Patrus Ananias participa de plenária em Ilhéus

O ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, vai participar, nesta sexta-feira, 23, às 14 horas, da abertura da 1ª Plenária da População Negra do Sul da Bahia, evento programado para acontecer na Câmara de Vereadores de Ilhéus. O representante do Governo Federal falará sobre “Segurança Alimentar e Nutricional”, iniciando os debates, que serão inspirados no tema “Múltiplas Fomes”.
De acordo com seus organizadores, o evento tem como um dos principais objetivos aprofundar as discussões em torno da implementação do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Além do ministro, estão confirmadas as presenças da representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar Ana Maria Placidino, que é também membro da Comissão Permanente para Populações Negras; do deputado federal Luiz Alberto, da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, e do deputado estadual Walmir Assunção.

A plenária será estendida até o sábado, quando acontecerão discussões sobre a “Construção do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial”, tendo como primeiro eixo temático a educação municipal em face da Lei 10.639. Estarão presentes nesta parte do evento o secretário municipal de Educação, Almir Gonçalves Pereira, além de representantes da Secretaria de Educação de Salvador e da Secretaria Especial para Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão do Governo Federal. Paralelamente aos debates, será lançada a campanha “Na Fé e na Raça”, que visa recolher assinaturas para o projeto de iniciativa popular que cria o Estatuto da Igualdade Racial no Estado da Bahia, de autoria do deputado Assunção.

Outras plenárias já estão programadas, para os dias 30 de setembro e 1º de outubro (Diversidade Cultural), 07 e 08 de outubro (Juventude e Populações Indígenas), 14 e 15 de outubro (Mulher Negra e Questões de Gênero), 21 e 22 de outubro (Comunidades Remanescentes de Quilombo), 28 e 29 de outubro (Saúde da População Negra), 04 e 05 de novembro (Trabalho e Desenvolvimento Econômico das Populações Negras), 11 e 12 (Fortalecimento das Organizações Anti-Racismo / Direitos Humanos e Segurança Pública), 18 e 19 de novembro (Religiões de Matriz Africana / Estatuto da Igualdade Racial).

Para o dia 20 de novembro, está marcada a entrega do Plano Municipal para Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Na mesma data, vai acontecer palestra com o tema “Preconceito, Racismo e Discriminação”. A organização tem à frente o Conselho de Entidades Afro Culturais de Ilhéus, Associação dos Templos de Culto aos Orixás (Yabas), Grupo de Associações de Ilhéus, Grupo pela Livre Orientação Sexual (Eros) e a Comissão Especial da Câmara de Vereadores para Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *