Prefeitura reforça atenção às vítimas das chuvas
Comércio sorteia brindes e carro para alavancar vendas no Natal
Balé abre programação de Dezembro do Municipal
Feira em Ilhéus mostra como é produzida farinha de mandioca
Comando da Guarda em Ilhéus é novo presidente de Conselho
Servidores são convocados para abrir novas contas
Fórum antecipa atividades do dia de luta contra a Aids
No Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde e entidades que participam da causa também irão combater as várias formas de preconceito racial. Para a coordenadora de DST/Aids da SMS, a médica Alba Ikuta, será um elemento novo de conscientização para muitas pessoas. “Muita gente não se dá conta de como o racismo tem limitado as ações preventivas de DST/Aids na população negra, duplicando um preconceito já existente”, diz.
Ela explica que ao preconceito contra a Aids tem-se juntado o preconceito racial, dificultando o controle dos doentes nessa faixa da população. “Como fruto dessa soma de preconceitos, a Aids está aumentando entre os negros, pelas dificuldades que lhe são impostas pela sociedade, criando obstáculos à saúde, que é um direito de todos”, diz a médica.
Alba Ikuta considera que, teoricamente, o acesso da população negra aos serviços de DST/Aids é muito fácil, pois os convênios médicos são, em geral, da população branca, mas que há muitas dificuldades na prática. “Mergulhada numa realidade de grave índice de pobreza, essa ampla faixa da comunidade, já vitimada por variados tipos de exclusão, têm a expectativa de que o mesmo acontecerá na saúde”, exemplifica a especialista.
Direito universal
Ela lembra que é comum, quando há um episódio qualquer, como uma espera mais longa, o negro tomar isso como uma ofensa pessoal, que não aconteceria com os brancos. “Cabe a toda a sociedade entender que o direito a informação, prevenção e tratamento da Aids é universal, e de todos, não importa a cor da pele”, diz Alba Ikuta.
Para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids, quinta-feira (1º de dezembro), a Secretaria Municipal de Saúde promoverá diversas atividades, tendo como objetivo a maior conscientização das comunidades. “As ações serão descentralizadas, desenvolvidas em diversos pontos da cidade, abrangendo os mais diversos públicos”, adianta o secretário de Saúde, Carlos Henrique Luz. Uma passeata pelas principais ruas e avenidas do centro, às 17h, encerrará as manifestações na próxima quinta.
Prefeitura reforça atenção às vítimas das chuvas
As chuvas dos últimos dias deixaram desabrigadas pelo menos 15 famílias em Ilhéus, segundo levantamento parcial realizado pelas secretarias de Serviços Urbanos e de Assistência Social e Trabalho. As vítimas são em maior parte do Teotônio Vilela, 2ª Travessa da Luiz Gama e Rua João XXIII, acesso ao Basílio. As famílias mais afetadas são as que moram em residências localizadas em áreas de risco. A Prefeitura tem oferecido toda a atenção necessária aos atingidos pelas chuvas.
O arquiteto Paulo Goulart diz que os riscos são maiores porque as casas são construídas em áreas de risco. “Com as chuvas e os deslizamentos, a estrutura das moradias é afetada e os moradores são obrigados a deixar suas casas”, explica. Parte da Rua João XXIII sumiu com o deslizamento de terra no final de semana. O arquiteto diz que essas ocorrências acontecem porque, em alguns casos, as valetas são desviadas para barracos e não canalizadas para a rua e, também, entulhos são lançados nas encostas.
A maior parte das vítimas é do Teotônio Vilela, onde dez famílias tiveram as casas atingidas. Elas estão abrigadas na associação de moradores do bairro e estão recebendo alimentação, roupa, filtros de água e nesta quarta recebem a atenção de equipes de saúde. A Prefeitura tem prestado atenção às vítimas e, após a estiagem, inicia a remoção de entulhos e ações de contenção das encostas.
Atenção às vítimas
A atenção às vítimas foi reforçada em Ilhéus e o trabalho de assistência é feito pelas secretarias de Assistência Social e Trabalho, Engenharia e Obras, Serviços Urbanos e de Saúde. Alojamentos provisórios foram montados no Parque de Exposições e na Associação de Moradores do Teotônio Vilela. Ilhéus conta com uma área urbana com mais de 700 quilômetros de extensão e 28 morros. Um batalhão de aproximadamente 150 pessoas presta atenção aos atingidos pelas chuvas.
Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos do município acionou 120 homens para o trabalho de limpeza da cidade, como coleta de lixo, varrição, raspagem e pintura de meio fio. São utilizadas também retroescavadeiras, patróis e caçambas. A Secretaria de Assistência Social e Trabalho disponibilizou um telefone para atender aos desabrigados. O número é o 3234-5118.
Comércio sorteia brindes e carro para alavancar vendas no Natal
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL) lançou oficialmente, na noite de segunda-feira (28), a Campanha de Natal 2005 intitulada, “Neste Natal você deseja e o comércio de Ilhéus realiza”. Após a confirmação de patrocínio da Prefeitura de Ilhéus à campanha, os lojistas estão mais otimistas e têm excelentes expectativas para o período natalino.
O lançamento da campanha foi feito no Centro de Convenções de Ilhéus, com a apresentação de uma grande palestra com o consultor de empresas Clóvis Lumertz. Cerca de 1.800 pessoas, entre lojistas, comerciários e profissionais da imprensa local, estiveram presentes no evento.
Na semana passada, o prefeito Valderico Reis garantiu em reunião com a presidência da CDL, que o governo municipal vai arcar com os custos do principal prêmio da campanha: um carro zero quilômetro. A Prefeitura também dará suporte à CDL para a decoração e iluminação das ruas, que já começam a ser colocadas. “Estamos fazendo tudo em tempo hábil e temos a certeza de que o mês natalino será muito animado no comércio de Ilhéus”, disse o prefeito.
A decoração será feita com cerca de 150 peças natalinas, incluindo pombas, árvore de Natal, Papai Noel, sinos, estrelas, cometas, além de refletores e pisca-pisca. Também estão programadas a montagem de um presépio e apresentação de grupos de coral, organizados pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). A CDL ainda vai garantir a animação nas ruas com tradicionais bandas de fanfarras e apresentações da ‘Mamãe Noel’.
Nesse ano, a campanha natalina traz inúmeras novidades, como as raspadinhas em que os clientes poderão ser contemplados na hora da compra com DVDs e eletrodomésticos, além de outros 5 mil prêmios extras, concedidos pelos próprios lojistas participantes da campanha. Os consumidores ainda poderão preencher o verso das raspadinhas e depositar na urna no estande da CDL, instalado na Praça Cairu, para concorrer a outros cinco DVDs e ao carro zero quilômetro. “Nossos clientes terão chances dobradas de ganhar os prêmios da campanha”, contou o presidente da CDL, Paulo Ganem.
Economia forte
Paulo Ganem destacou o apoio que a CDL tem recebido do governo municipal. “Para alcançarmos o desenvolvimento do comércio precisamos do apoio da Prefeitura, que tem se mostrado sempre presente em nossas ações”, considerou o presidente. Ele ressaltou, ainda, que o comércio tem apresentado grande crescimento nos últimos tempos, tanto no centro quanto nos diversos bairros da cidade. “Toda semana participamos de alguma inauguração ou ampliação de estabelecimentos comerciais em Ilhéus”, contou.
O prefeito Valderico Reis ressaltou que o governo municipal tem buscado atrair novos empreendimentos e investir na revitalização das áreas comerciais, para que os consumidores encontrem maior conforto ao fazerem suas compras, e os lojistas tenham mais segurança em um local com maior organização.
Balé abre programação de Dezembro do Municipal
A programação do mês de dezembro do Teatro Municipal de Ilhéus será aberta com o espetáculo de final de ano da academia Núcleo de Dança. O corpo de balé dirigido pela bailarina Isabela Kruschewsky apresentará o espetáculo “Castelo Encantado”, às 20 horas de sexta-feira (2) e sábado (3), e às 18 horas de domingo (4) ao preço de R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia).
O espetáculo faz parte do festival de final de ano das academias de dança da cidade e é uma espécie de prova em que as alunas submetem a exame o que têm aproveitado com o aprendizado do balé. O diretor do Teatro Municipal, Vicente D’Ávila, explicou esse espetáculo como o resultado do trabalho desenvolvido com seriedade pelos alunos das academias.
A coreografia e direção de “Castelo Encantado” levam a assinatura de Isabela Kruschewsky, uma das mais conceituadas bailarinas do sul da Bahia. No espetáculo, o corpo de balé do Núcleo de Dança trabalha com leveza e habilidade, dando um colorido especial à apresentação.
Feira em Ilhéus mostra como é produzida farinha de mandioca
Além de se deliciar com bolos, beijos e outros produtos feitos com a mandioca, os visitantes da Feira do Pequeno Produtor, instalada na Praça Dom Eduardo, também terão a oportunidade de conhecer o processo de produção da farinha de mandioca. Desde a raspa da raiz até a torragem, tudo será feito em público, em uma casa de farinha móvel.
Quem quiser assistir à demonstração deverá visitar a feira no período de 2 a 4 de dezembro, das 16h às 22h. “A casa de farinha contribui para incrementar a programação da feira, que está ajudando a divulgar um produto que tem grande importância para a renda de centenas de famílias de Ilhéus”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Interior e Pesca, Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho).
A idéia de apresentar uma das formas mais comuns de aproveitamento da mandioca é do Sebrae que, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, executa uma política de incentivo aos pequenos produtores das comunidades rurais de Sapucaeira, Acuípe do Meio, Santana, Santaninha, Vila Cipó e Vila Operária. O projeto, que culminou com a Feira do Pequeno Produtor, incluiu visitas a centros de pesquisa agrícola e um seminário de mandiocultura.
Comando da Guarda em Ilhéus é novo presidente de Conselho
O comandante da Guarda Municipal de Ilhéus, Pedro de Oliveira Santos, foi eleito presidente da seção estadual do Conselho Nacional das Guardas Municipais. A eleição foi realizada durante o XVI Congresso Nacional das Guardas Civis e Municipais, em Foz do Iguaçu, no Paraná, neste mês.
A partir de agora, toda a jurisdição do estado compete ao comandante ilheense, que se comprometeu a lutar pelo fortalecimento dos municípios baianos no Sistema Nacional de Segurança Pública. “Estamos com novos projetos na área preventiva e social, e queremos que as GMs dos municípios participem das decisões tomadas pelos órgãos estaduais e federais”, afirmou o comandante. Ele considera que Ilhéus realmente mereceu destaque na região, pois o “governo municipal tem mostrado grande preocupação com sua comunidade, reavaliando as ações e respeitando os profissionais”.
O evento contou com a presença de 800 representantes de 129 municípios de 24 estados brasileiros, que juntos celebraram a conquista com a aprovação do relatório especial que analisou a Proposta de Emenda Constitucional 534/02, de autoria do senador Romeu Tuma. Através do artigo 144 da Constituição Federal, estas entidades tiveram sua competência aumentada e passaram a poder exercer função de policiais, protegendo também as pessoas e não apenas o patrimônio público.
Através de seus representantes, as GMs de todo o Brasil se reúnem anualmente em um congresso nacional com o objetivo de estabelecer metas para reforçar e consolidar sua atuação, sendo capacitados para trabalhar em benefício da população de seus municípios. O principal objetivo do último encontro foi verificar a possibilidade do Ministério da Justiça regulamentar e destinar pelo menos 20% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, com o objetivo de fortalecer as ações preventivas das GMs integradas a políticas públicas sociais e urbanas.
Servidores são convocados para abrir novas contas
Todos os servidores municipais de Ilhéus estão sendo convocados para abertura de nova conta/salário, a partir do próximo dia 2 de dezembro. Para maior comodidade do funcionalismo, o atendimento será realizado no salão nobre do Palácio Paranaguá, mediante cronograma elaborado pela Secretaria de Administração. A mudança vale para todos os servidores, inclusive aposentados e pensionistas, que deverão comparecer à sede da Prefeitura no período indicado, no horário das 8h às 17h.
Para a abertura da conta, é necessário estar munido de cópias dos documentos de identidade, CPF, último contra-cheque e comprovante de residência. Os servidores da área de educação serão atendidos nos dias 2 (nomes iniciados pelas letras de A a E), 3 (F a L), 4 (M a R) e 5 (S a Z). No dia 6, serão atendidos todos os funcionários vinculados à Secretaria de Administração.
O pessoal das Secretarias de Agricultura, Pesca e Interior, Assistência Social e Trabalho e Engenharia e Obras deverá abrir as contas no dia 7. No dia 8, deverão comparecer ao posto de atendimento, no salão nobre do Palácio, os trabalhadores das Secretarias de Esporte, Finanças, Governo, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Planejamento, Procuradoria, Serviços Urbanos, Transportes e Trânsito e Turismo.
Fórum antecipa atividades do dia de luta contra a Aids
A próxima quinta-feira (1º) é o Dia Internacional de Luta contra a Aids, mas em Ilhéus a programação será antecipada. Nesta quarta-feira (30), a partir das 8h30min, será realizado o I Fórum dos Educadores do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, no auditório Governador Paulo Souto da Uesc.
Na programação, constam atividades como palestras, debates e oficinas. Às 9h, serão apresentados os projetos e propostas das escolas para o próximo ano letivo. Em seguida, a coordenadora Municipal do Programa DST/Aids, Alba Ikuta, ministrará uma palestra sobre DST/Aids e a realidade regional. Às 10h45min, está programada uma palestra sobre o envolvimento com adolescentes, com a coordenadora do Projeto Jovem Bom de Vida, do Departamento de Saúde da Uesc, Aretusa Martins.
As oficinas acontecerão à tarde, a partir das 14h, trazendo temas relevantes, como: sexualidade, violência sexual e doméstica, drogas, educar com artes e DST/HIV/Aids. Cada oficina tem duração média de 30 minutos, e os interessados podem participar de todas elas. Às 16h30min, os participantes do evento retornarão ao auditório, para a plenária final.
A programação terá seqüência na quinta (1º) com a realização de palestras, caminhadas e apresentações em vários espaços do município. Um estande será instalado na praça do Teatro Municipal para atividades de aconselhamento e, também, fornecer dicas de prevenção à Aids. A programação é coordenada pela coordenação municipal DST/Aids e tem a participação de entidades que lutam em defesa dos pacientes da Aids.