A conferência de abertura foi do professor Salvador Gómez Nieves, da Universidad de Málaga, no México, com a apresentação da palestra “Turismo Sustentable: la actividad del mito y la fantasia”.
Participaram do evento, os mestres e mestrandos em Cultura e Turismo da UESC, com os respectivos trabalhos: Moabe Breno Ferreira Costa: “Internet, turismo e inclusão social: concepção e perspectivas de estudantes para a constituição de um porto virtual seguro”; Aline Santos de Brito Nascimento: “Patrimônio Cultural: revitalização da Praça do Cacau ( Ilhéus – Bahia)”; Luis Henrique Brunelli: “Turismo de massa e patrimônio cultural: reflexões sobre o caso de Porto Seguro – Bahia”.
Cintia Paula Andrade de Carvalho: “O espaço turismo como mediação simbólica – um estudo de recepção televisiva em Canavieiras – Bahia”; Leonardo Thompson: “Turismo e impactos sócio-culturais – as transformações nas manifestações identitárias na comunidade de Trancoso – Bahia”; Adailson H. Miranda de Oliveira: “Lavagem de São Sebastião: entre o sagrado e a baianidade”. Fernanda B. Maciel Leme: “Percepção e motivação da comunidade local em relação ao turismo em Ilhéus – BA”; Elton Silva Oliveira e Manoel Ursino Tenório de Azevedo Jr: “Os caminhos de ferro: roteiro turístico cultural na Costa do Cacau”; Rodrigo Bomfim Oliveira: “Cultura e Turismo em foco na telenovela das seis: uma análise comparativa de “Como uma onda” e a comunidade de Jericoacoara”. Sandra Regina Mendes: “Uma discussão sobre viagem, diferença e alteridade a partir da viagem de Maximiliano, de Ilhéus ao Arraial de Conquista”.
E mais: Sandro Campos Neves: “O turismo e a legitimação do discurso hegemônico: o fechamento do memorial da Cultura Negra e as Políticas de Turismo em Ilhéus – BA”; Cassiana Panissa Gabrielli: “Memória e Turismo: enlace entre ficção de Cravo e Canela e a realidade grapiúna na formatação do Produto Turístico de Ilhéus”; Laura Alice Rinaldi Camargo: “O Patrimônio Cultural e o Turismo Rural: a visão da comunidade e o desenvolvimento da atividade turística”; Carolina Juliani de Campos: “Entretenimento, Cultura e Turismo: Turismo Cultural?”; e Cristiane Nunes dos Santos: “Gastronomia e turismo como vetores do desenvolvimento local”.
Também participaram com trabalhos inscritos os professores Maria Luiza Silva Santos e Antônio Joaquim Bastos da Silva: “Turismo sexual na cidade de Ilhéus/ Bahia”; Hélio Estrela Barroco: “Desenvolvimento econômico, social e cultural do Pelourinho/ Bahia: turismo cultural”; Elson Cedro Mira: “Cultura e turismo como produto econômico – o caso do Festsol em Itororó/Bahia”; Thiana de Souza Cairo: “A proteção jurídico constitucional do patrimônio cultural e sua importância para o turismo”; Carla Regina Freire: “Percepção sócio-ambiental: a visão de turista de Ilhéus/ Bahia”; Cristiane Aparecida de Cerqueira: “Avaliação de eventos realizados pela Igreja Batista Teosópolis ( Itabuna – Bahia)”; Marco Aurélio Ávila: “Lazer e cultura como fatores de atração turística na cidade de Ilhéus – BA”; e Henrique Tomé da Costa Mata: “O fluxo de destinação turística de brasileiros para o resto do mundo e seus principais determinantes econômicos”.
O objetivo do encontro foi promover a reflexão, a discussão e a abordagem científica do turismo como fenômeno contemporâneo, econômico, gerador de riquezas, mas que exige atenção constante quanto a forma como se desenvolve nos diferentes lugares, considerando as modificações das áreas receptoras.
www.r2cpress.com.br