INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilhéus e Davenport (EUA) tornam-se cidades irmãs;

Ilhéus participa de encontro do Samu 192 em Brasília;

Costa Romântica encerra temporada de transatlânticos;

Prefeitura e Cargill mantêm programas educacionais;

Prefeitura dá início à vistoria de táxis na próxima segunda

Ilhéus e Davenport (EUA) tornam-se cidades irmãs

A cidade norte-americana de Davenport, no Estado de Iowa, tem agora muita coisa em comum com Ilhéus. Nesta semana, os ilheenses receberam uma comissão de representantes de Davenport, na primeira visita oficial após a assinatura do convênio que reconheceu os dois centros urbanos como cidades irmãs.

O convênio “Nações amigas, Cidades Irmãs” foi assinado nos Estados Unidos, no final de janeiro, pelo vice-prefeito Newton Lima (representando o prefeito Valderico Reis) e o prefeito de Davenport, Edwin Winborn. A amizade entre as duas cidades prevê troca de idéias e visitas mútuas e recíprocas.

No primeiro encontro após ser firmada a parceria, a comitiva de Davenport anunciou a intenção de doar a Ilhéus um lote de equipamentos de saúde, para exames e tratamentos, a exemplo de instrumentos usados em hemodiálise. Os aparelhos são novos e alguns usados, porém em bom estado de conservação.

Os detalhes para efetivar a doação, inclusive quanto à instituição que receberá os equipamentos, serão acertados em breve. O prefeito Valderico Reis, que recepcionou a comitiva americana no Palácio Paranaguá, disse que “o projeto Cidades Irmãs é um exemplo de bom relacionamento e solidariedade entre povos distantes”.

Além dos aparelhos para a área de saúde, a parceria entre Ilhéus e Davenport renderá outros frutos em curto prazo. Está sendo viabilizada junto ao Rotary Club da cidade americana a formatação de projeto para a abertura de cisternas em Ilhéus. O Rotary enviará um engenheiro para orientar moradores da zona rural sobre a instalação, manutenção e uso comunitário das cisternas. A idéia é abrir 49 delas em um trabalho conjunto com associações de pequenos produtores.

Ilhéus participa de encontro do Samu 192 em Brasília

Representantes do Samu de Ilhéus participam em Brasília, com outros profissionais da área de urgência, gerentes e gestores de serviços e sistemas de atenção às urgências e à saúde em geral, de segunda-feira (20) a quinta-feira (23), do I Congresso da Rede Nacional Samu 192. A representação de Ilhéus é formada pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz, o coordenador médico e a coordenadora de enfermagem do Samu, respectivamente, Pedro Silva e Silva e Ilka Santos – que foram convidados e, nesta condição, têm as despesas de viagem e hospedagem custeadas pelo Ministério da Saúde. “Estou certo de que será um momento muito importante para trocar experiências, discutir e propor estratégias para superar dificuldades enfrentadas pelo Samu”, avalia Carlos Henrique Luz.

Questões como organização regional, importância dos comitês gestores, elaboração e pactuação de grades de referência, regulação médica, organização dos serviços, capacitação e educação permanente dos trabalhadores serão debatidas no decorrer dos três dias de congresso, além de temas relevantes como debates técnicos relativos às urgências mais comuns. “O Samu é uma conquista no nível do SUS, daí a oportunidade desse I Congresso e seu cotejo de cursos nas mais diversas áreas do atendimento de urgência, para consolidar uma rede de aproximadamente 100 Samus, que atendem a uma população superior a 83 milhões de pessoas”, explica Pedro Silva e Silva.

A partir do dia 20, o I Congresso da Rede Nacional Samu 192 ministrará cursos, com vagas limitadas, nas áreas de transporte e resgate aeromédico, atenção a pacientes traumatizados (técnicas avançadas de imobilização e remoção), regulação médica, reanimação cardiopulmonar e urgências médicas em psiquiatria. “Além desses cursos, haverá uma série de mesas redondas e conferências abrangendo temas como urgências clínicas, neurológicas, cardiológicas, respiratórias, metabólicas e traumáticas, desafios atuais do Samu, a importância do projeto para o município, humanização no atendimento, experiência do Samu na França e outras”, adianta Pedro Silva e Silva.

Costa Romântica encerra temporada de transatlânticos

O Navio Costa Romântica, de bandeira italiana, vai encerrar a maior temporada de transatlânticos da história de Ilhéus. No dia 22 de março, às 8h, a embarcação chega à cidade trazendo a bordo cerca de 1.700 turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Esta é a última das 26 escalas de transatlânticos que atracaram no Porto Internacional de Ilhéus neste verão.

Turistas de diversas nacionalidades, como ingleses, americanos, australianos, portugueses e espanhóis têm visitado a cidade desde outubro do ano passado, quando foi aberta a temporada. Eles vieram a bordo dos navios Costa Victoria, Mistral, Island Star, Costa Romântica, Alexander V. Humboldt, MSC Armonia e Delphin, que totalizaram 26 escalas, número superior ao verão passado, quando a cidade recebeu 19 navios de passageiros.

Para o secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, o incremento nas atividades do Porto de Ilhéus se deve a um esforço conjunto da atual administração, que através de diversas parcerias conseguiu aumentar em quase 30% o movimento de transatlânticos. Estima-se que, nessa temporada, cerca de 50 mil passageiros desembarcaram na “Terra da Gabriela”, o que representa injeção de R$ 5 milhões na economia local.

Pensando em ampliar o número de embarcações para a próxima temporada, a Prefeitura de Ilhéus e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) estão definindo linhas de ação e novas estratégias. De acordo com Mazzei, a prefeitura também vem fazendo gestões junto às operadoras para aumentar as escalas em Ilhéus. “Estamos investindo em equipamentos e estabelecendo parcerias que incentivam a atividade turística, para que a próxima temporada seja ainda melhor”, disse. Ele ressalta que a Codeba se comprometeu com intervenções no porto até o final do ano, para permitir a atracagem simultânea de até três transatlânticos.

Prefeitura e Cargill mantêm programas educacionais

Um total de 10.617 alunos de 22 escolas da rede municipal será contemplado com a realização dos programas Fura-Bolo e “De Grão em Grão”, iniciativas que envolvem a Prefeitura de Ilhéus e a Fundação Cargill. O prefeito Valderico Reis e representantes da empresa assinaram o protocolo de intenções que garante a continuação dos programas em Ilhéus. O documento foi ratificado na manhã desta sexta (17), no auditório da Pousada Aldeia da Praia, em solenidade que também contou com a participação do vice-prefeito Newton Lima, do secretário de Educação Almir Gonçalves e da coordenadora da Fundação Cargill, Aline Machado.

Durante o ato solene, o prefeito Valderico Reis disse que a iniciativa da Cargill é de vital importância para os estudantes da rede municipal e “coincide com o propósito do governo de investir em uma educação de qualidade”. Para o prefeito, os programas procuram estimular a criatividade do aluno, por meio do incentivo à leitura, como propõe o Fura-Bolo, e oferecem informações importantes sobre aproveitamento dos alimentos e hábitos alimentares saudáveis.

O prefeito falou sobre aspectos do programa “De Grão em Grão”, que aborda conceitos que vão desde a higienização de alimentos e pós-colheita de legumes, até técnicas de produção, envolvendo pais e alunos. Na ocasião, Valderico agradeceu à Fundação Cargill pela parceria e parabenizou a atuação da empresa na área social.

CAPACITAÇÃO

Desde quinta-feira (16), acontece a capacitação dos 291 professores e 50 merendeiras que trabalham nas unidades escolares que desenvolvem os programas. As ações priorizam também o resgate da cultura popular brasileira, por meio do incentivo à leitura, e o ensino de conceitos sobre agricultura familiar e segurança alimentar. Na capacitação, os agentes multiplicadores aprimoram conhecimentos sobre a metodologia aplicada.

Prefeitura dá início à vistoria de táxis na próxima segunda

Na próxima terça-feira, 21, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Setrans) da Prefeitura de Ilhéus dará início à vistoria dos 340 veículos permissionários do serviço de táxi da cidade. Será a segunda etapa do processo de renovação do alvará, que começou com a apresentação dos documentos dos veículos e de seus proprietários.

Os primeiros a passar pela vistoria, no dia 21, serão os carros com placas terminadas em 1, 2 e 3. No dia 22, devem ser apresentados no Parque de Operações, na Avenida Esperança, os veículos com placas de finais 4, 5 e 6. O processo de vistoria se estenderá, ainda, pelos dias 23 e 24. Na quinta-feira, serão vistoriados os táxis cujas placas terminam em 7, 8 e 9, e no último dia virão as placas de final 0. A vistoria será sempre das 8h às 16h.

Durante esses dias, os taxistas de Ilhéus terão os equipamentos obrigatórios de segurança de seus veículos vistoriados pelo Departamento de Trânsito da Setrans. A ação busca verificar as condições dos táxis que circulam na cidade e regularizar a situação daqueles que estiveram funcionando em desacordo com as nornas.

Entre os itens considerados na vistoria, constam o estado de conservação, a aparência interna e externa, sistema de direção, freios, cintos de segurança, limpadores de pára-brisa, extintor de incêndio e parte elétrica, além do taxímetro, que deve possuir o selo do Instituto de Pesos e Medidas, que comprova a aferição do aparelho.

Os veículos considerados fora do padrão terão um prazo para reapresentação à Setrans com as devidas modificações. O secretário adverte que o não-cumprimento dos prazos, assim como o serviço irregular, gera multa e a reincidência pode levar ao cancelamento do alvará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *