Toda a parte externa do prédio –construído em 1861 para abrigar a terceira alfândega de Salvador– receberá uma nova pintura. O projeto foi criado pela agência Basis em parceria com a Basf (dona da marca de tintas Suvinil) e a prefeitura da cidade.
A revitalização será realizada com mão-de-obra da própria comunidade, previamente treinada pela equipe técnica da marca Suvinil. A Basf informa que vai investir no projeto R$ 378 mil. O projeto “Suvinil Cor, Arquitetura & Memória”, criado em 1988, já revitalizou mais de trinta patrimônios históricos do país.
Além da preservação do patrimônio, a iniciativa, aprovada pela Lei Rouanet de incentivo à cultura, pretende remontar o acervo sobre a memória do local, em parceria com os jovens da cidade.
Serão realizadas pesquisas de informações e imagens por profissionais para resgatar a história do mercado, desde a sua inauguração até os dias de hoje.
Uma série de fotos também será exposta no local e nos principais shoppings da cidade, logo após a restauração, para contar a trajetória do Mercado Modelo, antes e depois da pintura.
Além disso, será exibido um vídeo durante a exposição, com a mesma finalidade. A mostra terá duração de dois meses.
Maior centro de artesanato em Salvador, com 262 boxes em dois andares, o Mercado Modelo é também um ponto de encontro e convivência, além de ser palco para animações artísticas e culturais da cidade.
Além disso, abriga os dois restaurantes típicos mais antigos de Salvador, o Camafeu de Oxóssi e Maria de São Pedro, ambos com 76 anos de existência.
Fonte: Folha on-line