* Silêncio fúnebre no palácio. Nada se fala. Nada se faz. Tudo como d’antes no castelo de Abranches. Esse espaço é preenchido com os argumentos fornecidos pelos membros da corte palaciana. Como o leitor-internauta do Espaço Maneiro, ávido pelas novidades da sexta-feira, não pode ser decepcionado, foi mandada parte da leitura predileta (história em quadrinhos) da turma do paço. Veja a seguir:
Tio Patinhas, como se sabe, é maneiro e pão-duro. Não abre a pata nem para acenar. Não suporta ninguém metendo a mão no seu rico dinheirinho. Embora digam as más línguas qu’ele goste de meter a mão no alheio.
Recentemente, foi convidado a prestar depoimento sobre um assunto bem delicado. O problema é que Tio Patinhas está sendo acusado de se embrenhar no lixo para catar sua suposta e famosa moedinha número um. Aliás, não só a número um, com a número dois, a número três, a número quatro, … Enfim, estava à cata de uns milhãos do lixo. O contato direto com a coisa suja, fétida, tem deixado Tio Patinhas muito dodói.
O caldo engroussou quando Professor Pardal inventou uma câmara oculta e flagrou, num teste de infidelidade, o subprocurador de dinheiro do lixo, Zé Carioca, afirmando que nove amigos também já haviam sido contaminados com o dinheiro sujo, fornecido pelo grupo Querinoz Gavião. Daí, formou-se o imbróglio, tipo o verdadeiro samba do crioulo doido. Por falar neste, Nestor, amigo de Zé Carioca, também, entrou na fita. Segundo ele, apenas, para dar uma carona-de-pau – desnecessária – ao esperto Zé Carioca.
De acordo com Tio Patinhas, Profesor Pardal queria tomar conta do trânsito. Ou seja, queria ser o guarda; fato que muito desagradou a Margarida. Tio Patinhas afirmou que Professor Pardal, em sua invenção, misturou a zorra toda, confundindo a ordem do “quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha dos ovos de ouro?” Disse até que, apesar de ser pato, conhece muito bem as galinhas, e, sobretudo, os seus ovos de ouro.
Resumindo, Tio Patinhas sabe que a remoção do lixo passa. Por enquanto, aguarda, com ansiedade, mais uma invenção do Professor Pardal: A BOMBA! SSSSSSSSSSSSSSSSSSS
Estão dizendo por aí …
* Itabuna teve a sua Parada Gay. Ilhéus não quis ser passada pra trás (ou quis?) e realizou a sua, no chuvoso dia de domingo, 27/11. Constatação fresca: Ilhéus é gay até em baixo d’água. Ei, ei, ei, … Ilhéus é gay.
Piadinhas, ou não …
* O sujeito, acostumado a cerrar cigarro dos outros, pediu um ao amigo, que cedeu, mas não deixou de procurar uma forma de repreender, falando: “Cigarro não é bom pra saúde, rapaz”. Aí o cara: “Eu sei, só que eu não trago”. O outro falou: “Pois é, então, da próxima vez, traga”.
* Um baixinho, gordo, quase sem pescoço, todo encarquilhado, gritava, desesperadamente: “SOCORRO, SOCORRO, SOCORRO, …” Todo mundo olhando aquela pequena figura esquisita gritando por socorro, até que apareceu uma mulher esbelta, 1,80m de altura, na sua frente, e ele falou: “Socorro, meu amor, onde você estava, que eu tanto chamei e não me atendestes?”
Momento de Sabido … ria
* O ex-presidente do PT, ex-deputado, ex-ministro, ex-todo poderoso José Dirceu sentiu que, realmente, o futuro a Deus (Sepúlveda) Pertence.
A Lu me disse
* A loira quase poderosa Lucianta não pàra de aprontar. Dessa vez, atendendo ao seu instinto de experiência, ela resolveu fazer uma pesquisa sobre a aranha. Pegou o aracnídeo, colocou numa caixa espaçosa e ordenou: “Anda, aranha”. A bichinha começou a andar rapidamente de um lado a outro. Depois de cortar uma das pernas da mesma aranha, ordenou, novamente: “Anda”. E a pobre aranha, obviamente, mais lenta, andou. Cortou a segunda perna, ordenou e a bichinha, coitada, mais devagar, andou. E assim ela foi cortando uma a uma das pernas, sempre ordenando que andasse, e a aranha cada vez mais lenta. Até que foi cortada a última perna da pobre aranha. Ela ordenou mais de três vezes, sem que a aranha atendesse. Coclusão inteligente de Lucianta sobre a pesquisa: a audição da aranha fica nas pernas.
Essa Lucianta!
Obs: O Espaço Maneiro é patrocinado pela “Prafartura de Ios”, uma empresa do grupo “Vaisserrico Rei”.
Nota da Coluna: As bobagens aqui escritas não representam, necessariamente, a opinião desse site. Até porque pode ser que tudo não passe de mera ficção.
Dê mais uns acessos de risos nas edições dos dias 07, 13, 17, 26, 30/09, 08, 17, 20, 27/10, 04, 11, 18 e 25/11/05. A próxima é dia 09/12/05 em qualquer horário.
* Marcos Penha é humorista.