INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Foliões de Ilhéus prontos para o Carnasul Folia 2006

Exposição retrata cultura carnavalesca de Ilhéus

Secretário faz balanço positivo do Ilhéus Fitness

Receptivo da Fundaci agrada os visitantes

Atrativos e receptivo de Ilhéus recebem elogios dos turistas

Foliões de Ilhéus prontos para o Carnasul Folia 2006

Tudo pronto para começar o agito na zona sul de Ilhéus. A partir de hoje, os foliões tomarão conta das ruas do bairro Hernani Sá, onde acontece até o próximo domingo, 19, o Carnasul Folia 2006, com shows, trios elétricos, lavagens e bailes da saudade e infantis. Bandas como Lordão, Batuk Bom, Circuito Fechado e Sambágua prometem agitar a programação.

Para abrir a festa nesta sexta-feira, 17, será feita a escolha da Rainha do I Carnasul Folia, a partir das 19h. Mais tarde, às 23h, a programação será voltada aos foliões da terceira idade, com o Baile da Saudade, que terá participação de Itassucy e banda, Robertinho Rocha, DJ Arthur e outros convidados. No sábado (18), a folia começa mais cedo, às 13h, com a lavagem da praça da igreja, presença das tradicionais baianas e apresentações culturais de blocos afros de Ilhéus. Na seqüência, shows com as bandas Sambágua e Zumzumbah. O baile infantil está marcado para as 18h, com animação de DJs. Às 21h, o bloco Beija Eu estréia no Carnasul Folia com a banda Circuito Fechado. Neste mesmo bloco, um pouco mais tarde, o agito ficará por conta da banda Beat Bala.

O domingo já começará animado, com a presença do jegue-elétrico, puxando a galera a partir das 10h. O bloco As Piriguetes sairá em cima do minitrio, às 13h, e às 16h o Beija Eu volta às ruas, trazendo o grande show da Banda Lordão. À noite, Batuk Bom fecha a programação da festa. Um dos organizadores do evento, Arthur Leal, diz que o evento criou grande expectativa entre os moradores, não apenas dos bairros da zona sul, como de outras comunidades.

Ele assegura que o Carnasul está sendo organizado nos mínimos detalhes, com suporte da Mico Leão Produções e Eventos, e vai ser a primeira de muitas grandes festas a agitar a zona sul. “Fizemos uma programação eclética para garantir a animação dos foliões e atrair pessoas de outras áreas do município, além dos turistas”, afirma Leal.

Exposição retrata cultura carnavalesca de Ilhéus

A segunda edição da mostra “Os Saudosos Carnavais” acontecerá a partir das 19 horas de quarta-feira (22) e ficará aberta a visitação pública até o dia 4 de março, na galeria do Teatro Municipal de Ilhéus. Concebida com o objetivo de rememorar os antigos carnavais, a exposição contará com um acervo de fotografias, fantasias, letras de marchinhas, alegorias e adereços usados por foliões que participaram da festa em Ilhéus. A promoção é da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci).

O acervo pode ser visitado no horário de 9h às 12h e das 14h às 20h, de segunda a domingo. A mostra é uma grande oportunidade para se obter informações a respeito da evolução da festa, tendo como referencial as inovações da época e o comportamento dos foliões que aproveitavam espaços como a Avenida Soares Lopes, palco principal do carnaval, para brincar com naturalidade e alegria.

Não faltarão as fotografias de mascarados, colombinas, arlequins, pierrôs, e outras figuras que faziam a diferença dos carnavais do passado, segundo adianta o coordenador da mostra, Vicente D”Ávila. Captadas de diversos ângulos e por profissionais e fotógrafos amadores, as imagens revelam muitas curiosidades, apontando os contrastes entre o passado e o presente, sempre tendo a alegria como característica principal, aspecto que se mantém na festa para deleite dos foliões de ontem e de hoje.

A garimpagem do acervo de fotografias desta segunda exposição “Os Saudosos Carnavais” conseguiu superar a do ano passado. Nele, o público pode encontrar fotografias captadas nas décadas de 20 a 90. Dos anos 20 e 30, os visitantes podem conferir imagens registras nos bailes realizados no Ilhéus Hotel, além de marchinhas que embalaram os foliões nas festas inocentes do passado, onde o romantismo predominava nos salões e ruas da cidade.

Além do acervo fotográfico, o público poderá conferir uma grande variedade de marchinhas carnavalescas. Dos foliões que brincaram nos carnavais do passado, quem não gostaria de ouvir músicas como “Bandeira Branca”, que a voz de Dalva de Oliveira consagrou? No ano passado, um casal que se conheceu durante um dos antigos carnavais visitou exposição e teve a oportunidade de reviver o momento do inicio do namoro.

O acervo também traz fantasias. Algumas delas com a beleza que retratou figuras da cultura carnavalesca. São peças masculinas e femininas, em cores vivas e vibrantes. A fantasia de “bata-bola” é um dos ,modelos que podem ser conferidos na exposição. Outro aspecto a ser apreciado pelo público se refere às alegorias e adereços, usados por foliões para tornar a festa mais colorida e alegre.

Secretário faz balanço positivo do Ilhéus Fitness

O Ilhéus Fitness, com uma programação dinâmica e bastante diversificada, é considerado um dos mais eventos completos do verão. Iniciado em novembro de 2005, o projeto a cada semana teve um público estimado em 1.800 pessoas. Por noite, apresentaram-se 16 grupos de dança e 12 bandas da região, sempre acompanhadas pelo trio Mega Tom.

Ao contabilizar o sucesso, o vice-prefeito e secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima, disse que um dos bons momentos foi a presença do cantor Fábio Souza, vencedor do programa Fama, da Rede Globo, que promoveu o maior agito e anunciou o lançamento do primeiro CD. A programação do Ilhéus Fitness foi encerrada no dia 5 deste mês, em Ponta da Tulha.

Newton Lima disse que o Ilhéus Fitness está consolidado. “É um projeto eclético, que envolve entretenimento, lazer e esportes de praia. Além disso, os professores Davidson e Jujuba estimularam para que cada pessoa buscasse hábitos saudáveis através de orientação física de forma didática. Em todos os locais, o público sempre elogiava o prefeito Valderico Reis por incentivar a realização do projeto”, comentou Lima. Para ele, o Ilhéus Fitness “foi um verdadeiro sucesso com o apoio de diversas secretarias e da Fundação Cultural de Ilhéus”.

Outro ponto considerado positivo pelo vice-prefeito Newton Lima foi a segurança do público. Segundo ele, houve muito empenho para garantir a tranqüilidade de quem compareceu ao Ilhéus Fitness. “A Polícia Militar fez um trabalho brilhante e coordenado. Com policiamento fixo e em viaturas, as pessoas sempre brincavam à vontade”, salientou. O secretário destacou ainda o desempenho dos grupos de dança e dos atletas que superaram a expectativa nos campeonatos do beach soccer, vôlei de praia e no futvôlei.

Eventos esportivos

Com o objetivo de contemplar os freqüentadores da orla, o prefeito orientou que o Ilhéus Fitness fosse levado às praias do Sul, Norte e do Cristo. “Nesses locais, os nossos professores sempre davam aulas de aeróbica e de ginástica, seguido do agito do trio Mega Tom. Também teve uma participação importante os grupos de capoeira como o Berimbau da Bahia”.

Nos jogos de verão, o vôlei adulto de praia teve como campeã a dupla Márcio e Gibson e a vice ficou com Arakem e Márcio A copa de futvôlei teve a participação de 16 duplas, sagrando-se campeões os atletas Quinho e Riccó. A dupla vice-campeã foi a de Marcó e Alex. No beach soccer feminino a equipe Real Madri levou a melhor, deixando as meninas do time Pitu em segundo lugar. E a equipe masculina vencedora foi a do Malhado, com o Pontal em segundo. Entusiasmado, Newton Lima diz que 18 times masculinos e oito femininos participaram dos jogos do beach soccer, no campo da Adebi. No total, foram quase 200 atletas que atuam nessa modalidade.

Receptivo da Fundaci agrada os visitantes

Os turistas que desembarcaram dos navios Island Start e Mistral, no Porto de Ilhéus, na manhã de ontem, foram, como de costume, muito bem recepcionados por funcionários da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e da Casa de Cultura Jorge Amado. No prédio onde funcionam as duas instituições, na rua que leva o nome do escritor, os visitantes tiveram as boas-vindas e foram brindados com água de coco e de cheiro. As baianas se encarregaram de distribuir fitinhas do Senhor do Bomfiim e perfumar quem chegava com suas colônias.

Depois de ficar na cidade por cerca de 10 horas, os turistas vindos de várias partes do país e do mundo seguiram viagem ao anoitecer, levando uma ótima impressão de Ilhéus. Patrícia Rigon, de Limeira, disse que a cidade bela e hospitaleira, e se encantou com as apresentações dos grupos de capoeiristas.

De acordo com a visitante, o receptivo promovido pela Fundaci é uma prova de como o ilheense recebe bem o turista. Desde que começou a temporada dos transatlânticos, no mês de novembro, a Fundaci e a Casa Jorge Amado promovem receptivos que divulgam a cultura local, criam empatia com o turista e os aproximam da obra do filho mais ilustre da cidade, Jorge Amado. Até o final da temporada, outros receptivos serão realizados.

Além das figuras típicas da Bahia, artistas utilizam caricatas de personagens de Jorge Amado. São Gabrielas, meninas do Bataclan e outras “figuras” que saíram dos livros para integrar o imaginário e o dia-a-dia das ruas do centro histórico de Ilhéus.

Atrativos e receptivo de Ilhéus recebem elogios dos turistas

Os turistas que estão desembarcando no Porto Internacional de Ilhéus nessa temporada não têm poupado elogios à receptividade e aos atrativos turísticos da cidade. Nesta quinta-feira, 16, mais três mil turistas chegaram a Ilhéus a bordo dos navios Island Star e Mistral, e passaram o dia conhecendo as riquezas naturais, históricas e culturais da terra da Gabriela. Os nativos não mediram esforços para agradar os visitantes, que se demonstraram encantados com o acolhimento.

Pela primeira vez em Ilhéus, a turista curitibana, Carmem Ponestk, achou a cidade muito bonita, especialmente as praias que “além de lindas são bem cuidadas”. Ela também gostou muito de experimentar algumas frutas típicas da região, a exemplo do cacau, que nunca tinha provado. “Tem muitas coisas diferentes e exóticas aqui, estou gostando muito”, disse.

O casal de Limeira, no interior de São Paulo, Sandro Simabuco e Patrícia Rigon, também veio a Ilhéus pela primeira vez, e se mostrou bastante interessado pela história e a cultura da cidade. “Percebemos que aqui é preservada uma história antiga, mas ao mesmo tempo misturada a traços modernos”, observou Sandro. Patrícia disse que gostou muito do receptivo dentro do Porto, principalmente da animação dos capoeiristas e das baianas. Ela também elogiou a organização e a limpeza da cidade.

O turista de Americana, também interior de São Paulo, Ângelo Coelho, não poupou elogios a Ilhéus. “É uma cidade muito bonita, onde a história é preservada, as igrejas muito bem conservadas e as pessoas extremamente gentis”, disse. Ele afirmou que vai indicar Ilhéus como um excelente destino turístico. “Esta cidade há um bom tempo é considerada um dos principais destinos da Bahia, pela história do cacau e pelos atrativos turísticos”. Coelho elogou o governo municipal pelo receptivo e pela organização da cidade. “Ilhéus está de parabéns. É muito bom chegar a um lugar tão lindo e ser recebido com tanta gentileza e alegria”, agradeceu.

Os visitantes passaram todo o dia de ontem na cidade, de onde partiram em direção ao Rio de Janeiro. Antes de chegar a Ilhéus, os navios fizeram escalas nos Portos de Salvador e Búzios, tendo como ponto de partida o Porto de Santos, em São Paulo. O Island Star volta a atracar em Ilhéus no dia 27 de fevereiro, trazendo cerca de 1.700 turistas a bordo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *