Chat da Notícia por Valério Magalhães

BIODIESEL NO CARNAVAL

O diretor da Ulma, Universidade Livre da Mata Atlântica, Eduardo Athayde, emplacou um artigo interessante sobre o biodiesel nos trios elétricos, na seção Tendências & Debates, da edição de terça-feira na Folha de São Paulo.

• Homem ligado ao sul da Bahia, Athayde destacou a experiência do carnaval de Salvador deste ano, quando dez trios elétricos utilizaram o biodiesel produzido no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, em Ilhéus. A primeira experiência em trio elétrico foi realizada ano passado, através da cantora Ivete Sangalo.

• Considerado um combustível limpo, feito a partir de óleos vegetais, o projeto vem atraindo a atenção da comunidade econômica mundial, e virou a menina dos olhos de políticos como Paulo Souto, governador da Bahia, e Luís Inácio da Silva, presidente da República. Lula pediu ao cantor Bono Vox, do U2, que ajude a falar ao mundo sobre o biodiesel. O combustível alternativo pode ser feito de dendê e de mamona. A Bahia é a maior produtora de mamona do País.

BURLE MARX

Mais uma obra do paisagista Roberto Burle Marx vai ser reformada no Brasil: o Parque Ecológico Maracá, localizada na pequena cidade de Guaíra, no interior de São Paulo.

• O famoso paisagista que assinou 2.200 projetos no País tem poucas obras em cidades do interior. Um é em Guairá, que retomará as linhas originais do projeto. Outro é em São José dos Campos, onde há o Parque da Cidade Roberto Burle Marx. Outro em Campinas e um também em Ilhéus.

• Em Ilhéus, a fonte de inspiração foi a avenida Soares Lopes, cujo projeto paisagístico, elaborado em 86, nunca foi concluído. Pelo contrário. Ao longo do tempo, tem sofrido marcantes transformações. O arquiteto Haruvoshi Ono, que sucedeu Burle Marx no escritório, desde 94 – quando o artista morreu, detém o acervo de projetos do autor.

UM MESTRE NEGRO

Quem é de Ilhéus sabe, que, na semana passada, a cidade perdeu um dos seus grandes líderes: o professor e advogado Francolino Neto, o mestre negro que ajudou a construir a Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc.

• O reitor Antônio Joaquim Bastos decretou luto oficial de três dias na Uesc. A ex-reitora Renée Albagli rendeu homenagens ao fundador da Faculdade de Direito de Ilhéus na cerimônia realizada no velório realizado na Loja Maçônica Regeneração Sul Baiano, uma das paixões de Francolino.

• Inteligente, dedicado, atencioso, Francolino Neto, especialista em Direito Penal, era uma escola. Conheceu sua segunda mulher, a também penalista e professora Mireta Araújo, na Faculdade de Direito de Ilhéus. Mireta foi da primeira turma, formada em 65, ao lado de Edelvira Pita, Ariston Cardoso, Cláudio Silveira e Newton Pádua. Da faculdade, ela foi trabalhar no escritório dele e daí nasceu uma vida em comum de 34 anos.

• Francolino deixa discípulos. Foi homenageado pela OAB, Academia de Letras de Ilhéus e pela ABI-Regional Sul, entidades das quais era membro, e por ex-alunos. Ele também foi prefeito de Itajuipe, além de presidente da Câmara. Mas, nem por isso, aceitava que dissessem que não era de Ilhéus. Sempre argumentava que quando nasceu, em 1924, Itajuipe era distrito de Ilhéus. Por isso, nunca aceitou o título de Cidadão Ilheense.

• Recebeu, do Poder Executivo, a Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, das mãos do então prefeito Jabes Ribeiro, que foi seu aluno. O professor Francolino fez da educação o verdadeiro ofício. Formado também em Filosofia, ensinou na Piedade, no IME e no Estadual de Ilhéus. Deixa como legado os seus filhos Herz, Gracia, Élvia, Mércia, Clécia e Lúcia, além de sete netos, sete livros e suas inesquecíveis aulas.

M O V I M E N T O

Depois de treze dias de viagem à China, o reitor da Uesc, Antônio Joaquim Bastos, retomou as atividades na instituição. Durante sua ausência, a vice-reitora Lourice Salume Lessa exerceu o cargo com competência. Ao lado de 22 reitores de Universidades Públicas, Joaquim visitou a China em missão oficial entre os dois países.

Bastante publicidade em torno da palestra “Nunca desista de seus sonhos”, que será proferida no centro de convenções de Ilhéus, no próximo dia 10 de março, às 19 horas, pelo conferencista Augusto Cury. O evento é promovido pelo Ibec. Em Ilhéus e em Itabuna, o ponto de vendas é a Livraria Nobel.

Por falar em livraria Nobel, em Ilhéus já pode ser encontrado um dos livros do momento: Juscelino Kubitschek – O Presidente Bossa Nova. A biografia, que reconstitui a vida de Juscelino (1902-76), está entre os mais vendidos. Estimulada, é claro, pela minissérie produzida e exibida pela Rede Globo de Televisão, JK.

O bloco afro Dilazenze, denominado Grupo de Preservação da Cultura Negra, nascido no bairro da Conquista, em Ilhéus, completou 20 anos. A marca foi lembrada em comemoração na sede do grupo, no alto Carilos, com apresentação do Balé Afro Dilazenze, e deve ser comemorada na avenida Soares Lopes durante o carnaval Ilhéus Praia & Folia, no final do mês de abril.

O jornalista Sérgio Mattos, professor universitário e escritor, tomou posse como secretário de Comunicação da Prefeitura de Salvador, e passa a ser um dos mais próximos auxiliares do prefeito João Henrique Barradas, que vem realizando um projeto diferente na capital da Bahia. Sérgio é um dos mais importantes jornalistas da Bahia e um especialista na cobertura de municípios, trabalho que realizou durante vários anos no jornal A Tarde.

“A melhor parte da vida são as amizades.” Abraham Lincoln, ex-presidente dos EUA



Alegria na festa da Banda do Vesúvio, quinta-feira de carnaval: o cardiologista José Augusto, Paulo Cesar e Katiana Ganem, e André Veloso, da Doll Modas. Foto by zecarlinhos silva.



No carnaval de Itabuna, a Nova Schin contratou dançarinos para uma promoção entre os foliões, sob os olhos de Néa e Raimundo Júnior. A campanha foi desenvolvida pela RCM Propaganda.



Faísca, Fumaça e Ébano formam a nova sensação da música baiana, a banda Afromen. Notados por Margareth Menezes, os também bailarinos são puro swing. Foto by antônio Júnior.



Keola e Murilo Dantas, servidores da Uesc, partem para São José dos Campos. Ele, formado em Ciência da Computação, na Uesc, revela-se um grande talento. Foi aprovado para mestrado em Informática Aplicada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Foto by Helder Moraes de Almeida



O lighting designer Orlando Júnior, da La Luz, recebe prêmio da CDL de Ilhéus por ter sido destaque em 2005. Foto by Marcus Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *