Informativo ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus

Reunião da Ceac aborda projetos de cidadania e meio ambiente

Fundaci faz lançamento do Guia Ilhéus Cultural

Ilhéus discute melhorias para segurança em Ponta da Tulha

Ilhéus Fitness agita verão com música, ginástica e esporte

Doação ao Hospital São José depende do Conselho de Saúde

Reunião da Ceac aborda projetos de cidadania e meio ambiente

Projetos como o do plantio de árvores em extinção e o da cocada ecológica serão abordados em reunião que a Central de Associações Comunitárias e de Moradores de Ilhéus (Ceac) promove nesta segunda-feira (23), a partir das 19 horas, em sua sede no bairro do Malhado. A central reúne 103 associações e destaca-se por iniciativas voltadas à promoção da cidadania em comunidades carentes. A reunião, de acordo com o presidente da Ceac, Celso da Silva, tem o objetivo de “divulgar projetos, fazer um balanço das ações e ampliar a participação comunitária”.

O principal assunto será a avaliação dos projetos do plantio de espécies nativas em extinção e o “Cocada Ecológica”. Na primeira iniciativa, cada um dos líderes de associações-membros da central foi incentivado a cultivar cem mudas de pau-brasil em sua comunidade. “Com essa proposta, a nossa intenção foi a de garantir o cultivo de 10 mil mudas, considerando a participação das mais de 100 associações que agregamos”, informa Celso da Silva. Ele acrescenta que o projeto será ampliado, graças ao recente compromisso da Ceplac de doar 100 mil mudas.

O Cocada Ecológica viabiliza a produção do doce com a utilização de cacau orgânico e sem adição de qualquer ingrediente químico na receita. O produto tem feito sucesso no Estádio Mário Pessoa, em dia de jogo do Colo Colo, mas por trás do sabor da cocada existe um importante trabalho social, que beneficia cerca de 500 domésticas ilheenses.

“Todas as nossas ações são estritamente voltadas para o estímulo ao exercício da cidadania”, afirma o presidente da Ceac. Além das ações já citadas, ele destaca como outra iniciativa da instituição o projeto de “alfabetização funcional”. A idéia maior é não se limitar ao simples ensino da leitura e da escrita, mas estimular os alunos a ter interesse pela Constituição Federal, Código de Defesa do Consumidor e Lei Orgânica do Município.

Todas essas ações serão discutidas no encontro de segunda-feira que, de acordo com Celso da Silva, também vai servir para coletar sugestões entre os membros da Ceac e abordar outros assuntos de interesse coletivo. A sede da entidade funciona na Avenida Uberlândia, 220, no Malhado.

Fundaci faz lançamento do Guia Ilhéus Cultural

A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) lançará ainda em janeiro o Guia Ilhéus Cultural, uma publicação trazendo uma série de informações de cultura e agenda da “Terra de Gabriela”. Coordenado pelo assessor da Fundaci, Marcos Magno, o guia trará programação de shows e eventos e terá distribuição voltada para pousadas, hotéis e bares da cidade. O guia terá como objetivo orientar turista e a população fixa sobre pontos e opções de lazer e entretenimento na baixa e na alta estação. “O Guia é inédito em Ilhéus e reforça a posição do município de berço cultural sul-baiano”, acrescenta Marcos Magno.

Além da orientação sobre shows e outros eventos culturais, a edição pode ser utilizada como um forte aliado sobre onde buscar baladas, feiras, shows e exposições. A primeira edição do Guia tem informações e dicas do programa esportivo Ilhéus Fitness, da Expo Ilhéus e de baladas na avenida Dois de Julho, ponto de encontro de jovens, no centro da cidade, e no bairro do Pontal. Possui diversas dicas sobre onde encontrar música ao vivo, a exemplo de bares e pontos do Quarteirão Jorge Amado.

No Guia Ilhéus Cultural encontram-se ainda informações sobre peças teatrais e shows musicais com respectivas casas de espetáculos e endereços. Todos os bares que promovem música ao vivo, além de restaurantes com suas especialidades gastronômicas, podem ser encontrados na publicação que deverá agradar tanto o público quanto ao trade turístico. Os telefones de casas de espetáculos e outras casas noturnas encontram-se no final da publicação, dando uma idéia da funcionalidade do documento.

O Guia Ilhéus Cultural é uma realização da Prefeitura de Ilhéus, através da Fundaci, Secretaria de Turismo e Assessoria de Comunicação Social. O asessor da Fundaci, Marcos Magno, acredita que a publicação será muito bem aceita, pois incentiva a cultura local e estimula a economia ilheense, com a atração de público, “também desmitificando uma imagem de que a cidade não possui opções de entretenimento, principalmente à noite”.

O secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, diz que o Guia Cultural mostra a nova concepção de lazer e entretenimento em Ilhéus e a capacidade de organização da iniciativa privada e do setor público. “A cidade sempre foi reconhecida por suas belezas naturais e este guia mostra que a cidade tem procurando se organizar e criar opções para o nativo e quem procura a cidade para passar as férias ou se divertir”.

Ilhéus discute melhorias para segurança em Ponta da Tulha

Representantes da Prefeitura de Ilhéus, da Casa dos Conselhos e do comando da Polícia Militar estudam medidas emergenciais para melhorar a segurança pública em Ponta da Tulha, comunidade distante cerca de 17 quilômetros do perímetro urbano. A presidente da Casa dos Conselhos, Joziana Alves, sugeriu que a associação de moradores elaborasse um abaixo-assinado e enviasse ao prefeito Valderico Reis e ao governador Paulo Souto solicitando a ampliação do número de PMs em Ilhéus. “Acredito que com a formatura de novos militares ocorrida esta semana, o governador irá contemplar o nosso município, e por extensão, os moradores de Ponta da Tulha”, disse.

Na reunião – realizada ontem (18) à tarde, na escola municipal local – foi discutida a criação de um posto policial na localidade. O coronel Juvenal Teixeira, comandante do 2º BPM, alegou impossibilidade de atender essa reivindicação a curto prazo. Garantiu que houve um déficit de policiais no seu quartel nos últimos meses. Mas mesmo assim vem obtendo saldos positivos com a implementação de medidas para combater a criminalidade. Lembrou que de 2004 a 2005 houve uma redução de 30% no número de ocorrências policiais.

De posse de dados oficiais, o coronel mostrou à comunidade que nos últimos meses o batalhão acumulou um déficit de quase um terço do efetivo fixo. Alguns dos PMs são transferidos para os colégios militares de Itabuna e de Ilhéus e para outras cidades, “Para atender os dezenove municípios que estão sob a jurisdição do 2º BPM, contamos com mais de 400 homens disponíveis”. O Batalhão chegou a dispor de um efetivo de, aproximadamente, 900 soldados.

De acordo com o coronel, num prazo máximo de 30 dias o governador Paulo Souto vai montar um policiamento ostensivo em toda a faixa litorânea da região. As ações abrangem os municípios de Ilhéus, Itacaré, Una e Canavieiras. A sede da companhia está situada na avenida Proclamação, Jardim Savóia. São 100 homens que integram um pelotão especial da PM. Eles passaram por uma seleção criteriosa e estão sendo treinados para essa função. Um dos objetivos da companhia é melhorar a segurança pública na orla norte da cidade.

Ilhéus Fitness agita verão com música, ginástica e esporte

Muita ginástica, dança, jogos esportivos e shows musicais agitam ilheense e turistas que visitam a cidade nesta temporada de verão. O Ilhéus Fitness acontece todas as quintas-feiras na avenida Soares Lopes e aos domingos nas praias, trazendo sempre uma atração diferente. Nesta quinta-feira (19), a animação fica por conta da banda de pagode Parangandan e, no próximo domingo (22), a festa será na Praia dos Milagres, em Olivença, com a banda Forró Caliente, a partir das 10h.

O projeto, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Cidadania, em conjunto com a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e Secretaria de Turismo, tem como proposta levar ao público atividades ligadas ao esporte, lazer e entretenimento. O vice-prefeito e secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima, diz que o projeto tem atraído cada vez mais público e já está consolidado no município.

De acordo com a programação elaborada pela Secretaria, ainda deverão se apresentar no Ilhéus Fitness, em janeiro, as bandas Imagem da Bahia (dia 26), Zumzumbah (dia 29, na Praia da Maramata). Em fevereiro, estão programadas apresentações das bandas Xuxu e a Feira (dia 3) e Alex Lessa (dia 5 na Ponta da Tulha). O encerramento do projeto está previsto para o dia 19 de fevereiro, no bairro São Domingos. Campeonatos esportivos

Newton Lima disse que, em paralelo à programação do Ilhéus Fitness, são realizadas competições de três diferentes modalidades esportivas, na arena da Avenida Soares Lopes. Dia 22, será realizada a grande finalíssima do campeonato de dupla de vôlei. Nos dias 26 e 27 acontece a fase final do campeonato de futevôlei. Já no dia 4 de fevereiro está prevista a etapa do beach soccer.

Doação ao Hospital São José depende do Conselho de Saúde

O Hospital São José recebeu da Prefeitura de Ilhéus, no ano passado, R$ 150 mil, para cobertura de despesas da UTI e do Pronto Socorro, no valor de R$ 15 mil mensais para cada serviço, como resultado de um convênio assinado com o município. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Luz, essa verba foi doada ao hospital durante todos os meses de vigência do convênio, que já expirou. “Qualquer nova doação dependerá da análise da prestação de contas da verba anterior, o que será feito pelo Conselho Municipal de Saúde”, disse.

O secretário salientou que o Conselho é órgão soberano, com funções determinadas em lei, sendo uma delas a fiscalização do emprego dos recursos doados, como neste caso. Dirigentes do Hospital São José estiveram reunidos com vereadores de Ilhéus na manhã de quarta-feira (18), quando foi discutida a renovação do convênio. O secretário Carlos Henrique Luz compareceu ao encontro por sua própria iniciativa, quando mostrou aos presentes a realidade da situação: o convênio está vencido, a prestação de contas foi apresentada, mas sua aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde ainda não foi feita.

“Nossa presença no encontro foi porque consideramos muito estranho que as questões da saúde pública municipal sejam analisadas sem convite ao gestor”, explicou. Quanto à renovação, ele afirmou que nada pode ser feito antes do pronunciamento do Conselho (que se reúne no próximo dia 24). “O que posso adiantar é que não há má vontade, nem minha nem do prefeito Valderico Reis, conforme se alegou, tanto assim que o convênio de R$ 150 mil, durante cinco meses do ano passado, foi inteiramente cumprido”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *