Desde novembro até ontem, já participaram do censo 65% dos 973.864 aposentados que foram convocados a partir de outubro a fazer o recadastramento.
A convocação acontece por meio de avisos nos caixas bancários, editais publicados em jornais e sites de notícias e também por cartas enviadas às residências dos aposentados.
A Previdência alerta que os aposentados e pensionistas que tiverem o benefício suspenso só poderão receber o pagamento depois de atualizarem os dados cadastrais.
Para participar do censo, os convocados devem procurar a agência bancária em que recebem os benefícios com o CPF e um documento de identidade, como RG, carteira de trabalho, passaporte ou carteira de motorista.
A primeira etapa do censo inclui um total de 2,4 milhões de aposentados: 493.689 precisam se recadastrar até o final de março sob pena de perder o benefício a partir de abril e 967.076 devem comparecer à agência bancária até abril para não ter a aposentadoria cassada em maio. Desses, 59% e 51% já cumpriram a obrigação.
Até o final deste ano o governo planeja recadastrar outros 13 milhões de aposentados. O censo está sendo realizado com o objetivo de identificar e cortar benefícios fraudulentos.
Folha Online