Atec recebe currículos até a próxima segunda;
Valderico vê acerto na opção por micareta;
Samu de Ilhéus registrou 348 emergências no primeiro mês;
Exposição teve mais de três mil visitações;
Ilhéus tem movimento intenso de turistas até o fim de semana.
Ilhéus dá mais um passo importante dentro da estratégia de promover melhorias cada vez mais significativas na qualidade do ensino da rede municipal. O prefeito Valderico Reis firmou convênio com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), visando garantir formação superior para professores da educação básica. O documento foi assinado na sala de reuniões da Uesc, na manha desta quinta-feira (2), com a presença do reitor Joaquim Bastos e prefeitos de diversos municípios sul-baianos.
Durante a solenidade do Proação, Valderico Reis salientou que o município de Ilhéus tem orgulho de participar de uma iniciativa daquela importância porque a educação é prioridade em seu governo, assim como a saúde pública. Teceu comentários com elogios ao programa de formação profissional e felicitou a Uesc pela iniciativa, que contribui com os municípios para o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Segundo o prefeito, Ilhéus continua buscando caminhos para tornar o ensino da rede municipal uma referência. De acordo com Valderico, as ações como reforma e ampliação de escolas, extensão do período escolar para nove anos, além da formação de professores, são prioridades do seu governo. Ele entende que é necessário investir na educação para acabar com os bolsões de pobreza e fazer com que a renda seja melhor distribuída.
O reitor Joaquim Bastos disse que a preocupação da Uesc, no que se refere ao Proação, está relacionada à atenção aos municípios do Estado diante da necessidade de formação profissional do magistério. Segundo ele, com ações dessa natureza, a Uesc “começa a abrir suas portas para ajudar a transformar a região”.
Outros oito municípios da região firmaram o mesmo convênio com a Uesc. Ilhéus tem direito a 40 vagas no curso oferecido pela parceria, que envolve também a Secretaria de Educação do Estado. As atividades letivas vão se desenvolver ao longo de 36 meses e as inscrições para o processo seletivo acontece de 9 a 17 de março. A seleção será realizada no dia 25 de março e as matriculas estão previstas para ocorrer nos dias 10 e 11 de abril. O início do curso será no dia 17 do mesmo mês.
Atec recebe currículos até a próxima segunda
A Associação Tecnológica e Educacional de Camaçari (Atec), ONG que está organizando em Ilhéus um curso técnico em informática e montagem de microcomputadores, recebe até a próxima segunda-feira, 6, currículos de pessoas interessadas em assumir o cargo de professor ou funções de apoio na unidade que será instalada no município. Além da análise dos currículos, está prevista, para os dias 8 e 9 de março, entrevista com os candidatos.
Serão contratados professores para as disciplinas: Ética, Trabalho e Relações Interpessoais, Redação Técnica, Higiene e Segurança do Trabalho, Gestão Ambiental, Inglês Aplicado, Introdução ao Processamento de Dados, Sistemas Operacionais, Organização e Métodos Empresariais Técnicas de Operação e Técnicas de Programação. O curso é uma iniciativa da Prefeitura de Ilhéus, em parceria com a Atec, e será direcionado a 120 alunos que participaram de um processo de seleção. As turmas serão divididas entre os três turnos e a previsão é que as aulas se iniciem no dia 20 de março.
Os interessados em participar da seleção para professor devem enviar seus currículos por e-mail, para o endereço currículo@ceteb-ca.com.br, ou encaminhar as informações profissionais à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, que funciona no 6º andar do Anexo Administrativo da Prefeitura. A empresa organizadora do curso informa que também serão admitidos funcionários para os setores de coordenação pedagógica, secretaria escolar e auxiliar de secretaria.
O curso terá 1.200 horas de aula, além de 300 horas de estágio supervisionado, no período de um ano e meio. As contratações serão para cargas horárias que variam de 30 a 68 horas ao longo do curso. A Atec é uma ONG sem fins lucrativos, qualificada pelo Governo do Estado para gerir a escola técnica Ceteb, unidade instalada em Camaçari, onde atualmente existem 640 alunos matriculados.
Valderico vê acerto na opção por micareta
A criação do Ilhéus Praia e Folia em 2005 teve como objetivo criar um novo atrativo para os turistas, em um período posterior à chamada alta estação. Como durante o verão a cidade já é convidativa por sua natureza, com rios, matas e cem quilômetros de praias, além de um respeitável patrimônio histórico-cultural, o caminho seria naturalmente promover eventos em épocas nas quais a cidade ainda recebe um pequeno contingente de visitantes.
Para o prefeito Valderico Reis, a opção foi acertada e ele cita a grande presença de turistas no último feriadão de carnaval como sinal de que o governo adotou o melhor caminho. “No período de carnaval oficial, a cidade já é movimentada, então nós teríamos que criar um grande evento em um mês como abril, quando já terminou a alta estação”, afirma.
Entre os dias 25 e 28 de fevereiro, boa parte dos hotéis e pousadas de Ilhéus registrou ocupação entre 80% e 100%. Houve também grande movimentação nas praias, principalmente as da zona sul da cidade, aumentando o faturamento dos cabaneiros. Um dos pontos elogiados pelos visitantes foi a limpeza das praias, aspecto que tem merecido atenção especial por parte do governo.
Explorar a vocação turística de Ilhéus, ampliando os atrativos e destacando novos segmentos, como o ecoturismo e o turismo de eventos. Essa é uma diretriz perseguida pela Secretaria Municipal de Turismo, de acordo com o seu titular, Raymundo Mazzei. “O prefeito Valderico Reis entende a necessidade de dinamizar o setor turístico, a fim de torná-lo cada vez mais significativo para a economia local”, afirma. Com relação ao Ilhéus Praia e Folia 2006, o secretário prefere não antecipar detalhes, mas assegura que a festa será ainda melhor que a do ano passado. “Se em 2005 os foliões tiveram em Ilhéus uma micareta bonita, bem organizada, segura e com ótimas atrações, o ano de 2006 trará uma programação ainda mais recheada”, diz.
O carnaval fora de época será realizado entre os dias 28 de abril e 1º de maio e sua programação já está praticamente definida, restando apenas a divulgação das atrações, o que deverá ocorrer nos próximos dias. O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Marcos Magno, que também faz parte da coordenação do Ilhéus Praia e Folia, sintetiza o objetivo da festa. “Queremos aproveitar um período em que poucos turistas vinham à cidade, favorecendo o nosso comércio e o setor de serviços”, salienta.
Samu de Ilhéus registrou 348 emergências no primeiro mês
O Samu 192 de Ilhéus atendeu a 348 pedidos de socorro de emergência no seu primeiro mês de atuação. O relatório de atividades enviado ao Ministério da Saúde registra 109 emergências clínicas, 63 traumatismos, 11 atendimentos psiquiátricos e 12 emergências em obstetrícia, além de 153 casos que foram resolvidos apenas com orientação médica, por telefone. De acordo com o coordenador do Samu, Pedro Silva e Silva, a orientação é feita pelo médico regulador, nos casos em que não há necessidade de presença da equipe. “Embora este seja um procedimento que parece ter menor impacto na estatística, ele é igualmente importante, pois essa orientação à distância também ajuda a salvar vidas”, afirma o coordenador.
Para o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz, a média de 13 atendimentos por dia registrada em fevereiro já justifica a implantação do serviço. “Vamos lembrar que foram 348 vidas humanas que estiveram em risco e que o Samu facilitou o acesso ao socorro médico de emergência”, diz o secretário, acrescentando que “se o Samu tivesse contribuído para salvar apenas uma dessas vidas, já estaria cumprindo seu papel”. Ele projeta um atendimento ainda maior para o mês de março, considerando que o período contabilizado foi de apenas 26 dias (de 2 a 28 de fevereiro) e que o serviço ainda não era suficientemente conhecido.
TROTES
O médico Pedro Silva e Silva destaca que o Samu recebeu, nos 26 dias de fevereiro, o número “assombroso” de 2.225 trotes, o que significa seis chamadas de “brincadeira” para cada chamada de efetiva emergência. “Nós temos um serviço sofisticado, complexo, de alto investimento público, mas uma parte da população ainda não percebeu o prejuízo que está causando a ela mesma com esses trotes”, lamenta. O coordenador do Samu salienta que os telefones utilizados para o trote são identificados, o que pode levar o operador, em momentos agudos do trabalho, a entender como falsa uma chamada de real necessidade, vinda daquele aparelho.
Ele compara esta situação com a fábula do menino mentiroso, que todo dia dizia que um lobo feroz o estava atacando, para depois rir-se dos lenhadores que o vinham socorrer. “Certo dia, ele foi atacado pelo lobo, mas os lenhadores não tomaram conhecimento de seus gritos, pois imaginavam que ele estivesse brincando”, diz o médico, ressalvando que os operadores são treinados para diferenciar essas duas situações, mas que a repetição dos trotes pode levar a uma ruptura nesse comportamento. Pedro Silva e Silva mostra ainda que dos 2.225 trotes recebidos, 34 deles foram bem feitos, com histórias plausíveis, que fizeram o Samu deslocar equipes para o “atendimento” solicitado. “Em algumas dessas situações, tivemos que mobilizar forças da Polícia Rodoviária e do Corpo de Bombeiros, o que implica em gasto desnecessário de recursos públicos, tudo em razão de ´brincadeira´ de gente desocupada”, condena o médico.
Exposição teve mais de três mil visitações
Um clima de nostalgia paira sobre Ilhéus durante esta semana, quando se encerra a exposição “Saudosos Carnavais”, no foyer do Teatro Municipal. Centenas de fotos, fantasias e outras peças relembram folias dos últimos 50 anos, além de personagens que marcaram época por sua irreverência e fervor quase religioso diante dos festejos de momo.
A exposição foi aberta no dia 22 de fevereiro e será encerrada neste sábado (04), tendo registrado até esta quinta-feira uma visitação superior a 3.300 pessoas. No livro de registros, destaca-se a presença de nomes de visitantes da Suécia, França, Alemanha e Estados Unidos, entre outros países. Mas antigos foliões de Ilhéus também se fazem presentes e relembram cada baile, cada festa de rua, os primeiros trios elétricos.
Proporcionar essa “viagem” foi justamente o objetivo da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), que pelo segundo ano consecutivo realiza a mostra. “É muito gratificante ver o brilho nos olhos das pessoas ao rever essas imagens”, afirma o presidente da entidade, Marcos Magno.
Antigos blocos, como o “Só o Amor Constrói”, e escolas de samba, como a “Unidos de São Sebastião”, são lembradas na exposição. A ruptura entre o que se pode chamar de época romântica do carnaval e o período em que o destaque na festa passaram a ser os blocos mais estruturados, puxados por grandes estrelas da axé music, também aparece bem nítida na exposição.
Para o diretor do Municipal, Vicente D’Ávila, o que se revela interessante é a constatação de que, apesar da evolução, o carnaval sobrevive como festa democrática, aberta à participação das pessoas de todas as classes e às mais diversas manifestações. “O carnaval de Ilhéus tem essa magia, pois permite uma convivência harmoniosa entre os mais diversos grupos, como os blocos afros, os blocos de sujos e os trios elétricos”, afirma.
Ilhéus tem movimento intenso de turistas até o fim de semana
Muito calor, belas praias, comidas típicas e uma riqueza histórica que desperta a curiosidade de pessoas dos mais diversos lugares do país e do mundo. Foi com esses atrativos que Ilhéus conseguiu registrar um alto índice de ocupação no feriadão de Carnaval. A maioria dos turistas que escolheu a cidade como o melhor destino para aproveitar o feriado deve retornar para seus locais de origem apenas no próximo final de semana.
A Bahiatursa apontou Ilhéus como um dos destinos mais procurados pelos turistas para passar os dias de Carnaval, ao lado de Salvador, Itacaré, Porto Seguro e Chapada Diamantina. Durante o feriado, quase todos os hotéis da cidade registraram ocupação total, e muitos deles continuarão com grande movimento até o próximo domingo, 5, como é o caso dos hotéis Praia do Sol e Aldeia da Praia, localizados na Praia dos Milionários, zona sul da cidade. Os dois juntos somam 222 apartamentos, que permanecem ocupados mesmo depois do Carnaval. “Nossa ocupação de 100% vai até domingo, pois os turistas fecharam pacotes de sete noites”, explicou a gerente de reservas, Islândia Santana.
Os turistas que quiseram curtir o carnaval na Bahia, mas longe dos blocos e camarotes, encontraram em Ilhéus um excelente refúgio. As famílias que se hospedaram na cidade puderam optar por diversos passeios interessantes, aproveitando o feriado prolongado de festas carnavalescas para relaxar, curtir a praia, o sol e o mar. Quem gosta de interagir com o meio ambiente preferiu passeios mais ecológicos como visitas à Lagoa Encantada e ao Rio do Engenho.
Para aliviar o calor do verão, muitos escolheram passar o dia conhecendo parte dos 100 quilômetros de praias paradisíacas cercadas por coqueirais. Esta foi uma das opções preferidas dos visitantes. Quem chegou mais tarde às praias de maior movimento teve dificuldade para encontrar lugar. As praias do sul, inclusive as de Olivença, também receberam grande número de visitantes nos últimos dias.
O secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, disse que o movimento da cidade nesse período superou as expectativas. “Ficamos felizes por poder acompanhar o resultado de um trabalho intenso que vem sendo realizado desde o início do governo Valderico Reis”. Ele considera o alto índice de ocupação da cidade conseqüência de um esforço conjunto entre a Prefeitura e o trade, que têm trabalhado em parceria a fim de atrair cada vez mais turistas para Ilhéus. Navio
Na segunda-feira de carnaval, Ilhéus recebeu mais 1.700 turistas vindos a bordo do navio Mistral. Na quarta-feira de cinzas, o movimento de turistas na cidade foi ainda mais intenso, com a chegada do navio Costa Victória, que fez mais uma de suas escalas no Porto Internacional de Ilhéus, trazendo 2.370 visitantes à terra da Gabriela. Os turistas chegaram às 8h e permaneceram até as 16h. Na próxima segunda-feira, 6, este mesmo navio volta a atracar em Ilhéus, com turistas de várias partes do mundo.