
A professora Dolores entre professores do Fênix
Após a audição de uma mensagem gravada que contextualiza o amor, a professora Sandra, coordenadora do Objetivo Júnior – nova unidade de ensino fundamental I do colégio Fênix, entregou à homenageada uma placa dourada pela dedicação e apreço aos anos de magistério. Ao se pronunciar Dolores Vieira foi categórica: “O trabalho feito com amor, carinho e idealismo não é mais que obrigação do professor. O verdadeiro professor tem que amar ao que faz. Nisso tenho pautado toda a minha vida. Há precisamente 38 anos, é o que faço no Castro Alves”. Finalizou dizendo: “Afonso de Carvalho, Grupo Escolar Barão de Macaúbas, Grupo Escolar Gen. Osório, Grupo Escolar Estado do Ceará, Escola Castro Alves, cada um no seu tempo me traz muitas saudades.”
Alguns professores se pronunciaram durante a cerimônia. Marcos Silva disse: “A professora Dolores é um exemplo para as nossas vidas, um modelo de postura e ética. Este momento serve de estímulo para nossa caminhada de fé e esperança”. “Nos engrandece tê-la como referencial e muito nos honra que a educação tenha sido uma emoção na sua vida”, comentou Ivana.
Familiares da professora Maria Dolores Passos estiveram presentes e agradeceram a homenagem. Para o irmão Jorge Vieira, que atualmente reside em Brasília, “os governos não valorizam o ensino Fundamental, início da formação do indivíduo. A educação é fator imprescindível para o desenvolvimento econômico, político e social do País”. A pedagoga Glória Passos disse: “Minha mãe nos ensinou educação; não nos ensinou a ser empresários, visar lucros. Eu a comparo a um carvalho que você planta e fica firme no nosso lugar, uma madeira de lei que está em extinção”. E concluiu afirmando que “poucos são aqueles que fazem da educação a sua vida”. O bisneto Pedro d´El Rey Vieira de Andrade e a nora Sandra também participaram do evento.