No programa “O Tabuleiro” desta segunda-feira (23/01) o radialista Vila Nova recebeu em entrevista o vereador da cidade de Ilhéus, Jailson Nascimento (atualmente sem partido). Na ocasião o vereador falou sobre problemas que acarretam a cidade a exemplo das placas de sinalização urbana e a problemática dos semáforos. Quando interpelado sobre a visita ao Tribunal de Contas do Município o vereador afirmou que apesar do prefeito Valderico Reis dizer que o município não possui recursos suficientes para administrar não é isso o que se vê nos processos enviados ao Tribunal. Segundo o vereador estão sendo feitas péssimas aplicações do dinheiro público principalmente por conta dos investimentos desnecessários e da prioridade às empresas de outros municípios como Itabuna, Vitória da Conquista e Ibicaraí.
Jailson também alertou sobre a intervenção no SIT (Sistema Inteligente de Transporte) que apesar de já ter sido considerado arbitrário pela Justiça o interventor continua recebendo o salário de quatro mil reais. Sobre a manutenção das estradas no município o vereador afirmou que encontrou no Tribunal de Contas processo do mês de outubro um pagamento de R$ 125.840,00 à empresa LR Terra Planagem para a manutenção das estradas do Japu, Maria Jape e Banco do Pedro. Mas, segundo reclamações feitas na época os alunos ficaram sem aulas por conta das fortes chuvas e das péssimas condições das estradas o que impossibilitou o acesso àqueles locais.
Na oportunidade o vereador mostrou sua indignação com relação ao fechamento da Maternidade Santa Isabel, e questionou sobre o investimento da verba enviada para a instituição que, antes recebia mais de cem mil reais mensais e hoje recebe apenas trinta mil. Disse ainda, que a empresa LANDEX, de Salvador, que fornece medicamentos e materiais para consultório, ganhou uma licitação de quatro anos na cidade de Ilhéus e que no ano passado chegou a faturar quase um milhão e meio de reais.
Na entrevista ele falou também sobre o possível fechamento da UTI de Ilhéus e sobre o não funcionamento do SAMU. Chegou também afirmar que se depender da presença do Ministro da Saúde o SAMU não será inaugurado uma vez que ele não compareceu em cerca de 80% dos SAMU’s inaugurados. O vereador concluiu falando a respeito da contratação da nova empresa que irá fazer a coleta do lixo em Ilhéus e afirmou que continuará fiscalizando o governo da mesma forma como fez na administração passada.
De “O Tabuleiro”