Painel sobre os 15 anos do Eca marcará o primeiro ano da Acari

“15 anos do Eca: direito e comunicação social na formação dos futuros cidadãos” é o tema principal do painel que acontece no dia 10 de outubro, no auditório da FTC-Itabuna. Previsto para as 8 horas, o debate faz parte da programação comemorativa do primeiro ano da Associação Agência de Comunicação Amanhã de Reintegração Infanto-Juvenil – Acari-Comunicação e Cidadania, uma organização não-governamental sediada em Itabuna, que tem a missão de desenvolver ações em defesa dos direitos da criança e do adolescente no sul da Bahia. A programação tem o apoio do Unicef, Amurc, Prefeitura de Itabuna, OAB-Bahia, Emasa, Tarik Plaza Hotel, Free Hand e diversos organismos públicos e privados do sul da Bahia.
Os painelistas serão o coordenador do Fundo das Nações Unidas para a Infância na Bahia e Sergipe (Unicef), Ruy Pavan; o secretário do Trabalho e Ação Social da Bahia e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ceca), Eduardo Oliveira Santos; o presidente da secção da OAB-Bahia, Dinailton Oliveira; o juiz da Infância e Adolescência de Itabuna, Marcos Bandeira; o promotor de Justiça da Infância e da Adolescência de Itabuna, Cássio Marcelo Santos, e a coordenadora do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Fecriança) e diretora-executiva do Ceca, Celeste Andrade.
O encontro visa também comemorar os 15 anos de existência do Estatuto da Criança e da Adolescência (Eca) e apresentar à comunidade sul-baiana ações da Acari-Comunicação e Cidadania para 2005 e 2006. Sadia Consuelo Pitanga, Magaly Almeida e Antonio Pinto Muniz, membros da instituição, acrescentam que deverá reunir cerca de 300 pessoas, entre prefeitos, empresários, jornalistas, radialistas, publicitários, professores e estudantes de comunicação social, líderes comunitários, sindicalistas e trabalhadores em geral.
A missão da Acari – A Associação Agência de Comunicação Amanhã de Reintegração Infanto-Juvenil é uma organização não-governamental pioneira e única no sul da Bahia, fundada em 12 de outubro de 1994. “A Acari-Comunicação e Cidadania traz uma proposta positiva e inovadora no sul da Bahia: prega a solidariedade, o valor da dignidade humana, o respeito ao semelhante e o crescimento espiritual das crianças e dos adolescentes do sul da Bahia; forma jovens de bem com a vida, para lutar pela construção de uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna, cooperativa e interativa”, disse a advogada Jurandy de Oliveira Lima, que há 20 anos atua na defesa dos direitos da criança e do adolescente do sul da Bahia.
Segundo, Jurandy de Oliveira, a missão da Acari é capacitar jovens, estudantes, radialistas, jornalistas, professores e advogados para atuar como agentes de comunicação, mobilização e cidadania; fazer da comunicação social um instrumento para a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente; promover e estimular a cultura de comunicação no sul da Bahia, principalmente entre as escolas públicas e privadas, instituições governamentais e não-governamentais e estimular e desenvolver junto às crianças e adolescentes o pleno exercício da cidadania, através de estratégias de educação ambiental, visando a melhoraria da qualidade de vida da população.
Sediada em Itabuna, a Acari difunde atividades educativas, culturais, jurídicas e científicas, realizando pesquisas, conferências, seminários, cursos e treinamentos; editando publicações, produzindo vídeos, filmes institucionais e processamento de dados; prestando assessoria técnica nos campos jurídico, jornalístico, educacional e sócio-cultural; produzindo multimeios, serviços e assessoria, e programas de informática.
Concurso – A programação envolve o concurso de cartões de Natal-2005 da Acari, que acontece no dia 12 de outubro, na praça Olinto Leone, em Itabuna. O concurso será destinado a crianças de cinco a doze anos, alunas das redes pública e privada. Serão escolhidos os seis melhores trabalhos que ilustrarão os Cartões de Natal-2005 da Acari, cuja venda será revertida para as ações da instituição. Uma comissão julgadora formada por artistas plásticos, jornalistas, radialistas, fotógrafos, professores e autoridades irá escolher os trabalhos.
Acari lança também no dia 12 de outubro, na praça Olinto Leone, a “Campanha Acari de Doação de Livros” que arrecadará livros didáticos (de ensino médio e/ou ensino superior), infantis, literatura brasileira e internacional, em língua portuguesa, e revistas de qualquer área e estilo para associações filantrópicas e para montar bibliotecas comunitárias em Itabuna. A campanha é permanente, sem data para terminar. Terá o seu ponto alto no dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro e está inserida entre as oito metas do milênio, da Organização das Nações Unidas. As obras deverão estar em bom estado de conservação.
Diretoria – Ainda no dia 12 de outubro será lançada na praça Olinto Leone, a “Campanha de Voluntários da Acari”, com o objetivo de cadastrar voluntários aptos a desenvolver campanhas e a participar de projetos desenvolvidos pela Acari, e desenvolver nos adolescentes habilidades e competências requisitadas atualmente pelo mercado de trabalho, tais como espírito de cooperação, facilidade no trabalho em equipe, responsabilidade, comprometimento, liderança, iniciativa nas decisões e bom relacionamento interpessoal.
A diretoria da Acari-Comunicação e Cidadania é integrada por Ederivaldo Benedito (diretor-executivo), Rosi Barreto (diretora-administrativa) e Maria Anita Verônica dos Santos Batista (diretora-financeira). Os demais membros são Antonio Américo Carvalho, Antonio Pinto Muniz, Bruno Monteiro, Cosme Reis, Domingos Matos, Edmilson Silva Santos, Jonas Boamorte, José Luiz Nascimento Silva, José Raimundo Ribeiro Novaes Júnior, Jurandy Oliveira, Luciano Estevam, Magaly Almeida, Maria Aldequinha Lima, Maria da Trindade Pereira Lima, Maria Luzia de Melo, Sadia Consuelo Pitanga e Wellington Bernardes Guimarães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *