INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ilhéus realiza seleção de equipe para o Samu 192

Herval Lemos e Nay fazem bonito no “Pôr do Som”

Ilhéus encerra com sucesso “mês da ciência e tecnologia”

Janete Macêdo fala sobre patrimônio documental

Banco do Pedro retoma campeonato de futebol

Ilhéus realiza seleção de equipe para o Samu 192

A Prefeitura de Ilhéus vai iniciar a montagem da equipe que atuará no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). O edital que regulamenta a seleção simplificada para a ocupação dos cargos foi publicado nesta quinta-feira, 27, pela Secretaria Municipal de Saúde, estabelecendo o período de inscrições até o dia 1º de novembro.

Estão sendo oferecidas vagas para médico regulador, médico emergentista, enfermeiro emergentista, técnico em enfermagem emergentista, condutor, rádio-operador e auxiliar de regulação. De acordo com a Secretaria, são todos cargos próprios do Samu, regulamentados pelo Ministério da Saúde e que não existem na estrutura de cargos do município. “Daí a necessidade de abrir um processo seletivo, pois não seria possível aproveitar pessoas do quadro ou aprovadas em concursos anteriores”, afirma o secretário Carlos Henrique Luz.

As inscrições devem ser feitas no horário das 14 às 18 horas, no endereço número 1.044, Avenida Soares Lopes, sendo indispensável a apresentação de curriculum. A comissão de seleção, designada em portaria também publicada nesta quinta-feira, fará análise de caráter classificatório e eliminatório, observando experiência e aperfeiçoamento específico na área. Na segunda etapa, será realizada entrevista classificatória, considerando-se os aspectos recomendados para habilitação ao Samu 192. De acordo com o edital, as entrevistas dos aprovados na primeira fase acontecem do dia 7 até 16 de novembro, das 8h às 12h e das 14 às 17h, no mesmo local onde serão recebidas as inscrições.

Herval Lemos e Nay fazem bonito no “Pôr do Som”

Um espetáculo que teve como principal ingrediente o bom gosto do repertório, uma mescla de composições de nomes consagrados da MPB e canções do ilheense Herval Lemos, deu a tônica da quarta edição do Projeto Pôr do Som, na quarta-feira, no Teatro Municipal. A brasiliense Nay Oliveira abriu o espetáculo às 18h30min, com “Água de Beber”.

Também fizeram parte do show da artista as canções “Nós”, “Roxanne”, “Último Desejo”, “Nosso estranho amor”, “Uma louca tempestade”, “A vizinha quando passa” e “Tempos Modernos”. Quando cantou “Último desejo”, acompanhada pelo violão de Dante Valadares, Nay teve um dos momentos mais felizes da noite. Foi igualmente aplaudida com a interpretação de “Nosso estranho amor”, ao lado de Cleylton Mariano.

Herval Lemos, sempre ao violão, encantou o público com “Criança eterna”, começou interpretando “Paixão” e seguiu com seu violão. Passou por “Quase sem querer”; “Amar você”, de sua autoria; “Criança eterna”, autoria própria em homenagem às crianças portadoras de síndrome de Down; e ‘De volta para o aconchego”. O repertório contou ainda com “A sombra da maldade”, “Coisas da Bahia” e “Gostava tanto de você”. Herval, como Nay Oliveira fez bonito no quarto espetáculo do “Por do Som”.

O próximo espetáculo do projeto que procura valorizar o artista da terra e incentivar a produção musical na região sul, acontece no dia 9 de novembro. Na oportunidade, o músico Délio Santiago faz sua segunda apresentação no Por do Som , compartilhando o palco com Anne de Cidra. Já Itassucy e Adriana Carvalho fazem o Pôr do Som do dia 23 de novembro. A primeira etapa do projeto será encerrada no dia 7 de dezembro, com Junior e Luciano Viana.

Ilhéus encerra com sucesso “mês da ciência e tecnologia”

Ilhéus foi a única cidade do Brasil a estender por um mês a programação de atividades de ciência e tecnologia. O encerramento será neste domingo (30) com o último dia de visitações ao Planetário Espacial. A programação do evento teve grande êxito e recebeu elogios do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que destacou a importância de levar esse tipo de conhecimento à população.

A assessora de imprensa do MCT, Vera Pinheiro, veio a Ilhéus na última quarta-feira (26) para participar da última semana de atividades. Ela visitou o Planetário Espacial, instalado no Ginásio de Esportes Herval Soledade. “Pude perceber o grande interesse das crianças em ter uma visão maior do mundo, dos planetas e satélites”, disse. Vera conta que nesse ano 333 municípios em todo o país participaram da Semana Nacional, o que representa 100 a mais do que no ano passado. Segundo ela, o número de atividades desenvolvidas em todo o país foi quatro vezes maior do que em 2004.

A assessora adianta que para o próximo ano, a idéia é de que o evento aconteça entre os dias 23 e 30 de outubro, tendo como tema a Criatividade e Inovação, trazendo à tona os 100 anos do vôo do 14 BIS. Vera acredita que com este evento, Ilhéus conseguiu despertar o interesse da criança para a ciência e mostrar que ela está presente no dia-a-dia das pessoas. “O grande objetivo deste tipo de evento é aproximar os jovens da ciência, através de aparatos interativos, e Ilhéus conseguiu fazer isso da melhor forma possível”, considerou.

Vera Pinheiro apontou ainda outro fator positivo nas atividades realizadas em Ilhéus: ter conseguido atingir pessoas de todas as idades e classes sociais. O I Encontro de Ciência e Tecnologia integrou diversas atividades, como a visitação ao Ônibus Espacial, o Parque do Conhecimento, a I Semana de Física da Uesc, a V Semana de Informática da Uesc (Sinform), a V Feira de Informática e Eletroeletrônico de Ilhéus e o I Congresso de Ciência e Tecnologia de Ilhéus.

Algumas atividades paralelas conseguiram atingir um público ainda maior. Dentre elas, os infocentros instalados em três pontos da cidade, a palestra sobre “Proteção ao Conhecimento”, no Cepedi, com o representante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Everaldo Pereira Filho, e a Mostra de Vídeo para o grupo da Melhor Idade. As crianças e jovens dos distritos também participaram da programação e tiveram seu primeiro contato com a tecnologia.

O prefeito Valderico Reis disse que o evento conseguiu superar as expectativas do município, que tem como objetivo primordial alcançar a popularização do conhecimento e a inclusão digital, fazendo com que sua consolidação como pólo tecnológico beneficie as pessoas que se encontram na base da pirâmide social. A decisão do prefeito de criar uma Secretaria específica para cuidar da área de ciência e tecnologia, tem trazido inúmeros benefícios à cidade. “Dos 417 municípios baianos, Ilhéus é o único que possui esta Secretaria”, disse Rúbia Carvalho, responsável pela pasta.

Toda a programação do evento foi elaborada numa parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, o Governo do Estado, Cepedi, Sinec, e Uesc. A assessora do MCT considera como fundamental a união das instituições de pesquisa, que acabam por fazer parcerias e até mesmo desenvolver projetos em conjunto.

PLANETÁRIO ESPACIAL

O Planetário Espacial tem apresentações a cada hora. Numa grande bolha, com capacidade para 75 pessoas, imagens do céu, do sistema solar, constelações e a ordem dos planetas são exibidas aos visitantes. No final da apresentação é feita uma abordagem sobre o reaproveitamento da água. O planetário continuará aberto à visitação até o próximo domingo (30), às 16h.

Janete Macêdo fala sobre patrimônio documental

A sessão do Projeto Quartas Culturais, realizada na noite de ontem (26) no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), tratou do tema “Trajetória e perspectivas do patrimônio documental”. Na palestra, a professora Janete Ruiz de Macedo, responsável pelo Centro de Documentação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), esclareceu que “todo conhecimento acumulado sobre forma escrita é um patrimônio documental”.

A nova presidente da Fundaci, Adriana Castro, apresentou a professora Janete Ruiz para uma platéia formada por estudantes, professoras e outros interessados no assunto. A diretora do Arquivo Público João Mangabeira, Lílian Maria de Souza, acompanhou a palestra. A atividade fez parte da programação de aniversário do arquivo que funciona no mesmo prédio da Biblioteca Pública Adonias Filho, na praça Castro Alves.

Durante a palestra, a professara Janete Ruiz disse que a partir da década de 30 surgiram as primeiras manifestações de preocupação a respeito da proteção do patrimônio documental no país, com a instituição da Lei nº 25, artigo 1º. A realização da Semana de Arte Moderna é um referencial dessa preocupação. Na história universal há registro do começo dessa iniciativa a partir do século dezoito, com a revolução industrial. Janete destacou ainda a rapidez dos acontecimentos nas sociedades modernas, lembrando da necessidade de adequação dessa realidade, tendo em vista a assimilação da experiência cotidiana para o patrimônio documental. Ela falou sobre os vários processos que devem ser inseridos dentro da perspectivas do suporte da memória, salientando os registros gráficos, visuais e eletrônicos.

“Um patrimônio documental não se manifesta enquanto tal, senão quando é preciso pensar em defendê-lo”, disse. Para a professora, “O barroco foi tido como uma expressão genuinamente e excepcionalmente brasileiro, e por isso é considerado patrimônio documental”. Falou ainda que para ser patrimônio documental tem que oferecer referência histórica.

Banco do Pedro retoma campeonato de futebol

O Campeonato Distrital do Banco do Pedro será retomado neste final de semana com a realização de três jogos. As partidas previstas confrontam Uruçuca e Barcelona, Cruzeiro e Juventus e Brasiliense e Riachuelo. As partidas acontecem neste domingo, a partir das 9h, em Banco do Pedro. A competição tem o apoio das secretarias de Esporte e Cidadania, de Agricultura, Pesca e Interior e de Governo. Em quatro rodadas já realizadas o Campeonato tem como líder Uruçuca.

A competição foi criada há cinco anos e nesta edição conta com doze equipes. Paulo Roberto Nascimento, da comissão organizadora, diz que o evento se tornou tradicional e já conta com a participação de equipes da sede ilheense e do vizinho município de Uruçuca. “A gente movimenta a economia local, principalmente o comércio informal, e ainda estimula a prática de esporte no distrito”, diz Paulo Roberto, que ressalta o apoio recebido da Prefeitura de Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *