Informativo ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus

Fábio Souza e coral emocionam interpretando clássicos do natal

Feira movimenta setor de confecções e calçados

Operação de limpeza prepara Ilhéus para a alta estação

Turismo espera crescimento de 15% na nova temporada

Ilhéus oferece ótimas opções para reveillon e o verão 2006

Fábio Souza e coral emocionam interpretando clássicos do natal

Com a participação especial do cantor Fábio Souza, as crianças do Coral Cantores de Jorge abriram, oficialmente, os festejos natalino em Ilhéus interpretando canções que trazem mensagens de amor e solidariedade ao mundo. Realizada no inicio da noite de ontem (19), na escadaria do Palácio Paranaguá, a apresentação foi caracterizada ainda pela chegada das figuras do Papai e da Mamãe Noel, a presença do prefeito Valderico Reis e da secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis.
A presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Adriana Castro, participou do ato solene. A apresentação do coral, formado por 130 crianças e adolescente do bairro Teotônio Vilela e 100 do distrito de Sambaituba, foi prestigiada pelos secretários de Turismo, Raymundo Mazzei, de Administração, Guilherme Scofield e de Serviços Públicos, Jorge Cunha. Entusiasmado, o público de jovens, adultos e crianças acompanharam os cânticos.
Antes da apresentação, o prefeito Valderico Reis lembrou que o coral representava o espírito natalino. Em sua visão, é o resultado do trabalho de integração e cidadania feito com estudantes de duas escolas da rede municipal, sempre com dedicação e carinho por equipes de professores e da Fundaci. Para o prefeito, “o natal é tempo de confraternização e solidariedade entre os povos de todo o mundo”.
Apesar de dispor apenas de 45 dias para os ensaios, os componentes se empenharam e fizeram uma bonita apresentação pública, como lembrou Adriana Castro, cuja instituição que preside é a responsável pela promoção do coral, através do Projeto Águia da Cultura. Ela Parabenizou o prefeito pelo apoio a iniciativa do Coral Infantil Cantores de Jorge.
Adriana diz que o coral oportuniza o exercício de cidadania para dezenas de crianças e jovens, ofertando o prazer do convívio com uma expressão artística como o canto. A participação de Fábio Souza aconteceu na execução da canção “Noite Feliz”. Antes, porém, o cantor lembrou da importância da formação do coral, falando do incentivo à cultura por meio da música.

Feira movimenta setor de confecções e calçados

A oportunidade de conferir a produção local em moda praia, confecções, calçados e artesanato tem atraído um bom público à Expo Ilhéus, na Avenida Soares Lopes. Aberta na sexta (16), a feira tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 1 milhão em negócios até o dia 29 de janeiro. Os maiores visitantes são lojistas locais e turistas que vão ao evento conferir novidades e, também, as peças comercializadas na Feira Hippie de Belo Horizonte.
A feira da capital mineira trouxe 30 expositores para Ilhéus, expondo produtos em couro (bolsas, sapatos e artesanato) e roupa indiana. “A nossa expectativa é dobrar o volume de negócios”, diz o presidente da Associação das Indústrias de Calçados e Confecções de Ilhéus, Roberto Daneu Lins. Ele explica que esta feira é a maior já realizada e o espaço para expositores e a área de entretenimento e lazer soma um total de aproximadamente três mil metros quadrados.
Quem chega à Expo Ilhéus, além de conferir a produção em moda e o artesanato ilheense, ainda tem a oportunidade de ouvir boa música regional. O local também conta com praça de alimentação e estande da Secretaria Municipal de Saúde, onde são oferecidas informações e dicas para uma vida mais saudável e orientações sobre prevenção a doenças transmitidas no ato sexual e a Aids. Com um espaço mais amplo para os expositores locais e mineiros, a ExpoIlhéus substitui à antiga Femtur.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, que tem buscado fomentar a geração de emprego e renda através de ações em áreas como a indústria, o comércio e o agronegócio. Para o prefeito Valderico Reis, a feira mostra a recuperação do setor de confecções no município e abre oportunidade para fechar novos negócios. O prefeito destacou que a produção local tem qualidade e conquistou até o mercado externo. “Empresas que estão aqui exportam para Itália, Portugal e França”, ressaltou.
Valderico elogiou ainda a organização dos empresários participantes do evento e o esforço empreendido para atrair visitantes de outras regiões do estado. Para buscar novos consumidores, os empresários investiram em mídia em cidades emissoras de turistas para Ilhéus, como Vitória da Conquista. “Cada vez mais nós temos apoiar os pequenos e microempresários. São eles que mais geram emprego nesse país”. Valderico considera importante ações como a Expo Ilhéus, que atraem novos consumidores e mostram a organização dos setores produtivos locais.

Operação de limpeza prepara Ilhéus para a alta estação

A Secretaria de Serviços Urbanos de Ilhéus começou a operação que envolve retirada das ‘baronesas’ das praias, coleta, varrição, roçagem e limpeza de canais em todo perímetro urbano. Segundo o secretário Jorge Cunha, os serviços devem mobilizar 110 pessoas da equipe da empresa responsável pela limpeza pública, 45 servidores municipais e mais 80 aprovados no último concurso público e que estão sendo convocados para ampliar a ação de limpeza urbana.
Durante a operação serão utilizados patrulha mecânica, dez caçambas e duas pás-carregadeiras. O secretário garante que até o dia 31 de dezembro todos os serviços serão concluídos. Os trabalhos de retirada das baronesas na extensão que compreende a praia dos Milionários e a Estância Hidromineral de Olivença estão em fase de conclusão, restando pequenas áreas da praia do Cururupe e do Morro de Pernambuco, no bairro do Pontal zona sul da cidade.
Na próxima semana, a operação de retirada das baronesas vai atingir as praias da avenida Soares Lopes, centro da cidade; Marciano, São Miguel e do Norte. Devido às últimas chuvas que castigaram Ilhéus, as praias localizadas no perímetro urbano foram tomadas por um grande volume de baronesas, que se proliferam nos rios da região e deságuam em Ilhéus, principalmente pelo Cachoeira.
Em relação aos demais serviços de limpeza, o secretário informou que terminaram nas vias principais da cidade, compreendendo os bairros Hernani Sá, Nelson Costa, Pontal, Centro e Malhado, na altura do Tamarindeiro, e o mesmo procedimento foi adotado em ruas do centro .
Já na Avenida Soares Lopes, principal cartão postal da cidade, foi realizado serviço de roçagem da área próxima ao Porto de Ilhéus, visando humanizar o local. Para evitar que a área seja utilizada como deposito de entulho, a via de acesso foi obstruída para carros, como alertou o secretário. Os serviços de roçagem, capina e pintura de meio-fio também foram feitos na Avenida Litorânea Norte, bairro do Malhado, zona norte, além de limpeza do canal do Hernani Sá, na zona sul. Na próxima semana o bairro Teotônio Vilela, na zona oeste, vai ser beneficiado pela operação.
Jorge Cunha informou que no mês de janeiro as secretárias de Serviços Urbanos e de Assistência Social e Trabalho vão lançar uma campanha de conscientização. O objetivo é chamar a atenção da população para a necessidade de procurar trabalhar com os resíduos de forma que não promova a sujeira da vias. Um dos exemplo disso, segundo o secretário, é a colocação de lixo nas portas de casa em horários fora daquele em que é feita a coleta.

Turismo espera crescimento de 15% na nova temporada

A expectativa é de que nesse verão o movimento de turistas cresça ao menos 15% em relação ao ano passado, segundo a Bahiatursa. Mas o secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, acredita num nível de crescimento ainda maior do que este, já que foi feito um esforço além do normal por parte do governo municipal para atrair turistas à cidade. “Durante todo o ano divulgamos o destino Ilhéus em diversas regiões do Brasil e em alguns países da Europa. Por isso, temos a certeza de obter bons resultados com este trabalho”, disse.
Mazzei destacou alguns índices de grande relevância que mostram como a cidade conseguiu avançar no turismo com apenas um ano de trabalho intenso. Ele cita que o movimento do aeroporto Jorge Amado aumentou 15% em relação ao ano passado, os eventos realizados no Centro de Convenções passaram de 30 para 70, e o número de cruzeiros marítimos foi de 19 para 29. “Com pouco tempo de governo, já conseguimos dar grandes passos, por isso, estamos muito otimistas para o próximo ano”, concluiu.
Compras
Ilhéus também tem atraído mais visitantes por se mostrar um excelente local para compras, principalmente para os turistas que se encantam com os produtos nativos do sul da Bahia. No centro da cidade, é encontrada uma grande diversidade de produtos de qualidade a preços acessíveis e com prazos atraentes. Mas para quem procura produtos artesanais e lembranças produzidas pela própria comunidade, uma boa opção é o Mercado de Artesanato de Ilhéus, no SAC. Lá, mais de 80 boxes comercializam uma gama de produtos que enchem os olhos dos visitantes. São roupas e comidas típicas, acessórios, peças artesanais, moda praia e objetos decorativos.
Outra alternativa interessante para os turistas é visitar o Centro Cultural Tupinambá de Olivença, onde são vendidos os produtos feito pelos próprios índios que moram nas proximidades. Além de comprar as peças, os turistas podem conhecer a história e a cultura do local. Também está montada na avenida Soares Lopes, a Expo Ilhéus, uma feira de modas com 60 estandes de setores diversificados, como calçados, confecções, decoração, dentre outros.
A Feira dos Produtores também permanecerá na Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral, até o final do verão. Lá, são encontradas várias delícias produzidas com a mandioca, como beijus, bolos, doces em compota, e outros produtos feitos e comercializados pelos produtores dos distritos de Ilhéus. Nessa semana, será montada no mesmo local, a Feira da Providência, organizada pela Igreja Católica para angariar fundos e ajudar a comunidade carente.

Ilhéus oferece ótimas opções para reveillon e o verão 2006

Uma programação de atividades para atender às diversas tribos e aos mais variados gostos foi elaborada para a alta estação em Ilhéus. Um calendário recheado de festas e programas culturais foi elaborado para este verão. A cidade ainda oferece atrativos naturais, passeios ecológicos, culturais e históricos, além de atividades esportivas e eventos noturnos.
Quem pretende encerrar o ano em alto astral e com muita diversão pode ter Ilhéus como destino certo neste mês de dezembro. Nomes como Ivete Sangalo e Edson Cordeiro prometem brilho especial nas comemorações de fim de ano na terra da Gabriela. A baiana se apresenta dia 29 no pré-reveillon do Hotel Jardim Atlântico, enquanto Cordeiro agita o reveillon do mesmo hotel, finalizando três dias de festa que terão ainda a banda Vera Cruz no dia 30.
No Restaurante Boca du Mar, a festa da virada vai ficar por conta das bandas Mambolada, Descarga Elétrica e Circuito Fechado, enquanto a banda Lordão vai levar muita energia positiva à festa de reveillon programada pelo resort Canabrava. Várias cabanas da Praia dos Milionários também estão organizando eventos para a virada de ano e algumas, inclusive, já anunciam atrações para a “ressaca” do reveillon no primeiro dia do ano. No Iate Clube a festa será com o tema indiano e ganhará animação dos DJs Djavan e Missinho.
O Ano Novo também será celebrado com muita animação na Praia do Cristo, onde acontecerá o Reveillon Popular, com a apresentação de várias bandas, grande queima de fogos e toda a estrutura necessária para que ilheense possa curtir a passagem do ano em clima de muita alegria e descontração. “Durante todo o ano, procuramos desenvolver atividades para levar mais alegria e diversão ao nosso povo. Não será diferente no reveillon, quando estamos programando uma grande festa”, disse o prefeito Valderico Reis.
Novidades
A cidade ganha nesse verão uma nova opção de passeio: a Trilha da Cachaça, que levará os turistas, a começar pelos que desembarcar no Porto de Ilhéus, para conhecer o novo alambique de cachaça do distrito de Maria Jape. Outros três novos produtos turísticos estão em fase de formatação.
O Parque da Boa Esperança receberá recursos do Ministério da Agricultura, na ordem de R$700 mil e a Lagoa Encantada terá 100 mil dólares para obras de saneamento e urbanização. Outro local que está passando por modificações a fim de atrair a atenção dos turistas é o Rio do Engenho, onde já foi construído um atracadouro e novos recursos estão garantidos.
Os turistas que querem aproveitar o verão para se divertir e entrar em forma, podem participar do projeto Ilhéus Fitness, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania. Todas as quintas e sextas-feiras, muita música, dança, ginástica e campeonatos esportivos tomarão conta da avenida Soares Lopes. Aos domingos, a animação é levada às praias da cidade. No último domingo (18), mais de duas mil pessoas participaram do evento.

Natureza e tranquilidade

Para quem pensa em conhecer as belezas da cidade e fugir da agitação, Ilhéus também é um excelente destino. Ao mesmo tempo em que consegue oferecer um verão dos mais animados, a cidade também possui excelentes opções de passeios mais tranqüilos, como os históricos e ecológicos.
Dona de um trecho original de Mata Atlântica, intocada pelo homem, Ilhéus dá a seus visitantes a oportunidade de caminhar pela floresta ao lado de um rio e próximo ao mar. Na Mata da Boa Esperança e na região de Rio de Engenho, por exemplo, é encontrada uma enorme variedade de plantas nativas, árvores de grande porte e trilhas ecológicas. Ao norte da cidade, existem rios, cachoeiras e muita mata nativa num local especial chamado Lagoa Encantada, ótima opção para um passeio de barco ou até mesmo a pé.
Nem mesmo a rodovia que liga as cidades de Ilhéus e Itabuna fica de fora dos atrativos da cidade, sendo considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil, onde é possível encontrar uma riqueza exuberante de flora. Ao sul de Ilhéus, em Olivença, os turistas têm a opção de fazer passeios por dentro da mata, onde uma bica natural refresca os visitantes. Além disso, as famosas águas medicinais de Olivença tornaram o lugar ainda mais conhecido e cobiçado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *