“Os desafios da produção do cuidado integral: o foco na atenção básica”. Esse é o tema da palestra que será apresentada pelo professor e doutor em Saúde Coletiva, Emerson Elias Merhy, da Unicamp. O evento que faz parte do Seminário Integrado em Saúde, é uma promoção do Departamento de Ciência da Saúde e do Núcleo de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC). Será realizado às 9 horas, do dia 3 de novembro no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto.
O moderador do Seminário, será o professor e doutor Túlio Batista Franco, da Universidade Federal Fluminense. Segundo a coordenadora do seminário, professora Cristina Setenta, a palestra estará aberto aos gestores e trabalhadores da saúde, professores e alunos dos cursos da área de saúde, membros do Pólo de Educação Permanente em Saúde e interessados em geral.
Para o professor Emerson Elias Merhy o grande desafio é reconhecer no setor da saúde a exigência ético política de um processo educativo incorporado ao cotidiano da produção setorial. Na opinião dele “a Educação Permanente em Saúde, ao mesmo tempo em que disputa pela atualização cotidiana das práticas, segundo os mais recentes aportes teóricos, metodológicos, científicos e tecnológicos disponíveis, insere-se em uma necessária construção de relações e processos que vão do interior das equipes em atuação conjunta, – envolvendo seus agentes –, às práticas organizacionais, – a instituição e/ou o setor da saúde –, e às práticas interinstitucionias e/ou intersetoriais, – implicando as políticas nas quais se inscrevem os atos de saúde”.