INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Feira da Mata Atlântica discute oportunidades do agronegócio

Maramata vai lançar site e apresentar projetos para 2006

Ponto Facultativo

Shopping expõe belezas da “cidade das praias”

Membros do Conselho Tutelar serão escolhidos em fevereiro

Olivença contará com serviços oferecidos pelo Banco Popular

Assistência Social desenvolve projeto de interiorização em Ilhéus

“Vem Louvar Verão” vai trazer atração nacional para Ilhéus

Feira da Mata Atlântica discute oportunidades do agronegócio

A diversificação da lavoura regional e a revitalização da economia são os principais temas da Feira de Agronegócios e Econegócios da Mata Atlântica (Agronema), que será realizada entre os dias 9 e 12 de maio, em Ilhéus, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Nesta quarta-feira (18), o prefeito Valderico Reis e secretários municipais discutiram com a organização detalhes do evento e o estímulo a novas tecnologias na região da Mata Atlântica. A Agronema terá seminários com especialistas em agropecuária e econegócios e exposições, transformando-se num ‘fórum’ sobre a atualidade e as perspectivas do setor no sul da Bahia.

Segundo o coordenador geral da Agronema, Célio Kersul, o objetivo é promover intercâmbio de tecnologias e experiências para culturas como a cacauicultura, agroindústria, apicultura, eqüicultura e flores tropicais. Serão realizados feiras e seminários temáticos durante os quatro dias do evento, além de convenção com secretários municipais de agricultura e de indústria. “Durante três dias, os secretários terão um programa especial de discussões sobre o tema agronegócio”, destaca Célio.

Ainda de acordo com a coordenação da Agronema 2006, a intenção é “mostrar a cadeia dos principais cultivos da região sul da Bahia, com os seus produtos na forma natural e industrializada”. O publicitário e organizador Márcio Lessa, da M-21, destaca que o evento terá edição anual e se propõe a “discutir alternativas de agronegócios sustentáveis da Mata Atlântica”.

Produtores, administradores rurais, empresários, secretários municipais, pesquisadores, estudantes e ONGs fazem parte do público alvo do evento que pretende ter dimensão estadual. O prefeito Valderico Reis disse apoiar eventos que busquem novas alternativas econômicas e sustentáveis para o desenvolvimento da região sul da Bahia. O prefeito falou ainda dos diversos projetos que têm a parceria do município, a exemplo da criação de avestruz (struthiocultura), mandiocultura e flores tropicais. “Nosso governo está apoiando a agricultura e dá prioridade à geração de emprego e renda”.

O secretário de Agricultura, Interior e Pesca, Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho), disse que a Agronema é uma grande oportunidade “para discutir o potencial que o sul da Bahia possui para o agro e econegócios”. Segundo ele, “essas discussões são importantes para se criar meios de gerar emprego e renda e fixar o homem no campo, além de fortalecer a nossa economia”. Agropecuaristas e profissionais ligados aos agronegócio também participaram da reunião no salão nobre do Palácio Paranaguá.

Seminário

Os participantes da Agronema estarão em contato com novas tecnologias para o campo e a agroindústria, além de discutir novos conceitos em agro e econegócios. De acordo com a organização, estão programados seminários temáticos sobre cacau, aqüicultura, apicultura, agroindústria e flores tropicais e uma oficina de difusão de tecnologias. Os seminários abordam perspectivas para estas áreas do agronegócio, linhas de financiamento e análises de risco.

Maramata vai lançar site e apresentar projetos para 2006

Uma série de projetos voltados à preservação do meio ambiente e promoção da consciência ambiental em Ilhéus está sendo criada pela Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). As idéias serão apresentadas para secretários municipais, autoridades e profissionais da imprensa, juntamente com o lançamento do site oficial da Maramata, nesta quinta-feira, 19, às 16h, no espaço “Maria Bunita”, na Avenida Lomanto Júnior, Pontal.

Uma das principais vertentes da proposta é oferecer cursos de capacitação, atividades com crianças e adolescentes das escolas municipais, workshops, ações em parceria com as universidades, encontros e atividades esportivas. Alguns dos projetos que serão apresentados nessa reunião são: Projeto Ambiental Universitário, Projeto Integração, Maramata Fest, Corrida Rústica de Olivença, Jogue Limpo com seu Bairro, Projeto Resgate, Jornal da Maramata e outros que já estavam sendo desenvolvidos no ano passado e terão continuidade agora.

Uma das grandes novidades para esse ano é o projeto “Maramata: ambientando o futuro”, que está sendo desenvolvido conjuntamente com a Faculdade Madre Thaís e empresas da região. A FMT vai construir um anexo no campus da Maramata, onde serão abertas 40 vagas para o curso de Gestão Ambiental. Para formar a turma, será feita uma pré-seleção com os alunos que tiverem concluído o ensino fundamental e médio em escolas da rede pública. Do total de vagas, dez serão garantidas pelo grupo português Wondetur, que está lançando um empreendimento em Ilhéus e a pedido do presidente da Maramata, Jerbson Moraes, resolveu investir no trabalho sócio-ambiental.

Outro projeto que será lançado este ano é o “Jogue Limpo com seu bairro”, trazendo à tona a importância da reciclagem de lixo. O objetivo é erradicar o depósito de lixo em locais inadequados, através da conscientização da comunidade e da implementação da coleta seletiva. As atividades serão realizadas por alunos da rede pública que farão o curso de agentes ambientais, que integra outro projeto da Maramata.

Também está sendo desenvolvido um curso intensivo de aperfeiçoamento em inglês para os funcionários da Maramata, com o objetivo de que eles possam recepcionar os visitantes estrangeiros. O coordenador do curso, José Walter, acredita que a capacitação possa ser estendida também para outras secretarias, como a de educação. Walter também está coordenando um grande projeto, o da Escola Náutica, que se encontra em fase de pesquisas e contatos com parceiros. “Ilhéus tem uma grande enseada e nenhuma escola náutica”, justifica. Ele observa que o esporte oferece mais qualidade de vida à população e tira as crianças das ruas.

Na oportunidade, também será lançado o site oficial da Maramata, que trará informações sobre os projetos e ações da entidade. Jerbson Moraes ressalta que “o site será mais um instrumento de divulgação das ações da Maramata, o que é de suma importância para a nossa proposta de difundir a conscientização ambiental”. Ele diz que a Maramata tem sido uma instituição atuante, e acredita que em 2006 muitas ações irão beneficiar a comunidade ilheense, no que se refere à conscientização e preservação ambiental.

Ponto Facultativo

Em virtude das comemorações referentes ao Dia de São Sebastião, a Prefeitura de Ilhéus decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (20). Apesar de não ser oficialmente padroeiro da cidade, o santo é bastante cultuado pela comunidade local, o que justifica ao município liberar o expediente dos servidores públicos nesta data. A liberação não alcança as repartições que não podem sofrer interrupção nos serviços, a exemplo das unidades de saúde de emergência.

Shopping expõe belezas da “cidade das praias”

A história, as belezas e a riqueza cultural de Ilhéus farão parte de uma exposição que estará aberta neste sábado (21) no Shopping Itaigara, em Salvador. A mostra faz parte do projeto cultural Encontros do Interior, que a cada fim de semana cede espaço para uma cidade baiana. Ilhéus será o segundo município participante do projeto, que começou no último sábado com a localidade de Paulo Afonso.

A mostra ilheense foi preparada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e vai incluir apresentações culturais, com os atores Janete Lainha e Ely Zidro representando cenas inspiradas no romance “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado; e um vídeo com informações sobre a cidade, suas belas praias, patrimônio arquitetônico e os fatos marcantes de sua história.

A Setur será representada no evento pelo secretário Raymundo Mazzei e a gerente de Promoção da Secretaria, Andréa Costa. Segundo Mazzei, o espaço da exposição dispõe de cinco balcões e equipamentos para a reprodução de vídeo digital. “É mais uma boa oportunidade de divulgar as belezas de Ilhéus, seguindo uma proposta à qual a Setur tem dado grande atenção”, afirma.

Além do vídeo e das apresentações culturais, a Setur também vai levar para Salvador a folheteria com a divulgação dos atrativos ilheenses. De acordo com a sua administração, cerca de 30 mil pessoas circulam pelo Itaigara aos sábados. Para esse público, a ida ao shopping neste fim de semana significará também experimentar uma amostra grátis do paraíso.

Membros do Conselho Tutelar serão escolhidos em fevereiro
A escolha dos novos membros do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Ilhéus está prevista para acontecer de 8 às 13 horas do dia 5 de fevereiro, no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME). Um total de 31 candidatos concorre às vagas que serão preenchidas pelos cinco primeiros mais bem votados e, na ocasião, os suplentes também passarão pelo processo eletivo. Para votar, o eleitor deve apresentar titulo em uma das 20 seções.
Os coordenadores do processo eletivo se reuniram com os candidatos na manhã desta quarta(18), no auditório Sosígenes Costa, da Fundação Cultural de Ilhéus. Eles trataram de questões relacionadas a cédula, horário, fiscalização, apuração e segurança, visando à total lisura da eleição que vai determinar os membros da entidade responsável pelas ações e políticas de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes no triênio 2006/2008.
Segundo o vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e coordenador da eleição, Paschoal João dos Santos, todas as resoluções para permitir que o pleito transcorra com total tranqüilidade já foram tomadas. Sessenta e duas pessoas farão parte da apuração no auditório do IME, logo após o encerramento da votação. Um guarda municipal será disponibilizado por seção, segundo o secretário de Administração, Guilherme Scofield.
O secretário de Administração do município e membro do CMDCA garantiu que a comissão de organização da eleição está empenhada no processo eletivo, tendo em vista a realização de um pleito sem problemas que possam comprometer a transparência e legitimidade do processo. A presidente da Casa dos Conselhos, Joziana Alves, também opinou sobre o tema, informando que foram realizadas diversas reuniões para evitar que imprevistos venham atrapalhar a escolha dos novos membros.

Candidatos – Concorrem às vagas do Conselho Tutelar, Geomara Pereira Moreno, Sissys Regina Oliveira, Maria Bernardete Costa, Jorge Luiz Costa Brandão, Rita de Cássia Santos Smith, Marizete Moreira de Jesus, Fábio Ferreira Menezes, Gilvan Santos de Jesus, Fátima Maria Sobral, Soraya Silva Lisboa, Margareth Araújo Santos, Marlene Batista dos Santos, Antônio Marcos Teles dos Santos, Genildo Bispo dos Santos, Carine Silva Alves de Souza, Maria da Glória. Santos, Gisele Santos Lima Melgaço, Gilberto Souza, Leda Maria Brito, Carlos José Silva Moraes, José Vicente D’Ávila Cassimiro, Valério Bonfim Ribeiro, Wildson Nascimento, Sonia Simões de Oliveira, Rosa Maria Carvalho, Cristiane Costa dos Santos, Flávio José Barbosa, Maria das Graças Reis, Márcia Soares Xavier, Vanela Farias da Luz e Silmar Rodrigues São Bento.

Olivença contará com serviços oferecidos pelo Banco Popular

Depois de ganhar uma agência comunitária dos Correios, o balneário de Olivença agora passa a contar com um correspondente do Banco Popular do Brasil. Além da concessão de empréstimos voltados a pessoas de baixa renda, o correspondente será uma nova opção para os nativos fazerem pagamento de despesas como cartão de crédito e contas de consumo como água, luz e telefone. O músico e agente cultural Agenor Menezes diz que a nova opção eliminará um problema enfrentado pela comunidade do balneário há quase 10 anos.

Segundo Agenor, os moradores e nativos têm que se deslocar até o centro da cidade para quitar contas como de água e luz e faturas de cartões de crédito. “Assim, a população acabava tendo dois custos e, agora, há o conforto de honrar esses compromissos sem precisar sair de Olivença”, ressalta. Além do correspondente bancário, a comunidade também ganhou uma agência comunitária dos Correios. A agência começa a funcionar em poucos dias, sendo resultado de parceria firmada entre a Prefeitura de Ilhéus e os Correios.

Além de receber pagamentos de serviços e contas, o correspondente vai oferecer serviços para pessoas que recebem até três salários mínimos e que não têm nenhum tipo de conta em outros bancos. Através de conta corrente simplificada, o banco concede créditos que variam de R$ 50,00 a R$ 600,00, com juros de 2% ao mês. O empréstimo pode ser dividido em quatro ou até doze vezes, com prestação mínima de R$ 8,00. Segundo o correspondente André Silva, em Olivença serão oferecidos todos os tipos de serviços prestados pelo Banco. O correspondente funcionará na Rua Lúcio Soub, 31.

Para Agenor, os serviços instalados recentemente no balneário são importantes “porque Olivença tem um grande contingente de pessoas e é bastante visitada, principalmente no verão, mas quando se precisa fazer algum tipo de pagamento por meio bancário tem que se deslocar até o centro”. Olivença é reconhecida nacionalmente pelas propriedades medicinais das águas ferruginosas da Estância Hidromineral e pela beleza de sua praia, além da sua história, com a tradicional Puxada do Mastro de São Sebastião, e pela cultura dos indígenas da tribo Tupinambá.

Assistência Social desenvolve projeto de interiorização em Ilhéus

Cerca de 500 moradores do distrito do Japu participaram, nesta terça-feira (17), de um encontro com representantes de três secretarias da prefeitura ilheense. A reunião, que aconteceu na escola municipal do distrito, faz parte do Projeto de Interiorização desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho. A iniciativa tem o objetivo de descentralizar ações e agilizar o atendimento das demandas nas comunidades mais afastadas da sede do município. No Japu, além da secretária e técnicos da Assistência Social, estiveram nesta terça os secretários municipais e Saúde, Carlos Luz, e de Agricultura, Interior e Pesca, Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho)

Os secretários fizeram uma exposição resumida das ações programadas pelas suas pastas para 2006 e ouviram solicitações da comunidade. A maioria dos pedidos se referiu a obras de melhoria na estrada que dá acesso ao distrito, reforma e ampliação da escola, construção de rede de abastecimento de água e maior oferta no que diz respeito aos serviços de saúde. “Na medida do possível, o governo vai buscar atender a essas demandas”, afirmou a secretária Fátima Reis. Ela ressaltou ser compromisso e prioridade do prefeito Valderico Reis o atendimento às comunidades do interior. Com relação a uma das principais reivindicações dos moradores do Japu, existe inclusive o pedido de liberação de recursos por parte da Secretaria de Transportes e Trânsito para investimentos na recuperação da estrada que liga o distrito ao Salobrinho.

Durante o encontro com a comunidade, a secretária divulgou que será realizado um cadastro de todos os moradores do Japu, bem como um levantamento sócio-econômico que norteará as ações no distrito. A pesquisa ficará sob a responsabilidade de uma equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, que deverá entrar em campo dentro de 15 dias.

“Vem Louvar Verão” vai trazer atração nacional para Ilhéus

Depois do grande sucesso do primeiro dia do projeto “Vem Louvar Verão”, que levou cerca de cinco mil pessoas à Avenida Soares Lopes, no último sábado, 14, um novo dia de festa está programado para o próximo final de semana, trazendo o cantor Carlinhos Félix. A atração nacional vai se apresentar no sábado, 21, a partir das 19h30min, com a expectativa de superar o público do último show, liderado pelo cantor Lázaro, ex-integrante da Banda Olodum, que conseguiu passar mensagens de fé e otimismo, com um repertório cheio de louvor a Deus, utilizando um ritmo animado e contagiante.

A próxima atração também está sendo muito esperada pelo público evangélico. Há mais de 20 anos no ministério, o cantor carioca Carlinhos Félix faz história na música gospel nacional e internacional, em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Portugal. Ele é um dos intérpretes mais respeitados da música gospel. Com 18 discos gravados, Carlinhos Felix é um dos nomes mais destacados no ranking pós-moderno da juventude gospel brasileira, eleito e premiado várias vezes. O “Vem Louvar Verão” está trazendo para Ilhéus uma proposta diferente para as pessoas que querem festejar o verão com muita música, coreografias e testemunhos, louvando e adorando ao Senhor. Esse é o quarto ano em que o projeto é realizado na cidade, sob a coordenação da Igreja Batista Lindinópolis e contando com a participação de várias igrejas evangélicas. “A cada ano, conseguimos atrair um número maior de pessoas, que participam com muita animação dos três dias de festa”, contou um dos organizadores, Paulo Sérgio dos Santos.

Para o último dia do evento, sábado, 28, está programado o show com a banda “Tocando Vidas”, cujos integrantes são conhecidos como “discípulos de Cristo disfarçados de pagodeiros”. Com um ritmo animado e contagiante, a banda ilheense tem feito várias apresentações pela região e conquistado um público cada vez maior. “Nosso objetivo é fazer com que os jovens se interessem mais pela obra do Senhor. Para isso, escolhemos um ritmo mais fácil de agradá-los”, disse um dos integrantes da banda, Fábio de Oliveira, mostrando-se muito animado e ansioso para o dia da apresentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *