Porto de Ilhéus terá investimentos para atração de novas cargas

A conclusão da retroárea de 100 mil metros quadrados que vai duplicar a capacidade de armazenagem, a construção de um terminal de containers e o inicio dos estudos técnicos para a ampliação do calado de 10 para 12 metros. Essas são as principais ações previstas para o Porto de Ilhéus em 2006. Os investimentos foram debatidos durante a reunião do Conselho de Administração da Companhia das Docas do Estado da Bahia, realizada hoje (30) na Associação Comercial de Ilhéus. O encontro contou com as presenças do presidente da Codeba Geraldo Simões, do presidente do Conselho e representante do Governo Federal Paulo Sérgio Passos e do vice-governador da Bahia e representante do Governo do Estado na Codeba Eraldo Tinoco.
Antes da reunião, aconteceu uma visita às instalações do porto ilheense, onde estão sendo realizadas as obras da retroárea e de instalação de equipamentos do ISPS Code, um sistema de segurança internacional, que certifica o porto ilheense para operar com qualquer unidade portuária do mundo, especialmente os Estados Unidos. O sistema deverá estar operando até março. As obras físicas estão concluídas e a Codeba inicia na próxima semana a implantação de equipamentos como sistema de vigilância interna, câmeras de vídeo, catraca digital e monitoramento eletrônico.

NOVAS CARGAS

O vice-governador Eraldo Tinoco destacou que a vocação do Porto de Ilhéus é a exportação da celulose produzida pela Veracel e Bahia Sul, em Eunápolis e Mucuri. A proposta foi incluída no Plano Estadual de Logística de Transporte (Pelt) e o Governo do Estado, juntamente com o Governo Federal, vem fazendo gestões junto às empresas para atrair essas cargas, que podem chegar a 1,5 milhão de toneladas/ano. “Para viabilizar a exportação de celulose, é fundamental a ampliação do calado para 12 metros”, disse Tinoco. Ele afirmou ainda que “ a exportação do cacau industrializado, que hoje é feito por Salvador numa logística que exige a utilização da rodovia BR 101 pode ser feita pelo Porto de Ilhéus, mas os navios containeiros geralmente são de grande porte, exigindo um calado maior”.

“Vamos investir na ampliação do calado para 12 metros e pretendemos estabelecer parcerias com a iniciativa privada”, garantiu o presidente da Codeba, Geraldo Simões. Segundo ele, a conclusão da retroárea “dará um impulso importante à atração de novas cargas, pois além da celulose, temos a possibilidade de exportar granitos, frutas, móveis, minérios e outros produtos, além de ampliar a exportação de soja, que em 2005 atingiu cerca de 1 milhão de toneladas”. Geraldo destacou ainda que o lucro operacional da Codeba em 2004, cerca de 5 milhões, estará sendo investido em obras de modernização do porto ilheense.

INVESTIMENTOS

Para o presidente do Conselho de Administração, Paulo Sérgio Passos, a política do presidente Lula “é fortalecer o sistema portuário baiano e nesse contexto temos que destacar a importância do Porto de Ilhéus para o Sul da Bahia. O incremento na movimentação de cargas implica no estímulo da atividade produtiva, com o aquecimento da economia e geração de empregos”. O investimento previsto para este ano nos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus chega a R$ 80 milhões.

O volume de cargas movimentadas nos portos baianos em 2005 atingiu 10 milhões e 100 mil toneladas. Isso significa uma movimentação de 7 bilhões de dólares em mercadorias, sendo US$ 3,6 bilhões por Salvador, US$ 3,1 bilhões por Aratu e US$ 300 milhões por Ilhéus. “Existe uma demanda reprimida que poderá ser suprida com a modernização do sistema portuário baiano e com a consolidação do modelo de gestão que estamos implantando, focado na eficiência, na qualidade dos serviços e na transparência nas relações com os operadores e os diversos segmentos da sociedade organizada”, afirma Geraldo Simões.

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