CHAT DA NOTÍCIA – POR VALÉRIO MAGALHÃES

O Centro de Documentação – Cedoc – da Universidade Estadual de Santa Cruz está ampliando, a cada dia, o seu embrionário e rico acervo sobre a memória regional.
• O ex-prefeito de Itabuna, José Oduque, acaba de doar ao Cedoc todo o acervo do extinto jornal Diário de Itabuna, que foi uma das células vivas da imprensa grapiúna no século 20. O ato foi realizado durante o encerramento do XI Ciclo de Estudos Históricos, que foi promovido semana passada, na Uesc, com a participação de mais de 600 pessoas. O acervo vai se juntar à coleção histórica do Diário da Tarde, de Ilhéus, doado pelo também ex-prefeito Ariston Cardoso.
• O trabalho do Cedoc, coordenado pela professora Janete Ruiz Macedo, tem plantado sementes importantes no passado. O reitor Antônio Joaquim Bastos da Silva projeta a revitalização do Museu Regional do Cacau e planeja entregar ao Centro a responsabilidade pela gestão do acervo. O Cedoc já administra o Museu da Casa Verde, em Itabuna, e a Casa da Uesc, em Porto Seguro.
PONTO DE VISTA

Os presidentes das associações comerciais de Ilhéus e Itabuna, José Leite de Souza e Silvio Roberto, começam a traçar plano de ação objetivando defender em bloco questões fundamentais para o desenvolvimento regional.

• O pacto foi selado durante almoço com jornalistas da Confraria do Vesúvio, que debateram com os dois líderes empresariais assuntos inquietantes para o futuro sul baiano, a exemplo do turismo e a necessidade de expansão industrial. Para eles, importa mesmo a capacitação da mão de obra regional e investimentos públicos e privados que promovam a geração de emprego e renda.

• A Associação Comercial de Itabuna tem 97 anos, ou seja, tem mais idade que o próprio município. Nasceu justamente de uma disputa travada com comerciantes de Ilhéus, cuja luta resultou na autonomia de Itabuna como cidade.

• A Associação Comercial de Ilhéus é uma das mais tradicionais instituições regionais, que ajudou a impulsionar a cidade na época áurea do cacau. Vai completar 93 anos neste dia 1º de novembro, cuja data será marcada por uma cerimônia na sede da entidade.

LOLA PASSOS

O confrade Eduardo Anunciação, que assina diariamente neste jornal a prestigiada coluna “Política, Gente, Poder”, fez correção em uma informação aqui publicada na edição da última quarta-feira.

• É verdade: a técnica universitária Lola Passos não secretariou todos os reitores da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc. A única exceção foi na gestão do diretor geral Aurélio Macedo. Na época, Lola – que em março completará 30 anos na instituição – era secretária da Fundação Santa Cruz (Fusc), entidade mantenedora da Fespi – Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, e presidente da associação dos funcionários, tendo sido demitida e reintegrada por decisão judicial.

• Lola foi chefe de Gabinete do diretor geral da Fespi, Soane Nazaré de Andrade, e do diretor Altamirando Marques na Funcruz e na Uesc. Depois foi assessora especial da reitora Renée Albagli Nogueira, cargo que ocupa novamente na gestão do reitor Antônio Joaquim Bastos da Silva. É rígida e competente.

CURTA A CURTA :

A professora Janete Ruiz Macedo, diretora do Centro de Documentação Regional (Cedoc) da Uesc, foi a palestrante da semana do programa “Quartas Culturais” promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus. Na oportunidade, a produtora Adriana Castro assumiu efetivamente a presidência da Fundação, após viagem feita à China.

A festa de adesão em homenagem ao colunista social Diogo Caldas, que completa 40 anos na batuta das letras, marcada para este sábado, foi transferida para o próximo dia 5 de novembro. A feijoada será realizada no mesmo local: o hotel Tárik Plaza. Ele merece.

O colégio Fênix Objetivo promove, neste sábado, em Ilhéus, o evento “Nos Bastidores da História IV – História das Comunicações”, uma exposição bem montada para mostrar a iniciativa e o talento dos alunos. A visitação fica aberta até às 22 horas, no centro de convenções Luiz Eduardo Magalhães. Leve um quilo de alimento não perecível.

De 12 a 14 de novembro, será realizado em Ilhéus o encontro Nacional dos Estudantes de Administração, que vai debater inclusive as recentes mudanças na estrutura do curso. O evento será aberto no centro de convenções e as atividades posteriores no campus da Faculdade de llhéus.

O sindicalista e radialista Yolando de Souza, conselheiro municipal de saúde participou como delegado da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador, em Salvador, nos dias 16 e 17 últimos. Esta semana voltou à capital para o Seminário Estadual sobre Doenças da Pobreza, promovido pelo Ministério Público da Bahia. Yolando apresenta o programa Rádio Saúde, toda sexta-feira, na rádio Santa Cruz.



Os dentistas Lucas Lapa, Marcelo Telles, Ricardo Rocha e Elder Valiense, na inauguração da ampliação da sede da Uniodonto, em Ilhéus. Foto by Zecarlinhos Silva.



O advogado Tarso Soares com a filha Nicole e a mamãe Luciana Leal, no caruru da Casa da Amizade pelo abrigo São Francisco, em Itabuna.



Cartões de visita da TV Cabrália, Cristine Ribeiro e Marta Furtado, na inaguração do Espaço Décor de Pai Mendonça, em Itabuna. Foto by Geraldo Borges.



Os empresários Orleans e dona Marlene Mendonça com Miro Magalhães, na inauguração do Espaço Décor da rede Pai Mendonça, em Itabuna. Foto by Zecarlinhos Silva.



Presidentes das associações comerciais, Silvio Roberto, de Itabuna, e José Leite de Souza, de Ilhéus, tramam uma série de incursões na seara política e econômica. Foto by Valério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *