Será realizado no período de 2 a 4 de Setembro, na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, município de Camacan, o II Encontro Pensar Cacau. O evento que terá como tema “Cacau e Alternativas” é idealizado e organizado pelo Instituto Pensar Cacau (IPC) em parceria com diversos segmentos da sociedade e do Poder Público.
Produtores rurais, pesquisadores, estudantes, empresários, agentes financeiros, ONGS e entidades governamentais são o público-alvo do evento que coincidirá com as comemorações dos 50 anos de aniversário de Camacan – tradicional município no cultivo de cacau e com alta concentração de produtores.
Com o tema “Cacau e alternativas”, o evento trará um conteúdo baseado em temas técnicos, não só direcionados para o cacau, mas também para todas as possibilidades de agregação de receita na propriedade.
Na sexta-feira, dia 2 de Setembro, a abertura do evento à noite contará com pronunciamentos de autoridades políticas do município, seguido do presidente do IPC, Águido Muniz, e ainda a apresentação do trailer do documentário “O Nó – Ato humano deliberado”, que está sendo produzido por Dilson Araújo.
Já no sábado (3), serão instaladas várias tendas para apresentação de palestras. Entre os temas que serão abordados: “Quebra do Ciclo da Vassoura de Bruxa e sincronização de produção de cacau”, “Cultura da Pupunha”, “Consórcio Seringueira/Cacau”, “Dívidas do Cacau”, “Cacau Fino”, “Mercado de Cacau”, “Turismo Rural”, “Novas Estratégias para aumentar a renda e o acesso aos mercados: experiência internacional” e “Eucalipto – novos sistemas agroflorestais”. Ainda haverá a inauguração do Memorial Maria Moura.
Por fim, no domingo (4) serão debatidos os temas “Cacau irrigado, novas tecnologias”, “Parceria Rural”, “Aproveitamento de madeira morta” e “Fruticultura”.