Informes ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus

“Adote um Velhinho” recebe o apoio da comunidade ilheense

Show de gols na abertura do Interbairros de Futsal

Ilhéus divulga atrações do Praia & Folia nesta terça

‘Mais Saúde Bahia’ capacita profissionais em Ilhéus

Tigre supera arbitragem, mas empata primeira com o Vitória

“Adote um Velhinho” recebe o apoio da comunidade ilheense

Solidariedade é a palavra-chave da campanha “Adote um Velhinho”, organizada pelo Abrigo São Vicente de Paulo. Lançada oficialmente na última sexta-feira (24), a campanha ganhou a adesão dos mais diversos segmentos da sociedade ilheense, que participaram de uma grande caminhada pelo centro histórico da cidade e de uma ampla programação de shows na Praça Dom Eduardo.
O diretor do abrigo, Antônio Espírito Santo, considerou como “muito positivo” os resultados obtidos até agora. “Estamos conseguindo alcançar nosso objetivo. A comunidade não economizou nas doações”, disse. Ele conta que o abrigo recebeu uma grande quantidade de material de construção, que irá contribuir para dar continuidade às reformas nas instalações.
Espírito Santo explica que essa campanha será desenvolvida durante todo o ano, com eventos mensais para arrecadar fundos que serão destinados ao aumento da qualidade de vida e à reintegração dos idosos ao convívio social. A produtora que está à frente das atividades da campanha, Telma Moura, antecipa que outros dois eventos estão programados para o mês de abril: o lançamento do Clube do Livro, previsto para o dia 23, com apoio de voluntários, e uma feijoada no dia 29, que contará com apoio do governo municipal e terá como ponto alto um show da cantora Margareth Menezes.
O diretor afirma que as pessoas com interesse em apoiar a campanha podem entrar em contato com o Abrigo São Vicente de Paulo, através do telefone 3634-1906. Segundo ele, cada um tem apoiado com aquilo que pode, “e toda ajuda é muito importante para os 90 idosos que moram no abrigo”. Ele lembra, ainda, que as camisas com o tema da campanha continuam sendo vendidas no Bar Vesúvio, Chocolate Caseiro Ilhéus, Esquina 170, Ponto Chic e na sede do abrigo, na Conquista.
O apoio incondicional do prefeito Valderico Reis foi destacado pelo diretor do abrigo. “Vivemos numa sociedade bastante solidária, mas tem sido fundamental podermos contar com o apoio do poder público nessa nobre causa”, disse. “O prefeito Valderico Reis tem se dedicado com seriedade às questões que envolvem a reintegração dos idosos”, completou.

Show de gols na abertura do Interbairros de Futsal

O Ginásio Herval Soledade lotou no último sábado (25), para a abertura do Campeonato Interbairros de Futsal de Ilhéus. Quem prestigiou o evento assistiu a um show de gols nos seis jogos inaugurais. A rede balançou 51 vezes e a rodada alcançou média de 8,5 gols por jogo. A maior goleada aconteceu na partida envolvendo Vilela 9 x 3 Nossa Senhora da Vitória. Promovido pela Liga Ilheense de Futsal (LIFs) e Secretaria de Esporte e Cidadania de Ilhéus, o Interbairros foi aberto com desfile dos 24 participantes, execução do Hino Nacional e o jogo entre Malhado e Barra.
As duas equipes mostraram equilíbrio e terminaram empatando em 3 a 3. Foi o único empate da rodada inaugural, que será complementada na próxima quinta-feira (30). Nos demais jogos, além da goleado do Vilela sobre o Nossa Senhora da Vitória, o Nelson Costa venceu o Alto do Cacau por 5 a 0, Vila Nazaré goleou o representante da Avenida Itabuna por 8 a 4 e o Teresópolis venceu o Barreira por 4 a 3. O último jogo envolveu Ilhéus II e o Alto Legião. O time da zona sul levou a melhor e aplicou 5 a 4 sobre o Alto Legião.
Após os jogos de abertura, as próximas partidas de complementação da rodada acontecerão na quinta, à noite, no Ginásio Herval Soledade. Às 19h30min, Litorânea Norte enfrenta Tapera e, fechando a noite, às 20h30min, Bela Vista pega a equipe do Parque Infantil. O presidente da LIFs, Renato Peixoto, destacou o grande público que compareceu à abertura do Interbairros e disse que a parceria com a Prefeitura de Ilhéus “é para valer e mostra a força do nosso esporte amador”. Peixoto ainda elogiou o nível técnico das equipes participantes e a alta média de gols na rodada.
A competição organizada pela Liga tem a parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Cidadania. O titular da pasta, secretário Newton Lima, afirma que as competições estão resgatando o esporte amador da cidade. “Depois de um tempo de marasmo, Ilhéus volta com força no esporte, graças ao apoio do governo Valderico Reis. A nossa cidade já foi uma das principais praças esportivas e nosso objetivo é promover o esporte e revelar novos talentos”, ressalta.

Ilhéus divulga atrações do Praia & Folia nesta terça

Um coquetel no Hotel Aldeia da Praia (quilômetro 3 da Rodovia Ilhéus – Olivença) marcará o lançamento oficial do Ilhéus Praia & Folia 2006. A festa de apresentação da micareta está marcada para começar às 19 horas desta terça-feira (28) e vai atrair um público formado por empresários, jornalistas, publicitários e políticos.
O prefeito Valderico Reis diz estar certo de que o Ilhéus Praia & Folia vai se consolidar como um dos melhores carnavais fora de época do Brasil. “Ficamos satisfeitos com a repercussão do evento no ano passado e a expectativa para este ano é a melhor possível”, avalia. Segundo ele, a quantidade e qualidade das atrações, além da organização, serão pontos altos da folia.
Estão escaladas para agitar a Soares Lopes, no período de 28 de abril a 1º de maio, nada menos que 60 atrações, 20 delas bandas e artistas de renome da axé music. Araketu, Banda Eva, Margareth Menezes, Beto Jamaica e Psirico são apenas alguns nomes com presença assegurada no Ilhéus Praia & Folia. “Temos toda uma equipe trabalhando para que o evento realize a façanha de superar o do ano passado, que já foi um grande sucesso”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Marcos Magno.
A comissão organizadora da festa realizou na semana passada a primeira reunião com o setor de segurança, para detalhar o esquema de policiamento do circuito. Mais de 700 policiais, sendo 600 militares, atuarão em cada uma das quatro noites do Ilhéus Praia & Folia. Os acessos à Soares Lopes ficarão restritos durante o evento e, a exemplo do ano passado, serão utilizados detectores de metais e câmeras para facilitar a identificação de infratores.
Outros detalhes da folia serão divulgados durante a festa de lançamento. Um deles é a estrutura de camarotes e espaços alternativos, como a Tenda Techno, que pode ser definida como uma ilha de música eletrônica em meio a um oceano de axé. “A ousadia é também uma marca dessa festa, que oferece agitos para todos os públicos”, comenta Magno.
Quem também aposta no sucesso do Ilhéus Praia & Folia é o secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei. “Investimos na divulgação da festa em diversos Estados, principalmente, Goiás, Minas e São Paulo, além de Brasília, que são nossos principais pólos emissores de turistas”, salienta. Ele reforça que a estratégia da festa é ampliar o leque de eventos de Ilhéus, buscando atrair a população regional e turistas de outros estados e países.

‘Mais Saúde Bahia’ capacita profissionais em Ilhéus

Durante toda a semana, cerca de 30 profissionais da saúde de Ilhéus participam de uma capacitação do programa estadual Mais Saúde Bahia, no Hotel Aldeia da Praia, zona sul da cidade. O objetivo do treinamento é melhorar a qualidade das ações de saúde nas especialidades de hipertensão arterial, diabetes, hanseníase, tuberculose, câncer de cólo uterino e anemia falciforme.
A capacitação é voltada a médicos e enfermeiros, que poderão ampliar o atendimento, o diagnóstico e o tratamento dessas doenças. O secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz, afirmou que os governos do estado e do município estão atuando num esforço conjunto para aumentar as ações de atenção básica, principalmente na qualidade do atendimento prestado nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF).
Na semana passada, o prefeito Valderico Reis anunciou que, em breve, Ilhéus contará com unidades de saúde funcionando 24 horas por dia. O secretário programou para abril a realização da Semana de Saúde em Ilhéus, que oferecerá à população atendimento especializado, com profissionais como médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas. “O governo está intensificando os cuidados e buscando melhorar o atendimento em saúde pública”, afirma Carlos Luz.
Desde o início de sua gestão, Valderico Reis já contabiliza importantes avanços na área de saúde, como a implantação do Samu 192, a recuperação e ampliação dos leitos de terapia intensiva e, em breve, a inauguração da Farmácia Popular do Brasil, que vai oferecer medicamentos com preços até 90% abaixo do valor de mercado. “O compromisso do nosso governo é oferecer um atendimento digno para a população e alcançar progressos cada vez maiores nessa área”, disse o prefeito.

Tigre supera arbitragem, mas empata primeira com o Vitória

A torcida e a imprensa reclamaram bastante e o Tigre sofreu em campo com a contestada arbitragem do juiz Jaílson Macedo e opção defensiva, no primeiro jogo da final entre Colo Colo e Vitória. 11.758 torcedores lotaram o estádio Mário Pessoa para empurrar o time ilheense, que preferiu se armar com três zagueiros e, no ataque, não conseguiu furar o esquema defensivo armado pelo técnico rubro-negro Arthurzinho. O resultado foi um empate em 1 a 1 e, agora, o Tigre tem a obrigação de vencer por qualquer placar para levar o título do primeiro turno do Baianão 2006.
O jogo deste domingo foi de superação para o Colo Colo. O Vitória levava perigo nas vezes que ia ao ataque, mas recuava todo o time para o seu campo quando perdia a bola. Assim como nos dois jogos anteriores entre as duas equipes, o rubro-negro abriu o placar no segundo tempo e o gol de empate do Colo Colo chegou aos 43 minutos, um minuto após o seu ataque perder o que se chama de ‘gol feito’ e ter jogado boa parte do segundo tempo com um homem a menos. O zagueiro João Paulo foi expulso após entrada no atacante Mendes. O gol foi marcado de cabeça pelo zagueiro Rodrigão.
Apesar das reclamações com a marcação do juiz Jaílson Macedo no primeiro jogo, o Colo Colo espera livrar-se de Macedo na partida final, mostrar maior ofensividade e superar o Vitória em Salvador. Para o técnico Ferreira, a forma como o time conseguiu o empate, aos 43 do segundo tempo e com apenas 10 jogadores em campo, é um estímulo a mais para buscar o título inédito. Terá que mostrar um jogo menos cauteloso do que no primeiro e que permitiu ao Vitória “gostar” da partida.

SUPERAÇÃO

Terminado o jogo, os atletas somente falavam em superação para a partida em Salvador, no próximo sábado (1º de abril). Autor da cobrança de falta que originou o gol de empate do Colo Colo, o meia Gil sabe a dor-de-cabeça que é enfrentar o Vitória no Barradão. O jogador que começou a carreira profissional pelo time ilheense sintetizou o clima para o próximo sábado. “Será tudo ou nada. Vamos levantar a cabeça e partir para cima”.
O volante Juninho não estava em campo na decisiva contra o Bahia e retornou ao time na primeira contra o rubro-negro. O jogador reconheceu as dificuldades na partida no estádio Mário Pessoa e, na linha ‘bola pra frente’, disse que o resultado não foi tão ruim para o Colo Colo. “Estávamos com um jogador a menos e conseguimos empatar. Vamos buscar o título no Barradão”. Quem estará de fora da final será o zagueiro João Paulo, expulso na partida de ontem. A reapresentação dos atletas acontece na manhã desta terça-feira.

O jogo

O Colo Colo manteve o mistério sobre a escalação até os minutos que antecederam o jogo histórico. Quando Ferreira anunciou o time, a torcida decepcionou-se pela opção por começar com três zagueiros e ter deixado Jamaica no banco. O jogador foi decisivo nas partidas contra o Bahia. Ao iniciar o jogo, o Vitória foi quem beliscou mais, indo ao ataque com Mendes e Fábio. As jogadas ofensivas do Tigre começaram a funcionar com Ednei e Mário ‘Lacraia’, a partir dos 14 minutos de jogo.
Mas foi o zagueiro-salvador Rodrigo quem teve a melhor chance de gol pelo Colo Colo. Ele pegou um levantamento pela esquerda e não conseguiu mandar para as redes num momento em que o goleiro rubro-negro Córdova estava fora do lance e sem chance de defesa. Outras oportunidades para o Tigre foram criadas, mas paravam nas mãos do goleiro do Vitória ou eram mandadas para fora.
A retranca foi quebrada apenas no segundo tempo. O recuo do Tigre fez o Leão mostrar as garras. Partiu para cima e, num erro de marcação no meio de campo do Colo Colo, o rubro-negro acionou o lateral Alysson, que venceu o marcador pela ponta esquerda, avançou pela linha de fundo e cruzou para o atacante Fábio, que inaugurou o placar aos 24 minutos do segundo tempo. O técnico Ferreira mexeu no time, sacando Alex Santos e substituindo-o por Jamaica. O Tigre ficou mais ofensivo, mas abriu oportunidade para o Vitória atacar mais e fazer o gol.
Com a desvantagem no placar, a equipe ilheense ainda sofreu com a ofensiva rubro-negra, mas passou a atacar um pouco mais. O gol poderia ter saído dos pés de Jânio, aos 42 minutos, quando completou cruzamento na área. O toque fraco facilitou a vida do goleiro do Vitória. Um minuto depois a torcida, que apoiou o time o tempo todo, soltou o grito de gol. Gil cobrou falta pela direita, a zaga rubro-negra fez linha de impedimento, mas Apodi ficou e deu condições para o ilheense Rodrigo subir de cabeça e empatar, decretando o placar final do jogo: 1 a 1. Na partida de sábado, somente a vitória interessa ao Colo Colo, o que dará o primeiro título estadual a Ilhéus.

Ficha:

Estádio Mário Pessoa

Colo-Colo

Marcelo, João Paulo, Lima (Jânio) e Rodrigo; Alex Santos (Jamaica), Sandro, Juninho, Gil e Wescley; Mário Lacraia (Alex Paraíba) e Ednei. T Ferreira

Vitória

Rafael Córdova, Carlos Magno (Davi), Itamar, David Luiz e Alysson; Garrinchinha, Alessandro Azevedo, Índio (Jairo) e Bida (Apodi); Fábio e Mendes. T Arturzinho

Público: 11.758 pagantes
Gols: Fábio (aos 24 do 2º”); Rodrigo (Colo Colo, aos43 do 2º”)

Valderico elogia garra do Tigre e confia no título

Um dos torcedores mais entusiasmados do Colo Colo, o prefeito Valderico Reis foi ao Estádio Mário Pessoa e elogiou a força do Tigre. Valderico destacou o apoio que o município tem dado ao time desde a preparação para o Baianão 2006 e disse que “hoje Ilhéus está sendo lembrada não só pelo turismo, mas pelo time de futebol que tem”. Em entrevistas a emissoras de rádio que cobriram o jogo de ida das finais do primeiro turno, Valderico afirmou que este é um momento “histórico” para o município sul-baiano.
A equipe está competindo neste ano com o patrocínio da Prefeitura e de uma empresa do Pólo de Informática (Bitway). O município concede uma ajuda mensal que cobre um terço das despesas do Colo Colo. Nas partidas fora, a Prefeitura paga as despesas com transporte e Valderico também liberou para o time as cotas de publicidade internas e externas do Mário Pessoa. O prefeito também confirmou que parte das despesas com as passagens aéreas para a partida final em Salvador será coberta pelo município.
“A Prefeitura tem um grande retorno com o Colo Colo. A cidade nunca foi tão bem representada”, disse o prefeito, que lembrou “o apoio que o nosso governo tem dado a todos os esportes”. O secretario de Esporte e Cidadania, o vice-prefeito Newton Lima, reforça dizendo que, além de todo o apoio, a Prefeitura criou as condições para que o Mário Pessoa tivesse a sua capacidade de público ampliada. “Por causa desses investimentos em reforma e na colocação de arquibancada móvel, o estádio pode abrigar até 12 mil torcedores”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *