Durante a semana que antecedeu o Natal, o comércio funcionou em horário especial, até às 22h e aos sábados das 8h às 18h, para atender às necessidades dos consumidores, que tiveram muito mais tempo para escolher seus presentes. Diversas ações foram desenvolvidas nas ruas para atrair a atenção dos clientes, como apresentação de corais, grupos de teatro, cantores, desfiles de moda, charanga e o tradicional casal Noel, que desfilou pelas principais ruas do centro comercial, levando alegria e o espírito natalino a todos os transeuntes.
A consumidora Flávia de Souza, moradora do Pontal, deixava sempre para procurar seus presentes à noite. “Gosto muito do clima natalino e à noite é muito melhor para comprar, as pessoas não tem tanta pressa, e todos estão no mesmo clima, com a intenção de presentear”, disse. Ela considerou como excelente a oferta de produtos no comércio de Ilhéus. “Antes, havia uma dificuldade muito grande de encontrar produtos interessantes e com preços bons, mas agora está muito melhor”, completou.
Liquidações
Mal passou o Natal e o varejo já promete não ficar parado. Os produtos que não foram vendidos até a data mais importante para o comércio ainda poderão ser comercializados, e a preços mais baixos. A estratégia começa a ser executada na última semana do ano.
Algumas lojas já promovem liquidações para atrair os compradores retardatários.
Os descontos chegam a 50% e o pagamento é facilitado por longos parcelamentos e juros competitivos.