O seminário interdisciplinar foi aberto com a presença dos diretores da Faculdade, Sandra e Almir Milanesi, do professor Sebastião Fajardo, da coordenadora pedagógica Gilvânia Nascimento, e dos professores tutores que orientaram a formatação dos trabalhos. A primeira equipe, do primeiro semestre de Ciências Contábeis/Administração, apresentou um documentário sobre o “Assentamento Nova Vitória”, localizado na rodovia Ilhéus-Uruçuca, abordando todas as fases de constituição do projeto, baseado na ética e cidadania. A segunda equipe elaborou projeto sobre “a importância do trabalho de consultoria tendo como foco o microempresário estudante da Faculdade de Ilhéus.”
O terceiro grupo, do quinto semestre de Administração, projetou uma fábrica artesanal de reciclagem de papel, a Reciclapel – Indústria de Papel Reciclado, mostrando todas as fases de implantação e produção. Uma equipe do sexto semestre de Administração elaborou um plano de marketing para uma empresa de eventos, a Atrativa Produções e Eventos, que será transformado em realidade. O quinto grupo, do primeiro semestre de Administração/Ciências Contábeis, apresentou o projeto de cidadania “Adote um bairro”, tendo como objeto de estudo o bairro Nossa Senhora da Vitória, localizado na periferia da zona sul de Ilhéus. Os alunos realizaram várias reuniões na comunidade e aplicaram uma pesquisa para identificar o perfil dos moradores e as principais carências do bairro.
A equipe do quarto semestre de administração elaborou um estudo para identificar novas oportunidades no mercado, mostrando os caminhos para formulação e prática de um novo negócio de empreendedorismo. Os alunos do sexto semestre de contabilidade realizaram um plano de marketing para uma empresa de prestação de serviços contábeis. O último grupo a se apresentar foi 2º semestre de administração/contabilidade, que traçou o Perfil do Empreendedor a partir do exemplo da micro empresária Maria da Conceição, do município de Santa Cruz da Vitória, que criou um projeto de apicultura na pequena propriedade herdada do pai e hoje expandiu o negócio gerando oportunidades de emprego na cidade de apenas 1.100 habitantes. Maria da Conceição tem sido apresentada em vários eventos como um exemplo de empreendedorismo, e premiada por várias entidades empresariais.