Khoury assina uma série de convênios em prol do meio ambiente

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Khoury, assinou, nesta terça-feira (28), uma série de convênios que permitirão o desenvolvimento de ações em busca da preservação, conservação e da orientação com relação às boas práticas ambientais no Estado.
Dois dos convênios foram firmados com as prefeituras de Paratinga e Lajedo de Tabocal para a implantação de viveiros de mudas nesses municípios. A ação integra o Programa de Fomento Florestal, que desde 2003 já promoveu a distribuição de cerca de três milhões de mudas de espécies nativas, frutíferas e exóticas em diversas regiões do Estado.
“Chega num momento importante, pois irá ajudar a recuperar as nossas florestas e mata ciliar e mudas para a arborização da cidade. A gente só tem a agradecer por esta iniciativa da Semarh em conceder este convênio tão importante para a nossa cidade”, disse a prefeita de Paratinga, Amenaide de Carvalho.

Já com a ONG Gambá, com o Instituto Velho Chico e com o Lions Club do Brasil, a Semarh firmou compromisso que buscam o desenvolvimento de projetos sociais, com cunho educativo. O convênio com o Gambá, permitirá a participação da Semarh na execução do projeto de Informações Ambientais em Circulação, PIAC, que abrange atividades de manutenção do Centro de
Documentação e Educação Ambiental, CEDEA, de formação de voluntários e divulgação de informação com a realização de debate e elaboração de boletins informativos da entidade.

Já com o Instituto Velho Chico, a Semarh dará apoio na implantação do projeto CAIS, Consórcio Ambiental de Integração do são Francisco, que busca a interação sócio-cultural dos municípios que margeiam o rio São Francisco.

Com a Associação Internacional de Lions Clubes, será colocado em prática o programa Guardiões do Planeta, para o desenvolvimento de projetos, programas e pesquisas na área de educação ambiental no Estado.

Os três convênios restantes envolvem os parques metropolitanos sob a responsabilidade da Semarh e foram firmados com a UNEB, a UNIME e empresa Claro, de telefonia.

Pesquisas

Com as universidades foi fechado acordo para disponibilizar essas áreas verdes para o desenvolvimento de pesquisas, estudos e projetos acadêmicos em áreas de interesse de ambas as partes.

“Essa iniciativa contribuirá para o aperfeiçoamento das atividades já desenvolvidas pelos nossos alunos e professores na área ambiental”, concluiu o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim.

Já a operadora Claro será parceira da Semarh na implantação da nova sinalização do Parque de Pituaçu.

Khoury agradeceu a iniciativa dos participantes da parceria, ao lembrar que a tarefa de gerir o meio ambiente é muito grande e precisa da colaboração do maior número de pessoas e instituições possível.

“O governador Paulo Souto costuma dizer que tudo aquilo que nós possamos fazer em parceria com outras instituições, com outras entidades, com outros níveis de poder, como as prefeituras, com certeza, nós faremos bem melhor do que se estivermos sozinhos. É com essa mentalidade, com esse princípio e esse conceito que nós temos buscado, à frente da Semarh, esse tipo de parcerias”, disse Jorge Khoury.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *