Risco Brasil cai mais de 4% e fica abaixo dos 300 pontos

O risco-país brasileiro cai abaixo dos 300 pontos com a sinalização dada pelo Fed (banco central dos Estados Unidos) de que o ciclo de alta dos juros norte-americanos pode estar chegando ao fim.
Às 18h42 (horário de Brasília) o indicador tinha queda de 4,18%, para 298 pontos básicos, menor patamar da história do índice, calculado desde 1994 pelo JP Morgan. Desde o início de dezembro, o risco brasileiro vem batendo recordes de baixa. Até então, o menor patamar era de 22 de abril de 1997.
O indicador é uma espécie de termômetro da confiança dos estrangeiros na capacidade de o Brasil honrar suas dívidas. Quando ele cai, sinaliza que a confiança está em alta.

A forte liquidez de recursos em direção ao Brasil e o apetite dos estrangeiros por títulos brasileiros ajudam a derrubar o risco-país.

Além disso, o cenário positivo nos EUA, com a perspectiva de fim do ciclo de aperto monetário, também colabora com a queda do indicador, já que diminui a aversão ao risco no mundo.

O risco Brasil, entretanto, pode oscilar ainda hoje, já que o fuso horário de Nova York é de três horas a menos do que em Brasília e os mercados norte-americanos ainda não fecharam.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *