Município economiza para enfrentar queda do FPM

A Prefeitura de Ilhéus vai cortar gastos visando manter os serviços essenciais e garantir o pagamento dos servidores municipais

Enfrentando situação similar a dos demais municípios brasileiros, com as sucessivas quedas no repasse do Fundo de Participação, a Prefeitura de Ilhéus está mais uma vez adotando medidas para controlar gastos. Esse processo se iniciou já no primeiro semestre, quando o governo local implantou o turno único de funcionamento para reduzir despesas. Outras medidas, como um maior controle no uso de veículos e no fornecimento de passagens, também estão sendo adotadas.

A segunda parcela do FPM do mês de setembro experimentou uma queda de 78% em relação à segunda parcela de agosto. De acordo com a Secretaria de Finanças, o repasse de todo o mês deverá sofrer uma redução superior a 40% na comparação com o mês passado. “É uma situação absurda de estrangulamento dos recursos municipais, que nós temos de enfrentar apertando ainda mais o cinto”, lamenta o prefeito Valderico Reis.
Segundo o prefeito, o contingenciamento de algumas despesas é necessário para evitar atrasos principalmente na folha de pagamento dos servidores. “Pagar o funcionalismo em dia é o nosso maior compromisso e prioridade absoluta”, salienta Valderico. Desde o início de sua gestão, o prefeito mantém total regularidade com a folha salarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *