INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Centro oferecerá atenção a famílias de baixa renda

Ilhéus inaugura Samu no dia 2 de fevereiro

Exposição retrata beleza e encantos de Ilhéus

Quatro mil turistas chegarão a Ilhéus em mais dois navios

Programa Sentinela discute plano operativo para 2006

Secretário diz que fiscalização em postos de saúde é ‘salutar’

Centro oferecerá atenção a famílias de baixa renda

Ilhéus implantará quatro centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para atendimento a cerca de 20 mil famílias, com ações que vão do acompanhamento familiar ao combate à exclusão social. A garantia de instalação dos Centros foi dada pela secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, para quem estes núcleos funcionarão como “articuladores de serviços e de fortalecimento das ações de combate à pobreza, desenvolvidas pelo poder público”. Segundo ela, todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias e a cidadania.

Os núcleos, também chamados de Casas da Família, serão instalados no Couto, Sambaituba, Teotônio Vilela e São Miguel. Ela explica que a escolha dos locais foi feita levando-se em conta os problemas sócio-econômicos de cada localidade. Cada núcleo terá capacidade para atender cerca de 5 mil famílias. Fátima Reis disse que os núcleos deverão ter trabalho voltado ainda para assegurar os direitos dos beneficiados. As Casas atenderão também famílias que residem no entorno da comunidade em que serão instaladas.

Cada Casa de Família funcionará por meio de uma “rede básica de ações articuladas e oferecendo serviços na sua área de influência”. Para atender o público, os núcleos contarão com recepção, salas de entrevistas e salões para reunião com grupos de famílias, além de área para atividades terapêuticas. As famílias serão atendidas por uma equipe formada por profissionais como assistentes sociais, psicólogos, atendente administrativo, coordenador e estagiários. “Todo o trabalho visa promover a emancipação destas famílias”, assegura a secretária de Assistência Social e Trabalho.

Atendimento

As equipes técnicas estarão capacitadas para fazer a recepção e o cadastramento de famílias, levantamento e identificação das necessidades das famílias cadastradas, atendimento sócio-assistencial e avaliação dos serviços assistenciais. As Casas de Família terão apoio logístico e operacional do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Fátima Reis observa que o projeto também prevê “o mapeamento de oportunidades de geração de renda e a articulação com os demais poderes públicos”.

Ilhéus inaugura Samu no dia 2 de fevereiro

O Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ilhéus será inaugurado no dia 2 de fevereiro, em solenidade autorizada pelo Ministério da Saúde, de acordo com informação do secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz. O Samu resulta de ações do prefeito Valderico Reis junto ao Ministério da Saúde, sendo que ao município cabe a responsabilidade de montar a estrutura física, contratar pessoal e administrar o serviço. O Serviço terá sua sede de operações num prédio em frente ao Terminal Rodoviário de Ilhéus, funcionando com cerca de 70 profissionais, já especialmente treinados. A unidade contará com quatro veículos para o atendimento de urgência, sendo que um deles dispõe de equipamentos para atuar como UTI-Móvel.
“A capacitação de médicos, enfermeiros, auxiliares de regulação, auxiliares de enfermagem, motoristas, operadores de rádio e pessoal de apoio administrativo também foi assumida pelo governo municipal, para que o Samu 192 fosse rapidamente colocado em condições de funcionar e servir à população”, salientou Carlos Henrique Luz. O secretário destacou o esforço do prefeito Valderico Reis para dotar a cidade de um serviço de emergência pré-hospitalar com qualidade de primeiro mundo.
O Samu 192 é um serviço de urgência qualificada, com assistência pré-hospitalar no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). O objetivo é prestar assistência, em primeiro nível de atenção, fora do ambiente hospitalar, aos portadores de quadros agudos, sejam de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica, funcionando 24 horas por dia, para dar resposta rápida a todo tipo de chamada. “Estamos certos de que, a partir de 2 de fevereiro, teremos um atendimento de urgência/emergência bem qualificado, com capacidade para salvar muitas vidas”, afirmou o secretário Carlos Henrique Luz.
Como funciona
O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente. Assim, orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

Exposição retrata beleza e encantos de Ilhéus

Apresentações culturais e um vídeo mostrando as belezas, a história e a riqueza cultural de Ilhéus foram os destaques de uma exposição da Secretaria Municipal de Turismo, no shopping Itaigara, em Salvador. Os visitantes da mostra ficaram contagiados pelas belezas da cidade mostradas no evento e pela riqueza cultural da terra que conquistou o mundo através da literatura amadiana. “Alcançamos um resultado muito bom em termos de visitação e percebemos no público o interesse pela cidade”, diz o secretário de Turismo, Raymundo Mazzei.

O município participou do projeto cultural Encontros do Interior, desenvolvido pelo Itaigara, e que a cada semana destaca uma cidade baiana. Ilhéus foi o segundo município a mostrar os seus atrativos em Salvador. A mostra organizada pela Setur contou com folheteria e apresentações culturais, com os atores Janete Lainha e Ely Zidro representando cenas inspiradas no romance “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado.Quem visitou o estande ilheense ainda conferiu, através de vídeo, informações importantes sobre o principal destino turístico da Costa do Cacau e imagens das belas praias, do patrimônio arquitetônico e fatos que marcaram a história do município.

O secretário disse que a visitação foi muito boa e entusiasmou a quem visitava o estande, “pela forma lúdica e pelas belezas que Ilhéus possui”. Mazzei acredita ser este tipo de divulgação um dos maiores responsáveis pelo aumento da visitação de turistas ao município. “No ano passado, nós divulgamos a cidade nos principais pólos emissores de turistas e esta ação será ainda mais reforçada agora”, assegurou. Para esse verão, por exemplo, a estimativa é de que mais de 118 mil pessoas de várias partes do estado e do país visitem Ilhéus.

O titular da Setur acredita que estas ações e a parceria com o trade deram uma nova dinâmica ao turismo local e que a busca pelo profissionalismo renderá ainda mais resultados para a cidade. Ele enfatiza que a exposição de Ilhéus em Salvador foi bastante positiva e acrescentou que somente no Itaigara a média diária de consumidores circulando por aquele centro de compras chega a 30 mil pessoas. “Quem nos visitava se encantava pelas belezas naturais e pela nossa rica histórica”, diz.

Quatro mil turistas chegarão a Ilhéus em mais dois navios

Outros dois navios atracarão no Porto Internacional na próxima quinta-feira, 26, às 8h, dando continuidade à movimentada temporada de transatlânticos que chegam a Ilhéus nesse verão. Tanto o Costa Victoria quanto o Mistral já estiveram na cidade e, dessa vez, trazem cerca de quatro mil turistas para conhecer a “Terra da Gabriela”. O Mistral, navio com 47 mil toneladas, 216 metros de comprimento e capacidade para acomodar 1.600 passageiros em suas 598 cabines, está fazendo folia em águas brasileiras pela segunda vez. De propriedade da megacorporação espanhola Iberojet/Iberostar, o Mistral deixa a costa do Mediterrâneo para passar toda a temporada em águas brasileiras, antes de se dirigir para o Caribe, onde passará todo o inverno.

O charmoso e elegante Costa Victoria, que já esteve em Ilhéus outras duas vezes nesse verão, volta à cidade trazendo cerca de 2.400 visitantes de várias nacionalidades. Este é o maior navio de cruzeiros da costa brasileira, com 252 metros de comprimento, 964 cabines e mais de 77 toneladas. Uma das grandes atrações do navio é a Concorde Plaza, um verdadeiro observatório sobre o mar, que reúne beleza, conforto e diversão.

A Secretaria Municipal de Turismo vai mobilizar sua estrutura de receptivo para dar as boas-vindas aos visitantes. Eles serão recepcionados no porto por atores caracterizados como personagens da literatura amadiana e farão visitas ao centro histórico da cidade, com passagens pelo Vesúvio, Catedral de São Sebastião, Fundação Cultural e Casa dos Artistas, entre outros locais, onde poderão conhecer as riquezas históricas e culturais da cidade, além de suas belezas naturais.

O secretário de Turismo de Ilhéus, Raymundo Mazzei, contou que o receptivo foi organizado para conseguir atender bem a todos os turistas que chegam à cidade, principalmente nesses dias em que mais de um navio atraca no Porto de Ilhéus. “Dividimos em filas separadas os veículos que farão o receptivo, como táxis, vans e ônibus, para evitar qualquer tipo de confusão”, disse.

Além disso, ao descer do navio, os visitantes receberão um folder com o mapa e informações da cidade, traduzido em três idiomas. “Nos preparamos para receber turistas de todas as partes do mundo”, afirmou Mazzei, destacando que dentro da área portuária também foi instalado um estande da Setur com fotos da cidade e dos seus principais atrativos, para que os turistas escolham o passeio que desejam fazer durante o dia.

A estimativa é de que até o final da temporada, no dia 22 de março, 50 mil turistas tenham chegado a Ilhéus, em 29 navios. Mazzei considera que “essa é a melhor temporada no que se refere à passagem de transatlânticos pela costa ilheense”. Ele disse que apesar do pouco tempo que esses visitantes ficam na cidade, são capazes de gerar um bom movimento para o comércio local, já que cada passageiro gasta, em média, 32 dólares na cidade.

Programa Sentinela discute plano operativo para 2006

Na próxima quinta-feira, 26, às 8h, será realizada em Ilhéus a primeira reunião do Plano Operativo de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. O objetivo do encontro coordenado pela equipe do Programa Sentinela, é planejar a operacionalização e colocar em prática as determinações do plano de enfrentamento. Neste mesmo dia, os participantes da rede de proteção receberão o regimento do programa.

O Sentinela, desenvolvido pelo governo federal e apoiado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, comemora os resultados positivos de 2005.

O programa, que deveria atender 80 casos por mês, já contabiliza mais de 200 atendimentos, além de diversas ações de combate à violência, abuso e exploração sexual, assim como atividades educativas para a conscientização da comunidade.

Segundo a coordenadora do Programa Sentinela em Ilhéus, Maria José da Hora, os bons resultados obtidos foram decorrentes do fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente, graças ao trabalho conjunto e às parcerias firmadas com as instituições de segurança pública, Conselho Tutelar, Ministério Público, Ongs e a sociedade como um todo. Outro ponto de destaque ficou por conta da inserção de famílias em programas sociais, além da promoção e participação do município em fóruns e conferências.

“O acolhimento das idéias do programa foi muito satisfatório, pois a sociedade passou a compreender melhor o funcionamento e a importância do Sentinela”. Ela explicou que o plano de enfrentamento atuará em seis eixos principais, dentre eles a prevenção, mobilização e articulação, defendendo e protegendo a criança em todos os aspectos. “Acreditamos que com o trabalho realizado no ano passado, juntamente com o que estamos planejando para esse ano, estaremos dando um grande passo rumo ao enfrentamento da violência contra a população infanto-juvenil na cidade”, disse Maria José.

Os principais objetivos do programa são prestar atendimento social especializado às crianças e adolescentes vítimas de violências, bem como aos seus familiares. Ele cria condições para a garantia dos direitos fundamentais e o acesso aos serviços públicos existentes no município às crianças e adolescentes atendidos, desenvolvendo ações sociais para o fortalecimento da auto-estima e o restabelecimento do direito à convivência familiar e comunitária.

As ações desenvolvidas vão desde o encaminhamento à rede de atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente até a prestação de serviços de abordagem educativa às vítimas de exploração sexual nas ruas, com redes organizadas e de apoio psicossocial a grupos de famílias e o recebimento de casos encaminhados pelo Conselho Tutelar do município para análise e estudo da situação.

Secretário diz que fiscalização em postos de saúde é ‘salutar’

O secretário de Saúde de Ilhéus, Carlos Henrique Luz, disse que é salutar a “fiscalização” que vereadores têm feito nos postos médicos da cidade, mas que “é necessário separar o trabalho patriótico, em nome da população, e a atividade meramente política, que visa benefícios eleitorais próprios ou de grupos”. Ele reconhece que a saúde pública em Ilhéus tem problemas, mas que não são decorrentes do abandono ou da falta de ações, mas inerentes ao próprio sistema. “De toda forma, as denúncias feitas aos jornais estão sendo apuradas pela Atenção Básica, com nosso empenho pessoal, e se culpados há eles serão responsabilizados”, adiantou.

Ainda de acordo com Carlos Henrique Luz, o reconhecimento de que as queixas contra a saúde pública são universais não justifica o imobilismo. “Não estamos de braços cruzados”, salientou, acrescentando que “a administração do prefeito Valderico Reis já obteve índices de saúde pública muito melhores do que os do governo anterior”. E citou melhorias significativas no atendimento ao meio rural (com médicos, dentistas e exames preventivos), a aquisição do Samu 192 (a ser inaugurado no dia 2 de fevereiro), o controle da dengue e o saneamento do quadro de pessoal, com a gradativa substituição de servidores contratados pelos concursados.

O secretário destacou os números da dengue, encontrados em índices alarmantes, com a cidade à beira de um surto da doença. “Este governo baixou o índice de infestação pelo mosquito dos 30% que herdou da administração passada para menos de 3%, o que, se não é ideal, precisa ser reconhecido como uma grande vitória”, disse. Ele voltou a desmentir as acusações de que o governo municipal tenha má vontade com o Hospital São José, conforme alguns setores têm insinuado. “Tanto não existe indisposição do secretário de saúde ou do prefeito que repassamos, durante cinco meses de vigência do convênio, R$ 150 mil ao hospital, cobrindo até outras despesas, além da UTI”, exemplificou Carlos Henrique Luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *