O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Khoury e o superintendente de Recursos Hídricos da Bahia (SRH), Manfredo Pires Cardoso, lançam em Floresta Azul o projeto de recuperação da mata ciliar do rio Salgado que passa nos municípios de Itapé, Ibicaraí, Floresta Azul, Firmino Alves e Santa Cruz da Vitória. A solenidade está marcada para a próxima terça-feira (21), às 9 horas, na praça principal da cidade. Na oportunidade será feito o plantio simbólico de árvores nativas pelos representantes do governo do estado.
O evento será prestigiado pelo presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Leste e da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão (Pedrão), prefeitos e ambientalistas da região. Na programação consta ainda a implantação e posse do Núcleo de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis para a Gestão dos Recursos Hídricos (Neaps), na sede da secretaria municipal de Agricultura de Floresta Azul.
A representante do SRH no sul da Bahia, professora Maria Luzia de Mello, assegura que o evento visa promover a recomposição da mata ciliar através de espécies nativas e também serve de exemplo para os demais municípios inseridos em áreas de bacias hidrográficas da região.
A secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Floresta Azul, Eleonora Lucas, disse que o evento é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Superintendência de Recursos Hídricos da Bahia (SRH), prefeituras de Itapé, Ibicaraí, Floresta Azul, Firmino Alves e Santa Cruz da Vitória, Associação dos Usuários de Água do Rio Salgado (Auars) e do Comitê das Bacias Hidrográficas do Leste/Sul da Bahia.