Habitar Brasil melhora qualidade de vida de moradores do Vilela
IME comemora 67 anos de serviços prestados em Ilhéus
Jogos completam 1ª rodada do Interbairros de Futsal
“Turismo de Ilhéus vive um novo tempo”, diz Valderico
Ilhéus reduz número de crianças abaixo do peso
A advogada Luciana Reis deixou oficialmente, nesta quarta-feira (29), de responder pela Secretaria de Governo de Ilhéus. Ela disse que sai do cargo com a consciência do dever cumprido e que “continuará defendendo os interesses do povo ilheense e lutando pelo desenvolvimento do município, em outro campo de atuação política”.
O último compromisso de Luciana à frente da Secretaria de Governo foi uma audiência em Brasília com o senador Antônio Carlos Magalhães, na terça-feira, quando ela abordou questões políticas e projetos para Ilhéus na área de infra-estrutura. O parlamentar baiano é autor de emenda ao Orçamento Geral da União que prevê a liberação de recursos para construir uma nova ponte entre o centro e a zona sul da cidade. A realização da obra só depende de definições do cronograma de investimentos do Governo Federal.
Em Brasília, a então secretária também se reuniu com o diretor do Departamento de Infra-Estrutura Turística do Ministério do Turismo, Esdras Costa do Nascimento. Luciana Reis relatou algumas carências do município nesse setor e apresentou requerimentos para ações de urbanização, estímulo à organização de novos equipamentos turísticos, a exemplo do centro gastronômico do Banco da Vitória, e projetos de melhoria ambiental, como a despoluição da Praia do Malhado.
“Fomos muito bem recebidas em Brasília, tanto pelo senador ACM, que tem se mostrado um grande parceiro e amigo de Ilhéus, como pelo nosso anfitrião no Ministério do Turismo”, afirma Luciana Reis. Segundo ela, nesses contatos “foram plantadas sementes que vão render frutos muito importantes para a nossa cidade”.
ARTICULAÇÃO
A ex-secretária é uma das principais responsáveis pela aliança política entre o governo municipal e o grupo do qual fazem parte o senador Antônio Carlos Magalhães, o governador Paulo Souto e o deputado federal ACM Neto. Sua atuação de articuladora política também permitiu ao município atrair importantes investimentos, sobretudo para projetos de moradias populares, além de encaminhar solicitações junto ao Governo do Estado que resultarão em um dos maiores programas de revitalização urbana da história de Ilhéus.
O desempenho de Luciana Reis à frente da Secretaria de Governo foi destacado em homenagem durante a apresentação do Ilhéus Praia & Folia, nesta terça-feira (28). A ex-secretária fez um discurso emocionado e salientou que seu trabalho teve “como único propósito contribuir para transformar em realidade o compromisso do prefeito Valderico Reis de fazer um governo de progresso para o povo dessa cidade”.
Em seu discurso, Luciana fez um retrospecto da atual administração, lembrando dos problemas encontrados no município. Segundo ela, “foi um desafio superar as dificuldades herdadas, como dívidas com fornecedores, falta de equipamentos, máquina administrativa quase completamente sucateada e funcionalismo desmotivado”. Disse também que, “graças ao esforço do governo, situações absurdas como a falta de remédios e médicos nos postos de saúde se tornaram coisa do passado”. O novo titular da Secretaria de Governo será anunciado nos próximos dias.
Habitar Brasil melhora qualidade de vida de moradores do Vilela
A proposta do programa Habitat Brasil Bid (HBB), implantado no alto Teotônio Vilela, numa parceria entre o Ministério das Cidades e a Prefeitura de Ilhéus, não fica restrita à construção de moradias destinadas a pessoas cadastradas na iniciativa. O programa que vai beneficiar um total de 365 famílias da localidade também inclui ações nas áreas de assistência social, saúde, educação, meio ambiente, cultura e desenvolvimento econômico, a exemplo do incentivo à geração de emprego e renda.
O prefeito Valderico Reis e secretários municipais visitaram as obras do programa, na manhã de hoje (29). Eles tiveram a oportunidade de assistir a apresentação das propostas que irão elevar a qualidade de vida de pessoas que vivem em condições subumanas. Durante a visita, técnicas ligadas à Secretaria de Planejamento mostraram as características do programa que busca o desenvolvimento sustentável como forma de proporcionar uma vida mais digna para pessoas de baixo poder aquisitivo e que residem em áreas subnormais.
O programa compreende ações de saúde, a exemplo do fomento às atividades que possam previr doenças, como aplicação de flúor para evitar a cárie; e realizações de palestras sobre diversas enfermidades que precisam ser afastadas do convívio humano. Na área social, o programa abrange o incentivo a ações de geração de emprego e renda, que se constitui numa das mais importantes propostas. Criar cursos para o ensino de uma atividade profissional, visando o aumento da renda familiar, também faz parte dos objetivos do Habitar Brasil.
Ações na área de educação, como a determinação de metas para reduzir o analfabetismo no local onde está sendo implantado o HBB, é uma das metas do programa que já entregou diversas moradias. Consta ainda da proposta do habitat Brasil Bid, outras diretrizes que podem mudar o comportamento das pessoas. Oitenta por cento dos 386 banheiros já estão construídos, faltando apenas a colocação de vasos sanitários em parte deles.
Questões relacionadas à infra-estrutura também foram citadas pelas técnicas. Nesse sentido destacam-se obras de contenção de encostas, de construção de alvenarias e de escadarias. Serviços drenagens foram outros benefícios que estão sendo proporcionados pelo HBB no Teotônio Vilela. O prefeito Valderico Reis disse que o ritmo das obras e ações do Habitar Brasil mostra a seriedade com que o governo vem tocando a administração. “Todos lembram que a obra estava paralisada por irregularidades cometidas por quem não tem compromisso com Ilhéus. Nós regularizamos a situação e as coisas estão andando”.
O prefeito destacou que a comunidade ganhará não apenas casa, mas um conjunto de equipamentos e ações como quadra esportiva e centro comunitário. A secretária de Planejamento, Adriana Aleixo, destacou a importância do programa, tendo em vista a situação de extrema pobreza a que as pessoas cadastradas na iniciativa estão submetidas. Fez referências a respeito da regularização fundiária, não observada pelo governo anterior, como outro fator preponderante para o HBB.
Do encontro, participaram os secretários de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis; de Serviços Urbanos, Jorge Cunha; de Administração, Guilherme Scofield; de Meio Ambiente, Jerbson Moraes; de Educação, Almir Gonçalves Pereira; e de Agricultura, Pesca e Interior, Reynaldo Oliveira dos Santos. A secretária Fátima Reis disse que o programa “tem forte apelo social e leva vida mais digna para pessoas necessitadas”.
IME comemora 67 anos de serviços prestados em Ilhéus
O prefeito Valderico Reis, acompanhado de lideranças políticas e comunitárias de Ilhéus, participa nesta sexta-feira (31) dos 67 anos de fundação do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne. Este ano, a escola conta com 1.822 alunos distribuídos em 52 salas de aula de 5ª à 6ª séries do Ensino Fundamental II, nos turnos matutino e vespertino. À noite funciona o Programa Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Coordenada pela diretora Lidiney Campos, a solenidade acontece às 17 horas, no auditório da escola.
Segundo Lidiney, a partir das 17 horas se apresenta a banda de música do 2º Batalhão de Polícia Militar e, em seguida, o padre Nildemar Andrade e o pastor Pedro Chagas (Igreja Batista Lindinópolis) realizam culto ecumênico. Às 18 horas, a professora Ana Maria Oliveira faz um breve histórico do IME, considerado um dos maiores colégios da rede pública de Ilhéus.
Às 18h30min a pedagoga da secretaria municipal de Educação, Marileide Oliveira, faz homenagem aos ex-diretores, professores, alunos e funcionários da escola. Serão homenageados o secretário de Educação, Almir Pereira (ex-aluno), Denise Kruschewsky e Juracy Raimundo (ex-professores), Eliene Seixas (professora e ex-secretária-auxiliar por mais de 20 anos), Raimundo Ferreira (ex-diretor), José Carlos Silva (ex-aluno) e a Gracinda Costa (ex-auxiliar de diretoria).
Após as homenagens a pessoas que participaram da história do IME, um grupo de alunos fará apresentação de jogral, recital de poesias e paródia. Depois acontecem coquetel e show musical. No dia 1º, a partir das 10 horas, alunos fazem panfletagem no comércio de Ilhéus, mostrando a importância do IME nestes 67 anos de serviços prestados à comunidade do município.
Primeiro ginásio
Foi no governo de Eusínio Gaston Lavigne, nos anos 30, que o primeiro ginásio público da cidade começou a ser construído. Em 1939, seu sucessor, Mário Pessoa, concluiu as obras e o inaugurou no dia 15 de maio do mesmo ano. Em 1951, o colégio passou a ser chamado de Instituto Municipal de Educação. Em homenagem ao seu idealizador foi renomeado, em 1987, como Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne.
Atualmente, o IME possui 69 professores, sete pedagogos, 90 servidores e um contingente de Guardas Municipais nos três turnos. Lidiney Campos diz que é a favor da gestão democrática e participativa. “Acredito que a gestão valoriza a integração de todos os segmentos da unidade escolar na elaboração e execução da proposta pedagógica da escola, além de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e preparados para o mercado de trabalho”.
O prefeito Valderico Reis destaca a importância do IME na formação de grandes personalidades ilheenses e baianas. Por lá passaram nomes que depois de tornaram escritores, médicos, engenheiros políticos de expressão nacional, como o radialista e atual governador da Bahia, Paulo Souto. “O IME fez parte da vida de muita gente que construiu a nossa cidade e que faz história aqui e fora de Ilhéus. Um deles é o nosso governador Paulo Souto”, disse.
Jogos completam 1ª rodada do Interbairros de Futsal
Duas partidas serão disputadas nesta quinta-feira (30), no ginásio de esportes Herval Soledade, complementando a primeira rodada do Campeonato Interbairros de Futsal de Ilhéus. O confronto entre Litorânea Norte e Tapera está marcado para começar às 19h30min e logo após, a partir das 20h30min, terá início o jogo entre Bela Vista e Parque Infantil.
O campeonato foi aberto no sábado (25), registrando média de 51 gols em seis partidas. Os primeiros resultados foram Malhado 3 x 3 Barra, Nelson Costa 5 x 0 Alto do Cacau, Vila Nazaré 8 x 4 Avenida Itabuna, Teotônio Vilela 9 x 3 Nossa Senhora da Vitória, Teresópolis 4 x 3 Barreira e Ilhéus II 5 x 4 Alto Legião.
A organização do certame é da Liga Ilheense de Futsal, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania. O presidente da Liga, professor Renato Peixoto, diz que a competição “busca proporcionar a interação da comunidade e está atingindo esse objetivo, inclusive obtendo uma expressiva presença no Herval Soledade”.
A próxima rodada do interbairros de futsal acontecerá no sábado (1º) e foi antecipada para começar às 14 horas, devido ao jogo entre Colo Colo e Vitória pela finalíssima do Campeonato Baiano. As partidas serão, respectivamente, Carilos x Alto do Cacau e Pontal x Avenida Itabuna. De acordo com o regulamento da competição, as partidas acontecem sempre às quintas e aos sábados, sempre no Herval Soledade.
“Turismo de Ilhéus vive um novo tempo”, diz Valderico
No lançamento do Ilhéus Praia&Folia 2006, o prefeito Valderico Reis destacou os inúmeros avanços pelos quais o trade turístico da cidade vem passando. O aumento do número de visitantes que chegaram pelo Porto e Aeroporto de Ilhéus no último verão superou as expectativas. De acordo com a CVC, a maior operadora de turismo do Brasil, Ilhéus está entre os destinos preferidos dos turistas, superando destinos de expressão como Fernando de Noronha, Balneário Camburiú e Bariloche, na Argentina.
O prefeito Valderico Reis ressalta que tantas novas conquistas atestam a chegada de um novo tempo para Ilhéus, com o progresso e a geração de emprego e renda, que têm criado um ânimo diferente na população. “A parceria do poder público com a comunidade traz grande benefício para o município”. Ele também destacou a linha estratégica de trabalho do governo municipal como responsável por grande parte dos avanços. O prefeito considera que mudar a data do carnaval foi uma decisão muito acertada, pois os números comprovam que durante a data oficial, a cidade ficou lotada de turistas que queriam fugir da folia. “E em abril, quando está na baixa estação, a cidade volta a se movimentar com o Praia e Folia, que vai beneficiar todos os setores”.
Valderico diz que a festa está sendo divulgada nos principais pólos emissores de turistas, como Goiânia, Belo Horizonte, Salvador e Brasília. Estima-se que três milhões de pessoas entrem em contato com a festa através da mídia. O secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, afirma que os empreendedores têm demonstrado grande confiança no governo municipal, que não tem medido esforços para firmar parcerias em prol do desenvolvimento da cidade. Ele citou o avanço no turismo de negócios como um dos meios de alavancar a economia local durante a baixa estação. “Tivemos um aumento de 126% no número de eventos sediados na cidade”, contou.
No Aeroporto Jorge Amado, foi registrado aumento de 15% no número de passageiros. O Porto Internacional também recebeu 29 escalas de transatlânticos durante a alta estação, o que significa uma elevação de 35% em relação ao ano anterior. Cerca de 50 mil turistas chegaram à terra da Gabriela, a bordo de grandes transatlânticos, aquecendo a economia local, com a geração de renda estimada em R$ 5 milhões.
Mazzei contou, ainda, que a Prefeitura de Ilhéus está formatando três novos produtos turísticos: Lagoa Encantada, Rio do Engenho e Parque Municipal da Boa Esperança. “Com isso, conseguiremos assegurar a permanência do turista na cidade por pelo menos mais três dias”, disse. Ele também destacou o convênio firmado entre Ilhéus e a cidade norte-americana de Davenport, no estado de Iowa, que reconheceu os dois centros urbanos como cidades irmãs.
Praia e Folia
Quanto ao Ilhéus Praia e Folia 2006, ele acredita que irá superar o evento do ano passado. “Os foliões que participaram da festa, puderam observar um exemplo de organização e segurança e a folia conquistou a credibilidade de todos”. Mazzei afirma que a parceria entre a Fundação Cultural e a Secretaria de Turismo está cada vez mais afinada. “Estamos todos unidos num trabalho fraterno pelo bem da cidade”.
Ilhéus reduz número de crianças abaixo do peso
A quantidade de crianças nascidas com baixo peso reduziu em Ilhéus, passando de 9,5% (em 2004) para 8,49% (2005), graças ao investimentos na ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF), que permitiu o acesso da população às de pré-natal. Também a taxa de internação em menores de cinco anos de idade caiu, no mesmo período analisado, de 30,69 por grupo de mil crianças para 26,59. A informação está no Relatório de Gestão aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, na segunda-feira (27).
“Esses números ainda estão aquém dos objetivos do atual governo, mas são animadores, na medida em que mostram uma resposta positiva às ações desenvolvidas”, comentou o secretário da Saúde, Carlos Henrique Luz. De acordo com o secretário, uma das preocupações do governo municipal é o desenvolvimento de políticas voltadas para a saúde da criança, no sentido de reduzir a mortalidade infantil por causas evitáveis, além de implantar e ampliar o atendimento em outros aspectos relacionados com a saúde infantil.
Em função disso, as unidades da rede básica de saúde estão equipadas com nebulizador e sala de vacina, estando aptas a acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança, fazer teste do pezinho, controlar o peso e possíveis doenças, como diarréias e infecções respiratórias, além de oferecer consultas em medicina, enfermagem e odontologia. A população-alvo do programa de atenção à saúde da criança, em Ilhéus, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atinge hoje cerca de 70 mil crianças e adolescentes.
Esta população infantil foi dividida em quatro grupos etários: 6,12% com menos de 1 ano; 25,15% entre 1 e 4 anos; 31,69% na faixa de 5 a 9 anos e 37,04% entre 10 a 14 anos. O programa ainda teve sob sua responsabilidade, em 2005, 4.422 gestantes, das quais 3.956 (89,46%) foram assistidas, numa população geral de 74.398 mulheres em idade fértil (faixa etária de 10 a 49 anos). “Dar mais qualidade aos serviços em saúde tem sido preocupação constante do prefeito Valderico Reis”, ressalta Carlos Luz.