Idosos são homenageados em sessão especial da Camara de Ilhéus

Ao abrir a sessão especial realizada ontem (20) no Plenário Gilberto Fialho da Câmara de Vereadores de Ilhéus, o vereador Jailson Nascimento lembrou da importância do trabalho das associações de terceira idade para afastar as pessoas que estão na faixa etária acima dos 60 anos do risco da marginalidade. O vereador, que foi o propositor da sessão para lembrar da Semana do Idoso, em Ilhéus, promoveu a entrega de certificados às associações de idosos e pré-idosos que se dedicam à promoção de lazer e entretenimento e ainda a resoluções de problemas que atingem a esse segmento social.
O diretor do abrigo de idosos São Vicente de Paulo, o médio geriatra Antonio Espírito Santo, usou a tribuna para reivindicar instrumentos que possibilitam a facilidade de locomoção de idosos, assim como um melhor tratamento de saúde a essa faixa da população. Além disso, solicitou que a Câmara encaminhe pedido de profissionais para melhorar o atendimento do abrigo, que passa por dificuldade para manter sua clientela. A solicitação será encaminhada à prefeitura local, através do líder do governo na Câmara, Rodolfo Macedo.

Um dos destaques da sessão ficou por conta da fala do coordenador regional da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade Bahia Sul, Afonso Carrasco. Ele foi enfático ao afirmar que com a promulgação do Estatuto do Idoso, a partir de janeiro de 2004, houve avanços visíveis. Entretanto destacou pontos que ainda não saíram do papel, a exemplo da gratuidade de passagens em transportes interestadual. Questões relacionadas a planos de saúde e atendimento medico – hospitalar foram lembrados pelo coordenador como pontos que não registraram avanços com a promulgação do Estatuto.

Convidade Especial – A centenária Maria Vitalina de Jesus, acompanhou a sessão ao lado do presidente da Mesa Diretora, Raymundo Veloso. Em cima de seus 100 anos de idade, ela esbanjou lucidez e humor, sempre atenta aos movimentos em sua volta. Ao receber rosas, Dona Maria Vitalina de Jesus falou um pouco de sua trajetória de vida, que teve o trabalho como principal causa para criar seus 10 filhos. Ao final da fala, a jacobinense de 100 anos arrancou aplausos entusiasmados da platéia. Receberam certificados pelos relevantes prestados à população de idosos de Ilhéus, a Associação Cruzada do Bem Pelo Bem, representada por Raimundo Martins dos Santos; Clube Arco (Sidenildes Pinto), Clube Nova vida (Lícia Magalhães´, Caminhada da Lua (Ivonete Rosa), Abrigo São Vicente de Paulo (Maria José) e Associação dos Pré-Idosos do Sul da Bahia (Maria José Veloso).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *