Yolando Souza foi enfático ao propor reflexão a respeito do trabalho do profissional em face das necessidades que a população tem de ter a imprensa defendendo seus interesses. Na sua visão, é de fundamental importância que, tanto os profissionais que militam no rádio quanto nos demais órgãos de informação, têm que representar o interesse do povo. “Defender as aspirações da sociedade é o papel do radialista”, disse. Ivonete Vasconcellos, como os demais profissionais que se pronunciaram, também parabenizou a Mesa Diretora, presidida por Raymundo Veloso, e os demais vereadores, pela indicação da sessão histórica. Nomes como: Vila Nova, Cleofas Santos, Pastor Adilson Neves, Dulce Conceição, Edson Passos, Vandilson Gomes, Marinho Santos, Luck Rey, Demis Dória, Elias Reis, Jai de Ataíde, Oscar Valente e Edmundo Santos, prestigiaram a sessão que homenageou o profissional do rádio.
Câmara prestou homenagens aos radialistas ilheenses
A Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou sessão histórica ontem (21), ao promover o encontro dos profissionais que atuam na radiodifusão da cidade, no Plenário Gilberto Fialho, com o objetivo de homenageá-los pelo transcurso do Dia do Radialista – 21 de setembro. Praticamente todos os radialistas e técnicos que militam na radiodifusão local compareceram a sessão especial proposta pelos vereadores ilheenses, tendo como propositor inicial o presidente da Mesa Diretora, Raymundo Veloso. As declarações de amor à profissão e os pedidos de reflexão sobre o papel do profissional de imprensa foram pontos que marcaram a sessão especial.
Da tribuna, discursaram profissionais como Ivonete Vasconcellos, Yolando Souza, Maltez de Ataíde, Bira Madureira e Saldanha. O radialista Gil Gomes exibiu um filme com conteúdo sobre o surgimento do rádio.O destaque da fala de Maltez de Ataíde ficou por conta de questões relacionadas ao papel do radialista e da imprensa. Segundo ele, “a imprensa é o olho da nação e seus militantes devem atuar como fiscais dela”. Falou sobre o trabalho diário dos profissionais lembrando de sua importância para a consolidação da democracia. A necessidade da preservação da verdade acima de qualquer interesse foi outro ponto tocado pelo radialista.