Educação define calendário para o próximo ano letivo
Feira do Pequeno Produtor chama a atenção dos turistas
Duas mil crianças recebem recursos do Peti em Ilhéus
Confrontos definem finalistas de copa universitária, amanhã
Atividades do Ilhéus Fitness esquentam a Praia do Cristo
Montagem marca entrega de certificado de curso de teatro
A solenidade de entrega dos certificados do Curso Básico de Iniciação Teatral foi encerrada com montagens de textos livres com figuras do cotidiano da cidade e personagens extraídos de obras do escritor Jorge Amado. Interpretada por 21 adolescentes que dão os primeiros passos para ingressar na atividade, as montagens dos textos “Coisas de Ilhéus” e “Coisas de Jorge Amado” foram apresentadas como o primeiro resultado do trabalho desenvolvido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), em 60 horas.
A solenidade, realizada na manhã de sábado (16), no Teatro Municipal de Ilhéus, foi acompanhada por familiares, amigos dos alunos e professores do curso. A presidente da Fundaci, Adriana Castro, e o diretor do Teatro, Vicente D´Ávila, presidiram o ato, prestigiado ainda pela diretora da Casa de Cultura Jorge Amado, Eugênia Célia, e pelo dirigente do Centro de Cultura de Olivença, Agenor Menezes, além dos professores Antônio Melo e Sôanny Marry.
Durante o ato, a presidente Adriana Castro lembrou que a atividade teatral exige aprendizagem constante. O professor Vicente D’Ávila falou sobre a determinação dos alunos, tecendo elogios à maneira como se inseriram durante o processo de aprendizagem. Fez comentários a respeito da proposta de fornecer as primeiras noções para que o ator possa se conduzir na profissão com segurança. O professor Antonio Melo afirmou que o curso significava o primeiro estágio de outros que virão.
Atores – O texto livre “Coisas de Ilhéus” foi interpretado por Alexia Barbosa Corujas, Cláudia Thais Pereira Pinto, Jefferson Almeida Santana, José Valter Souza Costa, Letícia Jesus Jovita, Luiza Chinelli Santos, Marisa Lima dos Santos, Sérgio Panhoca Toledo e Tassiana Cardoso Almeida. Eles incorporaram figuras como guias, baianas de acarajé, vendedora de cocos e de artesanatos e um turista em vista a cidade de Ilhéus.
O texto “Coisas de Jorge Amado” foi interpretado por Aline Barbosa Corujas, Emerson Nascimento Costa, Hortência Campos Mazzo, Irlane Bispo da Silva. Laisa Carolany Marques Santos, Maysa Pires Silva, Priscila dos Santos Silva, Priscilla Silva Souza, Raiane Marcelo dos Santos e Simone Ribeiro dos Santos. A figura de Jorge serviu também como personagem, juntando-se a outros que foram criados por ele, a exemplo de Gabriela, Tieta do Agreste, Maria Machadão e Maria Palmeirão.
Depois da entrega dos certificados, os alunos foram recepcionados no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus, onde receberam cumprimentos dos familiares e amigos. A segunda fase do curso acontece no próximo ano e consiste na montagem de um espetáculo mais elaborado e que seja assinado por um autor regional.
Educação define calendário para o próximo ano letivo
O prazo de matrícula para novos alunos nas escolas da rede municipal, em Ilhéus, vai de 9 a 27 de janeiro, segundo calendário aprovado na última reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação, realizada na quinta (15). Também ficou definido que o ano letivo 2006 na rede começará mais cedo. A aula inaugural será no dia 13 de fevereiro e o término das aulas está programado para 13 de dezembro.
Antes da abertura do ano letivo, os educadores se reunirão durante três dias para o período de atividades de planejamento, entre 6 e 8 de fevereiro. A abertura será feita no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, dia 6, com o educador Celso Vasconcelos, que falará sobre a importância do planejamento na educação. Nos dias 7 e 8, os professores e coordenadores se reúnem nas próprias unidades de ensino para traçar as metas para o ano letivo.
Para cumprir os 200 dias letivos, haverá aula em quatro sábados (11/03, 13/05, 19/08 e 07/10) e o recesso escolar será apenas de 23 de junho a 1º de junho. O ano letivo de 2006 também será encerrado mais cedo, atendendo a um pedido dos educadores da rede. Neste ano, as aulas se encerram nesta terça-feira (20). A reunião ordinária do Conselho também definiu quatro datas para a realização dos encontros coletivos entre profissionais e comunidade escolar. Os encontros ocorrerão nos dias 8/ 04, 15/07, 23/09 e 11/11.
O calendário 2006 tem uma novidade que garantirá mais aulas na rede municipal. Não haverá aula em dias anteriores e pós-feriados que caem na terça ou quinta-feira. “Assim, nós vamos garantir que se cumpra, efetivamente, os 200 dias letivos”, explica a assessora da Secretaria Municipal de Educação, Sílvia Barral. Ainda, segundo o calendário, será reservado para os dias 13 e 16 de dezembro o período de reposição de aulas.
Conquistas
O secretário municipal de Educação, Almir Pereira, disse que encerra o ano letivo registrando avanços importantes tanto no que se refere à valorização profissional como econômica dos professores. O titular da Educação também cita como conquistas as reformas completas de boa parte das unidades de ensino, como o Herval Soledade e a Escola do Salobrinho. “O município tem dado prioridade à educação”, destaca. O secretário diz que uma avaliação completa do ano letivo na rede municipal será divulgada na próxima semana.
Feira do Pequeno Produtor chama a atenção dos turistas
Instalada em um ponto estratégico da cidade, a Praça Dom Eduardo, a Feira do Pequeno Produtor de Mandioca já começa a ser visitada pelos turistas que chegam à cidade. Organizada pela Prefeitura de Ilhéus em parceria com o Sebrae, a Feira expõe não só produtos derivados da mandioca, mas peças artesanais produzidas por índios da tribo Tupinambá e artigos da apicultura ilheense.
Desde o início de novembro, a Praça Dom Eduardo, centro histórico de Ilhéus, tem recebido um grande número de visitantes, interessados em conhecer a produção das comunidades de Sapucaeira, Acuípe do Meio, Santana, Santaninha, Vila Cipó e Vila Operária. Por conta do grande fluxo de visitantes, desde o início desse mês a feira teve seu horário de funcionamento ampliado, passando a ficar aberta todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados, das 9h às 22h. A previsão é de que a feira permaneça no local até o final de janeiro.
Além da exposição em frente à Catedral, os pequenos produtores também comercializam seus produtos em frente ao Porto Internacional de Ilhéus, nos dias em que há receptivos de transatlânticos. A qualidade dos produtos atrai interesse dos exigentes turistas. O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Interior, Reynaldo Oliveira, destaca a importância desse projeto como estímulo à produção e geração de renda para a população das localidades mais afastadas.
Para ele, a feira tem conseguido mostrar aos pequenos agricultores meios de geração de renda a partir daquilo que produzem. O secretário conta que a idéia é estimular a produção não apenas de farinha, mas de outros derivados de mandioca. Com isso, quem visitar a Feira poderá comprar diversas delícias à base de mandioca, como bolo, beiju e tapioca.
Atualmente, Ilhéus produz cerca de 300 sacas de farinha por semana. O prefeito Valderico Reis afirmou que o seu governo tem dado prioridade à geração de emprego e renda. “Temos que criar alternativas para o homem do campo”, assinala. O município tem buscado estimular a agroindustrialização da mandioca. Ele conta que para estimular o setor, a Prefeitura tem dado suporte aos produtores, que vêm participando de feiras, exposições, pesquisas e dias de campo sobre a mandiocultura.
Duas mil crianças recebem recursos do Peti em Ilhéus
A partir desta terça-feira (20), a Prefeitura de Ilhéus iniciará o pagamento dos recursos provenientes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) a 1.350 famílias. As parcelas são referentes aos meses de setembro e outubro. Os pagamentos totalizam R$ 100 mil e serão destinados a 2 mil crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 15 anos, cadastradas no programa.
A bolsa mensal é de R$ 25, sendo que cada família pode inscrever até três crianças ou adolescentes no programa. O pagamento será efetuado no Estádio Mário Pessoa, na Avenida Canavieiras, nos dias 20, 21 e 22 de dezembro. Na terça-feira (20), pela manhã, poderão receber os recursos famílias moradoras do Teotônio Vilela, Rua do Mosquito, Maria Jape e Japú. À tarde, serão pagos os auxílios de crianças do Salobrinho, Banco da Vitória e Vila Cachoeira.
No dia 21, os pagamentos serão para as comunidades de Sambaituba, Aritaguá, Vila Olimpio, Ponta da Tulha, Tibina, Aderno, Retiro e Ponta do Ramo, pela manhã. Na parte da tarde será a vez das famílias de crianças do Peti, inscritas nos núcleos do Alto do Carvalho, São Miguel, Nelson Costa, Mambape, Couto, Santo Antônio e Rio do Engenho. No dia 22, pela manhã, será a vez dos moradores do bairro Nossa Senhora da Vitória.
Os benefícios das famílias moradoras dos distritos de Pimenteira, Inema, Banco Central e Cerrado serão pagos neste mesmo dia, na própria localidade. As crianças cadastradas no Peti, além de receber a bolsa-auxílio, também participam de atividades em turno oposto ao escolar, com a Jornada Ampliada. O programa é desenvolvido de segunda à sexta-feira, em 21 núcleos espalhados pela cidade.
Segundo a secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, o programa oferece atividades culturais, esportivas, artísticas e de lazer no período complementar ao da escola. A secretária disse que os resultados obtidos pelo programa neste ano até superaram as expectativas. “Assumimos o governo com o Peti em atraso havia cinco meses, e hoje conseguimos pagar o benefício regularmente a essas famílias”, destacou Fátima Reis, lembrando que o mesmo aconteceu com o Programa Agente Jovem.
Confrontos definem finalistas de copa universitária, amanhã
O ginásio Herval Soledade, em Ilhéus, será palco de dois confrontos que definirão os finalistas da primeira Copa Universitária de Futsal. O primeiro a se garantir na final sai da partida entre Uesc e a Faculdade de Ilhéus, às 19h30min. Na seqüência, disputam a última vaga na disputa pelo título as equipes da Faculdade Montenegro e a FTC-Itabuna, às 20h30min. O título será definido na grande finalíssima da próxima sexta-feira, às 19h30min, também no ginásio do Herval Soledade.
A competição, realizada pela Liga Ilheense de Futsal e patrocinada pela Prefeitura de Ilhéus, é a primeira a integrar as várias faculdades sul-baianas e a estimular a prática esportiva no ensino superior na região. Os semifinalistas foram definidos na rodada realizada no último sábado, no ginásio do Clube Social de Ilhéus. Na rodada do último sábado, a Uesc confirmou a sua invencibilidade na competição e a força do seu ataque. Aplicou 14 a 3 na equipe da faculdade Madre Thais. No outro jogo, a Faculdade de ilhéus venceu o Ibec por 7 a 2.
Até agora foram realizados 22 jogos e marcados 198 gols na Copa Universitária de Futsal. “Atingimos uma ótima média de gols e bom nível técnico”, avalia o presidente da Liga Ilheense de Futsal, Renato Peixoto. Ao término da primeira fase, classificaram-se Uesc (1º lugar), Montenegro (2º), FTC-Itabuna (3º) e Faculdade de Ilhéus (4º). A Uesc ficou em primeiro ao marcar 53 gols e sofrer apenas 9. A equipe também tem o artilheiro d competição, Tiago Campos, com 20 gols, e o goleiro menos vazado, Roque Crispim.
Atividades do Ilhéus Fitness esquentam a Praia do Cristo
A Secretaria de Esporte e Cidadania mantém nos dias 21 e 22, na avenida Soares Lopes, o agito do projeto Ilhéus Fitness. Vão se apresentar grupos de dança e professores de educação física da região para mostrar a performance de aulas ministradas em academias. No domingo (18), um público superior a duas mil pessoas tomou conta da Praia do Cristo e participou de uma programação com aulas de ginástica, dicas de saúde, sorteios de prêmios e distribuição de brindes. A expectativa é que a cada evento a participação popular seja ampliada.
Ontem se apresentaram seis duplas de professores de educação física. O convidado foi o grupo Dilazenze, coordenado pelo mestre Gil. Para esquentar Ilhéus nesta alta estação, o prefeito Valderico Reis sugeriu que o projeto fosse levado às praias. O Ilhéus Fitness chega à praia dos Milionários dia 8 de janeiro e no dia 12, na praia do Norte. O vice-prefeito e secretário de Esporte e Cidadania, Newton Lima, diz que um dos objetivos do projeto é levar lazer, esporte e entretenimento, além de estimular que as pessoas busquem hábitos saudáveis.
Competições
Na parte esportiva aconteceu a primeira rodada do beach soccer masculino, com jogos entre Novadata 5 x Outeiro 5 e Bolha 2 x Tourino 6. Nesta quinta-feira (22) foram programados os jogos entre AJPM-I x Acadêmicos e Velanes x AABB. Os jogos do beach soccer feminino também vão ser realizados na quinta-feira, envolvendo as equipes Pontal-II x Pitu e Sacramento x Ilhéus II. As competições estão programadas para a arena da Adebi, na avenida Soares Lopes.