Escolas municipais abrem matrícula para novos alunos
Feiras instaladas em pontos estratégicos atraem turistas
Chegada do Island Escape muda para terça-feira
Parcerias viabilizam implantação de sinalização turística em Ilhéus
História e fé atraem católicos e turistas à Puxada do Mastro
Magia de Olivença desperta a curiosidade de turistas
O prefeito Valderico Reis, acompanhado de uma comitiva formada por secretários, assessores municipais e lideranças comunitárias de Ilhéus, entregou uma agência comunitária dos Correios aos moradores de Olivença, ontem à tarde (5). O posto, que funciona na praça Cláudio de Magalhães, posta correspondências, vende selos e cartões telefônicos, presta serviços de encomendas diversas e Sedex e recebe declaração de isento de CPF. Os preços na unidade são os mesmos praticados na agência central e redes credenciadas.
Na solenidade de inauguração, o prefeito afirmou que essa é a quarta localidade distante da zona urbana do município a ser contemplada com os serviços dos Correios. “Assim, os moradores de localidades como Inema, Pimenteira e Salobrinho não precisam mais se deslocar de suas casas para o centro de Ilhéus, gastando dinheiro com passagens para receber os benefícios”. Anaílson Rocha da Silva, gerente-regional dos Correios, disse que o posto terá um mix de serviços que será divulgado na própria agência.
O gerente-regional comentou que esse programa de inclusão social idealizado pelo governo federal foi consolidado pela atual administração municipal. Ele não chegou a ser implantado anteriormente em Ilhéus porque o governo passado não demonstrou nenhum interesse em beneficiar comunidades com esses serviços, segundo Anaílson Rocha.
Outras localidades
A unidade estará aberta ao público de segunda à sexta-feira, funcionando oito horas diárias. Depois de Olivença as próximas localidades a serem beneficiadas pelo programa são as localidades rurais de Banco Central, Castelo Novo, Sambaituba e Rio do Braço. O prefeito disse que a prioridade do seu governo é facilitar e melhorar a qualidade de vida da população.
Escolas municipais abrem matrícula para novos alunos
As escolas da rede municipal de ensino abrem, nesta segunda-feira (9), o período de matrícula para alunos oriundos das redes particular e estadual. No ato da matrícula, o pai ou responsável deve apresentar documentos como certidão de nascimento ou identidade, fotografia e histórico escolar ou atestado de transferência. Todas as escolas da rede estarão abertas para efetuar a matrícula.
O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, alerta pais e responsáveis para que procurem logo a unidade mais próxima e garanta a vaga ainda para este ano letivo. O prazo de matrícula na rede municipal vai até o dia 27 de janeiro. Segundo o secretário, neste ano estão sendo oferecidas 30 mil vagas. O secretário disse que, seguindo orientação do prefeito Valderico Reis, todos os investimentos necessários serão feitos para que nenhum aluno fique fora da sala de aula neste ano letivo.
Almir explica que todos os alunos que já pertencem à rede municipal tiveram as suas matrículas renovadas automaticamente ao final do ano letivo de 2005. O secretário diz que toda a rede possui hoje 68 escolas municipais e várias unidades conveniadas ao município, nas zonas urbana e rural. As aulas na rede municipal começam no dia 13 de fevereiro. Segundo calendário definido em reunião do Conselho Municipal de Educação, o ano letivo de 2006 será encerrado no dia 13 de dezembro, sendo que o recesso junino ocorre entre 23 e 30 de junho.
Feiras instaladas em pontos estratégicos atraem turistas
Parte da praça Dom Eduardo e o trecho da avenida Soares Lopes que fica situado no espaço em frente à rua Rui Barbosa, em Ilhéus, estão funcionando como opções para compra de iguarias e artesanatos regionais, moda-praia e calçados. Nestes espaços, instalados estrategicamente para atrair turistas e a população local durante a alta temporada, o público pode conferir e dispor ainda de alternativas como a oferta de lazer e entretenimento. Shows com artistas da terra e jogos eletrônicos fazem a alegria do público adulto e infantil.
Instada a pouco mais de cinco metros da Feira da Providência, na praça Dom Eduardo, a Feira do Pequeno Agricultor têm atraído um grande público, diariamente, sempre ao pôr do sol. Ela oferece grande variedade de iguarias regionais como “bolachinha de goma”, espécie de biscoito produzido com fécula de mandioca e leite de coco. A receita tem origem africana. Existem outros produtos na Feira do Pequeno Produtor que deixam tanto a população local quanto os turistas encantados com os sabores, alguns exóticos.
Compotas de frutas tropicais, beijus (tapioca) feitos na hora e a tradicional farinha de mesa, estes últimos produzidos a partir da mandioca, são alternativas para se deliciar com iguarias feitas pelas mãos de pequenos produtores da zona rural de Ilhéus. No local, o consumidor também pode encontrar o mel de qualidade inquestionável pode ser encontrado na Feira do Pequeno Produtor.
Já na Feira da Providência, o público pode dispor da grande variedade do artesanato local, na maioria produtos pintados e bordados em tecidos. Ali o consumidor pode encontrar também outras variedades como redes, cangas e camisetas com motivos da cidade. São muitos os souvenirs que se encontram à disposição do público, por preços diversos. Também são comercializadas tortas feitas por doceiras habilidosas.
Caminhando um pouco mais, em direção ao início da avenida Soares Lopes, encontra-se a Expo Ilhéus, um dos pontos das noites quentes de verão que reúnem grande público. Turistas e a população local procuram o espaço para comprar calçados, moda-praia e artesanatos mais em conta. Outros produtos, a exemplo de pufes e quadros em óleo sobre tela, podem ser conferidos na Expo Ilhéus. Além disso, o espaço possui uma praça de alimentação, oferecendo música com shows de artistas locais. Jogos eletrônicos fazem parte do lazer daqueles que procuram o espaço.
Chegada do Island Escape muda para terça-feira
O transatlântico de bandeira inglesa Island Escape aportará em Ilhéus na manhã da próxima terça-feira, dia 10, e não mais neste domingo, como havia sido divulgado. A mudança se deve a uma pequena alteração na rota do navio, que foi considerado pela imprensa especializada o melhor do último verão e trará mais de 1.700 turistas a Ilhéus.
Até o final da alta estação, em março, o Porto de Ilhéus vai registrar 29 paradas de transatlânticos, com um total de 50 mil passageiros. A temporada é considerada a melhor de todos os tempos no que se refere à presença de visitantes na cidade. Previsão da Bahiatursa indica que Ilhéus receberá 15% mais turistas neste verão, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) tem se esmerado na recepção aos turistas, com uma programação de atividades que destaca os diversos símbolos da cultura local e inclui roteiros como a Casa de Jorge Amado. Encenações com personagens criados pelo escritor, baianas caracterizadas e apresentações de capoeiristas e grupos afro são alguns dos atrativos oferecidos.
Nesta sexta-feira, 6, a cidade recebeu o Delphin Renaissance, navio de bandeira alemã que atracou no porto às 8 horas e permanece até as 17 horas. A bordo, vieram 600 turistas com o objetivo de conhecer as belezas da terra da Gabriela. Na próxima quinta-feira, 12, atracarão na costa ilheense o Costa Victoria e o Mistral.
Parcerias viabilizam implantação de sinalização turística em Ilhéus
Os turistas que visitarem Ilhéus na próxima temporada encontrarão maior facilidade para localizar os atrativos e circular pela região. A sinalização turística elaborada pela Secretaria de Turismo deverá ser totalmente implantada ainda neste primeiro semestre do ano, mas, antes disso, o governo vem buscando parcerias com a iniciativa privada para a instalação de placas ainda nesse verão.
A primeira parceria foi firmada entre a Prefeitura Municipal e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), que patrocinou a instalação de placas indicando o destino Castelo Novo, como cenário da novela Renascer. A placa vai facilitar o acesso dos turistas a esta localidade. A iniciativa foi elogiada pelo prefeito Valderico Reis. “Esta ação demonstra a sensibilidade dos empresários do comércio com o turismo de Ilhéus. Acredito que essa parceria possa prosseguir com o apoio efetivo do município, através das Secretarias de Turismo e Planejamento”, considerou.
O prefeito salientou que esta iniciativa vem complementar o amplo projeto de sinalização turística que a Setur vai implantar em Ilhéus nesse primeiro semestre do ano. O projeto inclui 300 placas de localização, orientação, educativas e de interesse turístico tanto para os atrativos naturais como para bens tombados, além de placas nos mirantes, contendo informações sobre os locais visualizados e mapas em pontos estratégicos. Todas as placas estão de acordo com o Guia Brasileiro de Sinalização Turística.
A iniciativa faz parte das obras e serviços, no valor de R$ 80 milhões, que vão beneficiar a capital e o interior da Bahia, através do Programa de Desenvolvimento Turístico – Prodetur/ Nordeste II. O programa é financiado pelo Banco do Nordeste (BNB) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do Ministério do Turismo. O investimento para a sinalização turística em Ilhéus está orçado em aproximadamente R$ 300 mil, sem qualquer ônus para o governo municipal. O secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, contou que será aberta uma licitação nacional para a produção e instalação das placas.
Ele disse que o projeto já foi concluído, com o levantamento de todos os locais e o conteúdo das placas que vão facilitar ao máximo a compreensão de todos que trafegam desde a BR-101 até o centro da cidade e a cada destino turístico, procurando utilizar um número de informações compatível com a capacidade de leitura e assimilação. Foram criadas mensagens específicas para a região, sintetizadas de forma objetiva, clara e simples, incluindo mensagens educativas sobre a preservação da natureza e do patrimônio histórico.
Mazzei adianta que serão três cores de placas: marrom, para indicar o atrativo turístico natural, cultural ou histórico; verde, para informações nos três acessos rodoviários da cidade; e azul, para as indicações no meio urbano. Ele diz que o sistema de sinalização incluirá também placas que serão afixadas nos monumentos históricos com a respectiva descrição, além de outras em formato semi-circular, que serão colocadas nos mirantes, indicando o que é avistado pelo turista.
História e fé atraem católicos e turistas à Puxada do Mastro
Olivença deve receber mais de 10 mil turistas neste final de semana durante as festividades da Puxada do Mastro de São Sebastião. A tradição da puxada resiste ao tempo e faz mais de três séculos que mistura índios, nativos e turistas no balneário ilheense para homenagear o santo protetor dos indígenas e da comunidade de Olivença. Serão três dias de homenagens e muito agito, num misto de religiosidade, cultura e história. Hoje à noite (6), a programação religiosa prevê tríduo na Igreja Nossa Senhora da Escada. A praça Cláudio Magalhães será palco de apresentações culturais e de shows com as bandas Sambole e Sambágua.
A programação, elaborada em conjunto pela Fundação Cultural de Ilhéus, Secretaria Municipal de Turismo e comissão de moradores do balneário, inclui shows musicais no sábado (Veneno Azul e Flor de Caju) e no domingo (Gang Cidade e Fazendarte). “A puxada é uma reverência religiosa, uma oportunidade de reforçar o turismo histórico e ecológico em Ilhéus e movimenta a comunidade de Olivença”, reforça o secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei. Os shows musicais acontecerão sempre a partir das 20h.
No lado religioso, o destaque no sábado é para a missa dos machadeiros, seguido de entronização da imagem de São Sebastião, às 19h30min. As mulheres do Terno de Camponesas, também do balneário ilheense, dão um show de história e cultura na praça Cláudio Magalhães, antes dos shows musicais das bandas Veneno Azul e Flor de Caju. Foi elaborada uma programação que mescla história, entretenimento e lazer, sem perder de vista a religiosidade e a tradição da puxada, mantida desde o século XVIII.
Puxada no domingo
Todas as atividades de sexta e sábado são uma prévia do que acontece no dia da Puxada do Mastro de São Sebastião, o segundo domingo do ano. O mastro é cortado e puxado pela praia e principais ruas de Olivença, para depois ser abençoado e erguido na praça Cláudio Magalhães. A programação no domingo é longa e tem início às primeiras horas do domingo (8). Às 5 horas da manhã tem alvorada e a benção dos machadeiros que, logo após, são enviados à mata. Os machadeiros,acompanhados de nativos e turistas, escolhem a árvore que será usada como mastro, a derrubam e puxam o mastro pelo balneário.
Na igreja, crianças e adolescentes até os 16 anos são abençoados e enviados para a mata, onde escolhem um similar do mastro (mastaréu) e cumprem o mesmo ritual dos adultos. “Este ritual com crianças e adolescentes visa preservar uma tradição e conscientizá-los de sua importância histórica”, diz o professor de história Erlon Costa, da coordenação do Programa de Implementação aos Estudos Regionais (Proier), da Secretaria Municipal de Educação. A puxada do mastro da floresta até a praça Cláudio Magalhães começa ao meio-dia do próximo domingo. A festa só termina nas primeiras horas da segunda-feira (9).
Magia de Olivença desperta a curiosidade de turistas
As belas praias e o poder curativo de suas águas têm feito de Olivença uma excelente opção para turistas de diversas partes do país que estão visitando Ilhéus. Nesse verão, o local tem sido muito procurado pelos turistas, curiosos para conhecer os “mistérios” das águas do Balneário Tororomba. Mas a atração principal desse final de semana em Olivença será a tradicional Puxada do Mastro.
Visitar a Estância Hidromineral de Olivença é conhecer o grande valor das águas descobertas pelo biólogo e padre Camilo Torrend, que no século XVIII as avaliou como tendo valor medicinal, com a mesma composição das águas do balneário de Vichy, um dos mais famosos e procurados da Europa. No Balneário Tororomba estão as nascentes de águas ferruginosas e medicinais que revitalizam o corpo, hidratam, tonificam e rejuvenescem a pele dando um bronzeado natural. São indicadas para doenças de pele e do aparelho digestivo.
Hoje, Olivença já conta com a infra-estrutura necessária para receber os turistas. Nela estão instalados restaurantes, pousadas, bares e, também, o Balneário Tororomba, que dispõe de piscinas públicas para adultos e crianças. Além disso, um grande número de visitantes aporta na estância para conhecer as famosas festas populares, como a Puxada do Mastro de São Sebastião, que é a principal atração deste final de semana.
Outra atração de Olivença é o Centro Cultural, onde os índios tupinambás se reúnem para organizar suas manifestações culturais, como a dança poraci (também conhecida por toré), e produzir artesanato, pintura e acessórios pessoais, além do cultivo de alimentos.
O secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, afirmou que o potencial turístico de Olivença vem sendo explorado, sem prejudicar a cultura dos habitantes do local. “Ao mesmo tempo em que é um excelente atrativo turístico, Olivença é um local aconchegante e que tem uma história riquíssima”, disse.
Pensando em melhorar a estrutura do local e prepará-lo para receber bem os turistas, a Prefeitura de Ilhéus realizou uma série de reformas nas cabanas, como troca de todas as coberturas de piaçavas por telhas, pintura dos pisos, restauração das piscinas, madeiramento, reparo de rebocos e cobertura do espaço das baianas de acarajé. A primeira etapa das obras já foi concluída e uma nova etapa será iniciada assim que terminar o verão, para evitar transtornos aos visitantes.