Informativo ASCOM – Prefeitura Municipal de Ilhéus

Operação combate a venda clandestina de gás de cozinha

Curso qualifica profissionais que atuam na Defesa Civil

Órgãos constatam depredação em área da Bacia do Almada

Secretaria de Trânsito prioriza a educação

TMI encerra primeira fase de curso de iniciação teatral

Secretário diz que combate à dengue será reforçado em 2006

Ilhéus Fitness agita a praia do Cristo no fim de semana

Operação combate a venda clandestina de gás de cozinha

Como resultado dos trabalhos de combate à venda clandestina de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), em Ilhéus, representantes das revendedoras de botijões assinam terça-feira (20), a partir das 14 horas, no Ministério Público, um termo de ajustamento de conduta. A medida visa retirar os botijões que foram colocados em pontos inadequados para comercialização. No dia 22, será iniciada a operação para de combate à venda clandestina no gás de cozinha.

A reunião foi realizada ontem (15) à tarde, na Casa dos Conselhos, com a presença da coordenadora da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), Joziana Alves, da promotora pública Karina Cherubini, representantes das polícias Civil e Militar e empresários do setor. A promotora pública garantiu que, caso não seja feita a retirada dos botijões dos pontos clandestinos, num prazo máximo de 24 horas os distribuidores podem pagar multa diária de sete mil reais por pontos irregulares.

Também será aplicada a perda imediata dos botijões e eles vão responder processo criminal. “Se algum dos revendedores que assinou o termo de ajustamento de conduta fizer o abastecimento nesses pontos comerciais também será executado civilmente, pagando ainda multa de 7 mil reais”. A Condecon já listou até agora em Ilhéus mais de 100 pontos clandestinos que vendem gás de cozinha.

No sentido de alertar os pequenos comerciantes para a punição que o Ministério Público irá aplicar caso haja resistência, as distribuidoras farão uma ampla fiscalização no município. A ação conjunta será feita pela prefeitura, através da Condecon, Setor de Tributos, 16ª Coorpin e Ministério Público. Atuam no município as revendedoras Minasgás, Brasilgás, Novogás e Nacionalgás.

Curso qualifica profissionais que atuam na Defesa Civil

25 técnicos e profissionais ligados à defesa civil em Ilhéus participaram de curso básico oferecido pela Defesa Civil do Estado, na quarta e na quinta-feira (14 e 15), no auditório do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. O curso intensivo de 16 horas repassou noções de atendimento em situações de emergência e de calamidade pública. A capacitação integra a política de prevenção estabelecida em âmbito nacional. Em Ilhéus, o curso foi ministrado pelos técnicos estaduais Romílson Oliveira Batista, Wagner Correia, Ademar Cerqueira e o coordenador estadual de Defesa Civil, Arthur Napoleão.

Para Napoleão, investir em ações preventivas deve ser prioridade das comissões municipais de Defesa Civil. Neste sentido, os técnicos repassam aos participantes informações sobre como identificar, antecipadamente, situações de risco. Nas 16 horas de curso, os técnicos repassam noções básicas sobre análise de risco, segurança global da população, atendimento em acidentes envolvendo produtos perigosos e inflamáveis e psicologia do desastre. O curso intensivo também indica providências a serem adotadas no combate à seca e atendimento emergencial a pessoas atingidas por chuvas e endemias.

O curso teve a participação de profissionais em defesa civil, vigilância à saúde, policiais do Corpo de Bombeiros e da Civil de Ilhéus e de outros municípios como Canavieiras, Una, Itacaré, Aurelino Leal e Uruçuca. Napoleão lembra que as prefeituras são a instância que oferecem o primeiro atendimento ao cidadão nestes casos e, por isso, devem investir na capacitação dos técnicos para ter uma gestão mais eficiente na área de defesa civil. O intensivo inclui envolve aulas teóricas e exercícios práticas, com simulações de mesa, quando são mostrados casos de emergência e como agir no socorro. “Ensinamos, também, a identificar antecipadamente um futuro problema”, enfatiza.

A secretária de Meio Ambiente, Vera Lúcia Oliveira, afirma que o curso tem grande relevância para Ilhéus, que possui uma grande quantidade de morros e encostas, extensa faixa litorânea e onde é constante a alternância de sol com períodos chuvosos. “A capacitação é imprescindível para agir de forma preventiva e com rapidez em casos de acidentes”. O coordenador Arthur Napoleão diz que os cursos são desenvolvidos em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, criando cursos básicos, operacionais e seminários.

Órgãos constatam depredação em área da Bacia do Almada

A partir de denúncias dando conta da existência de depredação de uma área de preservação na região de Castelo Novo, incluindo o prédio da antiga usina de energia elétrica tombada pelo município de Ilhéus, o Conselho de Cultura local comprovou as irregularidades e vai acionar o Ministério Público para que tome as medidas cabíveis. Representantes do órgão e de instituições interessadas no assunto, além do Programa de Implantação de Estudos Regionais (Proer), visitaram o local nesta sexta-feira (16), em companhia de técnicos das secretárias de Planejamento e Controle Orçamentário e de Educação, tomando pé dos fatos.

Adriana Castro, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e coordenadora da comitiva que esteve em Castelo Novo, disse que o documento vai ser elaborado pela representante da Academia de Letras de Ilhéus, a historiadora Maria Luiza Heine. Adriana falou também que entre as denúncias que foram apontadas por fazendeiros está a depredação provocada por uma pedreira explorada de forma ilegal por uma empresa do Espírito Santo.

Em relação à antiga usina de energia elétrica, ela assegurou que as informações sobre a retirada de equipamentos do local também foram comprovadas pela comitiva e serão relatadas no documento que será encaminhado ao Ministério Público. Na visão da presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, a preservação da área é de vital importância tanto para a Bacia do Almada quanto para o patrimônio histórico e arquitetônico do município.

O diretor do Instituto Histórico de Ilhéus, Manuel Carlos de Amorim, fez parte da comitiva que averiguou a área de preservação que está sendo desrespeitada em Castelo Novo. O distrito fica localizado ao norte de Ilhéus e possui patrimônios de grande valor histórico e cultural para o município e região sul do Estado.

Secretaria de Trânsito prioriza a educação

Atividades voltadas para a educação no trânsito foram priorizadas pela Secretaria de Transportes e Trânsito (Setrans) de Ilhéus no ano de 2005. De acordo com o titular da pasta, Rodolfo Macedo, uma das principais vertentes do trabalho de sua equipe está na orientação de pedestres e motoristas, além da divulgação nas escolas de informações sobre normas de trânsito. A proposta da Setrans foi executada por meio de palestras, oficinas e simulações, que tiveram maior ênfase na programação da Semana do Trânsito, realizada em setembro. As ações foram desenvolvidas em parceria com a 13ª Ciretran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e 18ª CSM. A estratégia envolveu estudantes de forma participativa, com a produção de maquetes, cartazes e relatos de situações vividas no trânsito. Mais de dez escolas foram visitadas pela equipe de educação no trânsito da Prefeitura.

Rodolfo também destaca as intervenções promovidas no centro urbano para tornar o tráfego de pedestres mais seguro. “A Secretaria teve uma preocupação maior exatamente com as áreas próximas a estabelecimentos de ensino, onde nos empenhamos para colocar ou recuperar faixas de pedestre e recuperar a sinalização vertical”, afirma.

O secretário salientou que, a partir de 2006, a Setrans vai intensificar tanto o trabalho de orientação como outras ações “com o objetivo de tornar o trânsito em Ilhéus mais seguro para todos”. Segundo ele, essas atividades ganharão reforço extra com a conclusão do processo de municipalização do setor, o que deverá ocorrer no próximo ano.

TMI encerra primeira fase de curso de iniciação teatral

As aulas do curso básico de iniciação teatral promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) chegaram ao fim da primeira fase dos trabalhos. Criado com a proposta de descobrir talentos entre estudantes de escolas da rede municipal. A partir das 10 horas de amanhã (17), os 30 adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos de idade receberão os certificados de participação em solenidade que acontece no Teatro Municipal de Ilhéus.

A solenidade de encerramento do curso compreende um ato que conta com a participação da presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Adriana Castro, o diretor do Teatro Municipal de Ilhéus, Vicente D´Ávila e a equipe de técnicos que trabalharam com o conteúdo programático e que incluiu disciplinas relacionadas à história do teatro, improvisação vocal, expressão corporal e improvisação teatral. Informações sobre o funcionamento de equipamentos que compõem a iluminação e a cenotécnica também fizeram parte do conteúdo.

A segunda etapa inclui a montagem de texto de um autor regional, que será encenado no próximo ano. Vicente D’Ávila, professor de improvisação teatral do curso e diretor do Municipal de Ilhéus, lembra que, apesar de não formar atores, o curso fornece elementos de grande relevância para quem pretende ingressar na profissão, uma vez que permite o conhecimento de suportes para “começar na arte de representar com a certeza que teve informações necessárias aos primeiros passos para atuar com mais segurança para a carreira”.

Secretário diz que combate à dengue será reforçado em 2006

O secretário de Saúde de Ilhéus, Carlos Henrique Luz, anunciou que o trabalho de prevenção contra a dengue será incrementado no próximo ano. “Vamos combater o mosquito durante seis ciclos, contra os cinco que realizamos este ano”, adiantou. O prefeito Valderico Reis também comemorou os resultados obtidos (2,3% de infestação), considerando que, ao assumir o governo, em janeiro de 2001, encontrou a cidade sob risco de surto a doença. “Ilhéus tinha 30% de seus domicílios infestados pelo mosquito, o que foi reduzido para o quadro atual, de inteiro controle, graças a um esforço muito grande da administração municipal”, disse Carlos Henrique.

No momento, a preocupação é concentrar o trabalho nas áreas com índice acima da média, como a Avenida Esperança, Soledade, Alto do Carvalho, Alto do Coqueiro e Boa Vontade. “Estamos atentos para a chegada da doença que pode ser trazida por pacientes infectados em outras cidades”, salienta o coordenador dos agentes de saúde da dengue, Orlando Mendes. Ele explica o mecanismo de contaminação: “O paciente infectado em outra cidade – Itabuna, por exemplo, que tem alto índice de infestação – é picado pelo mosquito aqui e esse mosquito propaga a doença outras pessoas”.

O coordenador anuncia para dois de janeiro o início do primeiro ciclo, ressalvando que os ciclos são de 40 dias, findos os quais o trabalho é avaliado, com planejamento do ciclo seguinte. “Acreditamos em resultados mais efetivos em 2006, pois o governo municipal já aprovou a aquisição de novos equipamentos, estamos em fase conclusão do processo de contratar agentes para Inema e também porque partimos de um índice muito bom com que fechamos 2005, ao contrário da situação encontrada em 2001”, diz Orlando.

Ilhéus Fitness agita a praia do Cristo no fim de semana

A praia do Cristo será o palco do projeto Ilhéus Fitness neste final de semana. No domingo, a partir das 10 horas, ‘invadem’ a praia grupos de dança, academias e professores de educação física para agitar o banhista que visitar uma dos mais conhecidos cartões postais da cidade. O Ilhéus Fitness foi aberto na quinta-feira à noite (15) na avenida Soares Lopes e nesta sexta (16) terá seqüência com o início das competições de beach soccer na arena da Adeb, com a realização de três partidas.

No período da alta estação o projeto levará muita agitação à avenida Soares Lopes, na quinta e sexta-feiras, e às praias, aos domingos. A programação inclui eventos esportivos, culturais e de lazer. Os eventos esportivos serão concentrados na arena da Soares Lopes e incluirá jogos de futevôlei (masculino), beach soccer e vôlei (masculino e feminino). As inscrições para as competições de futvôlei e vôlei (masculino e feminino) ainda estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Esporte e Cidadania (Palácio Paranaguá).

A programação de eventos do Ilhéus Fitness, nas praias, começa no domingo, no Cristo. No dia 8 de janeiro, leva lazer e entretenimento a quem for à praia dos Milionários. Também aos domingos uma equipe de professores de educação física dará dicas para uma vida mais saudável e ensinará formas corretas de praticar exercícios. A programação de eventos chega no dia 15 à Litorânea Norte. O projeto ainda garantirá muito agito nas praias dos Milagres (dia 21), Maramata (29), Ponta da Tulha (5 de fevereiro) e São Miguel (dia 12).

Competições

A competição entra agora na segunda edição e já se consolida por estimular a prática de esportes de areia, como o futevôlei, vôlei e futebol de areia (beach soccer). Nessa sexta começam os jogos de futebol de areia. Os confrontos envolvem as equipes de Nova Esperança x Barcelona (Conquista), Bolha x Tourino (Avenida Itabuna) e Novadata x Outeiro. Somente nesta modalidade esportiva, se inscreveram 19 times.

O secretário de Esporte e Cidadania, o vice-prefeito Newton lima, disse que o Ilhéus Fitness tem tudo para se consolidar já neste ano porque combina a prática de esportes com a iniciação aos exercícios físicas com orientação profissional. “É uma perfeita combinação e que estimula os hábitos saudáveis”, diz.

O projeto ainda agrega programas de lazer e entretenimento, com apresentações artístico-culturais. Num palco montado na área próxima ao “Baitakão” será montado palco onde se apresentarão artistas sul-baianos, sempre às quintas e sextas, às 17h. Nestes mesmos dias, a agitação continuará com apresentações musicais num trio elétrico (fixo) na Soares Lopes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *