Diversos segmentos da sociedade de Ilhéus estão se unindo em torno da campanha de aniversário dos 90 anos do Abrigo São Vicente de Paula.
• O abrigo deve ser a mais antiga instituição filantrópica da cidade. Os 90 anos serão completados em setembro, mas as atividades comemorativas acontecem a partir de março. O médico geriatra Antônio Espírito Santo é o cirurgião dos novos tempos do “lar de idosos”.
• Desde que assumiu a direção do abrigo, um trabalho de dedicação exemplar, Espírito Santo procura dar à casa um padrão de qualidade exigido internacionalmente, dando mais dignidade ao acolhimento dos idosos. Várias obras de melhoramento estão sendo realizadas e a campanha dos 90 anos pretende arrecadar os recursos necessários à conclusão. O maior problema do momento são os constantes furtos que o abrigo sofre.
Setores ligados à Diocese de Ilhéus trabalham um projeto de criação de uma nova instituição de ensino superior.
• A futura Faculdade Dom Tepe, além de homenagear o bispo que permaneceu mais tempo à frente da igreja católica na região, nos últimos tempos, vai congregar e impulsionar a formação de novos teólogos. O projeto está sendo tocado sob a batuta do padre Alvino Cristo, uma das grandes lideranças católicas da cidade.
• Criada a faculdade, a instituição englobará o tradicional Instituto de Teologia de Ilhéus, que funciona há 27 anos, auxiliando a formação de novos padres e líderes religiosos. Além de Teologia, a Faculdade Dom Tepe quer oferecer o curso de Filosofia.
FORÇA POLICIAL
A Polícia Militar faz novos investimentos e estratégias para expandir o serviço de segurança pública na região de Ilhéus.
• A sede do comando do II Batalhão de Polícia Militar vai mudar novamente. Retorna à antiga sede da Sudic, no Distrito Industrial, no Iguape, até que as obras de reforma sejam concluídas na tradicional sede do Batalhão na Barra.
• Está sendo criada uma companhia de polícia exclusiva para a Costa do Cacau, uma força especial para atuação na região litorânea, onde a questão da segurança se agravou. A companhia vai funcionar provisoriamente em outro local, mas depois ocupará o espaço da Sudic.
• A Polícia Rodoviária Estadual está implantando um posto de comando tático e ostensivo na estrada Ilhéus-Itabuna, onde ia funcionar o “posto de informações turísticas Jorge Amado”. Por outro lado, a transformação do Cierg, tradicional escola pública do Pontal, em Colégio Militar, está causando curiosidade na cidade.
ESCOLA CASTRO ALVES
Em um gesto bonito e emocionante, a professora Maria Dolores Vieira Passos, fundadora da Escola Castro Alves, distribui um comunicado à sociedade avisando sobre o fechamento da escola.
• Com 84 anos de idade, 68 de magistério e 37 anos como diretora da Escola Castro Alves, dona Dolores não resistiu ao implacável jogo empresarial do ensino de hoje. Sempre dedicada ao ensino fundamental, a professora percorreu todos os limites das escolas pública e privada, como um soldado fiel.
• A escola Castro Alves, que sempre foi uma referência na cidade, passará agora para as cenas imaginárias de tantos quantos lá estudaram, ensinaram e trabalharam. Antes de sair da cena comercial, Maria Dolores visitou as escolas privadas da cidade. Ela continuará prestando serviços à escola pública, como voluntária.
• Comendadora da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, pelos relevantes serviços prestados á causa do ensino no município, dona Dolores está sendo homenageada por diversos segmentos. No próximo dia 3 de fevereiro, ela será festejada durante o encerramento da jornada pedagógica do colégio Fênix Objetivo, dirigido pelo escritor Arléo Barbosa.
CURTAS E BOAS
No próximo dia 20 de fevereiro, uma nova faculdade à distância inaugura atividades em Ilhéus. A Educon vai funcionar em parceria com o colégio Vitória, no bairro da Conquista. O curso de Serviço Social terá como alunos os radialistas Yolando de Souza e Odara Ramos e a secretária do abrigo São Vicente de Paula, Mônica Mendonça.
O advogado e professor universitário Otávio Augustus Carmo, ex-procurador geral do município, comemorou mais um aniversário durante jantar preparado especialmente por Élvia Torres, sua esposa. Lá estavam Gerusa e Accioly da Cruz Moreira, os irmãos Marcos e Maria Vitória Carmo, Edna e José Torres, Lorena e José Augusto Andrade, Shirlinha e Angelitinho Tavares, Regina Lino e Antônio Vieira, Carlos Pereira e Aloísio Filho.
Noite de núpcias para Júlia Mendonça e Régis Leite neste sábado, dia 28 de janeiro, às 20 horas, na igreja Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus. Recentemente formada em Fisioterapia, Júlia é filha de Lolô Albagli e do empresário Marcelo Mendonça. Régis é filho de Wanda Maria Aragão e de Evandro Magalhães Leite.
O campus Soane Nazaré de Andrade da Universidade Estadual de Santa Cruz já dispõe de serviços do Bradesco, Banco Real e do Banco do Brasil. A comunidade universitária pede também a disponibilidade de terminais eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
Portador de passaporte azul, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Antônio Joaquim Bastos da Silva, se prepara para mais uma viagem internacional. Ele embarca na primeira semana de fevereiro com destino à China, integrando uma missão brasileira de 21 reitores.