres acaba deixando Xangô bastante irritado. Incapaz de conter a briga, o Deus do trovão, dos raios e das tempestades, ameaça suas rainhas de morte, pretendendo abatê-las com seu machado de duplo gume. Apavoradas. Oxum e Obá (que também são poderosa feiticeiras) transformam-se em dois rios: O rio Obá e o Rio Oxum.(as águas desses rios ao se encontrarem, na foz, formam um fenômeno semelhante ao das pororocas).
O espetáculo destaca ainda as presenças de Exu e Iansã, divindades que transitam entre os dois mundos (o sagrado e o profano). Iansã é a terceira mulher de Xangô, arquétipo das mulheres independentes combativas e determinadas. Exu representa o exercício do pensamento divergente possibilitando as mudanças necessárias à vida.
O espetáculo surpreende não somente pela qualidade técnica e artística do trabalho, como também pela sua originalidade e coragem em abordar uma temática mais das vezes vista com preconceito e má vontade.
“A Orelha de Obá” conta com a direção de Jorge Batista e tem no elenco Silvia Smith, Thierry Brito, Malena Dórea, Jaqueline Anjos, Igor Novais, Sheila Paiva, Suzy de Jesus, Nicoly Souza, Sayonara Mendes, Verônica Cadorna, Gleisson Barbosa, Daniel Dantas, Iuri Prudente, Alan Mendes, Ellen, Carlos Santos e ainda a participação especial da cantora Gilda Maria.
Dia 31 de março no Teatro Municipal de Ilhéus às 20 horas. Ingressos R$ 10 e R$ 5.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *