Comércio de Ilhéus entra no clima da Copa do Mundo

No ano da Copa do Mundo, os lojistas já se preparam para movimentar a economia de Ilhéus. Roupas, calçados e adereços alusivos à Seleção Brasileira de Futebol tomam conta das vitrines nas principais ruas do comércio da cidade. Até mesmo as empresas que, à primeira vista, pouco têm a ver com o futebol já preparam mudanças para chamar a atenção dos clientes.
Os empresários do comércio desde já estão preparando a estrutura de suas lojas para o movimento atípico que vivem os negócios nos trinta dias do mundial. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), Paulo Ganem, alguns estabelecimentos prevêem inclusive a contratação de novos funcionários, a fim de reforçar o atendimento aos clientes.
Quem mais está comemorando com a proximidade da Copa do Mundo são as lojas de roupas, artigos esportivos e televisores. Roupas prontas vendem mais em dias de mundial quando trazem as cores do Brasil. “Camisetas, blusas femininas ou blusões nas cores verde e amarela vendem 20% ou 30% a mais do que as mesmas peças que não fazem alusão às cores nacionais”, diz Paulo Ganem.
As lojas que trabalham com tecidos também comemoram a data. Há pelo menos um mês a demanda de varejistas por tecidos nas cores verde e amarela cresceu 50%. Os lojistas esperam um aumento dessa ordem durante o mês de maio, quando é a vez do consumidor final fazer suas compras para confeccionar roupas, bandeiras, almofadas e toda sorte de apetrechos para torcer pelo Brasil.
Como os torcedores também costumam pintar ruas, calçadas, postes e o que mais aparecer pela frente, aumenta a demanda por tintas nessas cores, que geralmente nem fazem parte dos pedidos das lojas, por não estarem entre as preferências dos clientes. Paulo Ganem diz que muitos segmentos do comércio poderão lucrar com a Copa do Mundo, contanto que usem a criatividade. “Os lojistas que não oferecem produtos alusivos à Copa, podem criar a demanda por seus produtos, basta inovar”, considerou.
Ele destaca que, em alguns estabelecimentos, os funcionários estão usando camisas alusivas à data, mesmo sem vender nenhum produto relacionado a ela, como é o caso da Clínica de Olhos Elclin. As recepcionistas da clínica atendem aos pacientes, vestindo farda nas cores do Brasil. “Não importa o segmento, é preciso que todos se envolvam no clima da Copa do Mundo e torçam juntos por um Brasil hexacampeão”, disse.
Copa de Prêmios
O presidente aproveitou para ressaltar a importância dos lojistas na campanha tríplice da CDL, intitulada “Copa de Prêmios no Comércio de Ilhéus”, que tem atraído a atenção do comércio como um todo. “As pessoas estão acessando o nosso site (www.cdlilheus.com.br), elogiando a campanha e demonstrando grande interesse em participar e apoiar”.
Jogos
O Brasil estréia na Copa do Mundo jogando contra a Croácia no dia 13 de junho, às 16 horas, pelo horário brasileiro. Depois, Brasil e Austrália acontece num domingo, dia 18 (também às 13 horas) e por fim, ainda na primeira fase, o Brasil enfrenta o Japão, numa quinta-feira, às 16 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *