ADAB libera entrada de animais no Estado

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – Adab – publicou na edição de hoje (31) do Diário Oficial do Estado, a portaria 44 que libera a entrada de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos na Bahia. A medida revoga a proibição instituída em novembro para o ingresso de animais suceptíveis a febre aftosa. Está permitido o ingresso de animais vindos dos estados considerados livres da doença, como Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Sergipe, Rio de Janeiro, Tocantins, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Acre, além dos municípios de Boca do Acre e Guajará no estado do Amazonas. Continua a proibição para a entrada de animais provenientes do Mato Grosso do Sul e do Paraná.
Para bovinos e bubalinos com até 12 meses de idade (jovens), é necessária a comprovação de pelo menos duas vacinações contra a febre aftosa, com intervalo mínimo de 15 dias, sendo que a última deve ter sido realizada até, no máximo, 30 dias antes da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). De acordo com a portaria, ‘as medidas de vigilância adotadas pelos estados onde não foram registrados focos da doença têm contribuído significativamente para diminuir o risco de reintrodução do vírus em nosso estado. Enquanto que os episódios de febre aftosa ocorridos no Paraná e Mato Grosso do Sul ainda apresentam indefinições quanto à adoção das práticas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)’.

Não há proibição para a entrada de carnes bovinas desossadas, peles e couros em estado bruto, nem produtos lácteos industrializados, desde que tenham sido obtidos em estabelecimentos sob inspeção federal. Desde o mês de novembro do ano passado, estava em vigência a portaria 281, que proibia, por um prazo de 60 dias, o ingresso no estado de animais vivos susceptíveis à febre aftosa. A medida chegou a ser prorrogada por mais 30 dias, através do documento de número 358.

Fonte: Agecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *