INFORMES – ASCOM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Campeonato reúne feras do surf na Praia do Sul;

Professores têm curso de contação de história;

Inscrições em curso do Senac são prorrogadas até sexta;

Engenheiro condena obra no São Miguel e responsabiliza ex-gestor;

“Escola Ativa” promove capacitação na zona rural;

Prefeitura apresenta trabalhos e ouve sugestões da comunidade;

Prefeitura e trade discutem programação do verão 2006.

Campeonato reúne feras do surf na Praia do Sul

Será realizado neste fim de semana, em Ilhéus, o III Aberto de Surf Amador, evento que vai reunir alguns dos nomes promissores desse esporte na região. O campeonato acontece sábado e domingo, dias 17 e 18, a partir das 8 horas, no quilômetro zero da rodovia Ilhéus – Olivença, nas proximidades da Cabana Tia Bel.
Estarão em disputa surfistas das categorias Open (sem limite de idade), Iniciante (até 14), Mirim (até 16) e Júnior (até 18 anos). A competição está aberta para surfistas de ambos os sexos, inclusive no body board. Paralelamente ao Aberto de Surf, será realizado o concurso Garota Brilho e Beleza da Praia.
O surf é o esporte que mais projeta Ilhéus no cenário nacional, graças a nomes como Jojó de Olivença (bicampeão brasileiro) e, atualmente, Flávio Costa, que disputa o título no campeonato brasileiro de surf, o Super Surf. Outras promessas são Franklin Serpa, Bruno Galine e Wellington Santos, este último campeão do Aberto Amador de 2004.

Professores têm curso de contação de história

Professores da rede municipal de Ilhéus participam de cursos de contação de histórias. Os cursos são voltados para profissionais que trabalham com a Educação Infantil, são ministrados pelo mestrando em História Erlon Fábio Costa, da Secretaria Municipal de Educação, e têm duração de oito horas. O objetivo é estimular o professor que trabalha com alunos do Infantil a ler e contar histórias.
Além de habilitar o professor a narrar histórias, a iniciativa visa estimular o educador a despertar na criança “competências textuais e lingüísticas, mas principalmente o gosto pelo ato de ler e ouvir”, segundo Erlon. O curso será ministrado nesta quinta-feira (15) e no próximo dia 29, no Centro de Referência Leopoldo Monteiro, na avenida Canavieiras, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
A Secretaria Municipal de Educação tem desenvolvido projetos voltados ao estímulo da leitura entre crianças e jovens. Desde o início do ano, são promovidas sessões de contação de histórias e exibição de filmes na Biblioteca Municipal Adonias Filho (antigo General Osório). “A partir de iniciativas como estas, queremos despertar o gosto pela leitura logo nas primeiras fases de vida da pessoa”, diz. Os professores interessados em participar do curso devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação ou Centro de Referência.

Inscrições em curso do Senac são prorrogadas até sexta

As inscrições para os cursos profissionalizantes de corte-e-costura, pintura em tecido e bordado oferecidos pelo Senac, foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (16). Para se inscrever, o interessado deve apresentar documentos pessoais e pagar uma taxa de apenas R$ 15,00. A inscrição pode ser feita das 8h às 14h, na sede da Associação de Moradores do São Miguel ou na Secretaria de Assistência Social e Trabalho, localizada na localizada na rua professor Mário Alfredo, centro da cidade. A taxa cobrada dos participantes pelo Senac será destinada ao pagamento dos instrutores do curso.
Todo o material usado nos cursos será fornecido pelo Senac (linhas, tintas e pincéis). As aulas do curso começam no dia 19 e serão ministradas num espaço próximo à sede da Associação de Moradores do São Miguel. São oferecidas 15 vagas por curso. O alvo são mulheres do São Miguel, Barra, Vila Lídia, Jardim Savóia e Iguape. “O nosso foco são aquelas pessoas de baixa renda”, afirma a secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis.

Engenheiro condena obra no São Miguel e responsabiliza ex-gestor

O engenheiro de obras portuárias, Aleixo Belov, responsável pela elaboração do projeto do enrocamento do São Miguel, localizado na zona norte da cidade, esteve visitando hoje (14) o bairro em companhia do prefeito Valderico Reis. Além de afirmar que os ex-gestores somente pagaram metade do valor do projeto elaborado pela sua empresa, ele apresentou alternativas para acabar com o avanço do mar na zona norte. Belov lembrou que o mar está acontecendo em decorrência do aumento do espaçamento entre os espigões, além da extensão do tamanho destes, “uma vez que foram construídos abaixo dos parâmetros estabelecidos pela planta do projeto”.
Para o prefeito, representantes de órgãos ambientais e outras instituições, vereadores e secretários municipais, o engenheiro assegurou que a curto e médio prazos os problemas de erosão provocadas pelas marés altas poderão ser solucionados através do transporte da areia que se acumula no quebra-mar do porto de Ilhéus, para ser depositada entre os espigões do São Miguel.
Entretanto, o engenheiro Aleixo Belov disse que é necessário ainda que sejam ampliados alguns espigões ou construídos outros entre os existentes, para suprir o espaçamento conforme determina o projeto. Segundo ele, para a construção dos espigões com sucesso é de fundamental importância que se espere que as correntes marinhas acumulem areia e, a partir daí, continuar o trabalho de construções dos outros espigões. Isso só foi considerado eficiente do primeiro e segundo espigões, segundo explicou Aleixo Belov. “Não foi feita a manutenção a cada ano”, denunciou.
Ele disse que por ser uma obra viva, no trabalho de contenção feito no bairro São Miguel seria imprescindível que a obra fosse acompanhada de dois em dois anos. De acordo com ele, o prazo para terminar com os serviços é de 10 anos, o que não aconteceu com o enrocamento no bairro. Apesar de tudo, o engenheiro procurou acalmar os moradores do bairro que acompanharam os moradores da área.
Preocupado com a situação do São Miguel, o prefeito Valderico Reis disse que estava ali porque procurava soluções para acabar com a aflição dos moradores do local. Ele afirmou que um dos contatos está sendo mantido com o governo federal. Valderico entende que a presença do engenheiro demonstra o interesse em acabar com a questão. O engenheiro terminou a visita de inspeção conversando com moradores do São Miguel.
Foi acompanhada ainda pelos representantes da Codeba, Eduardo Melquíades e Nilton Cruz, os vereadores Reynaldo Oliveira dos Santos e Rodolfo Macedo, as secretárias de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Rúbia Carvalho, e de Meio Ambiente, Vera Lúcia Oliveira. O representante da Policia de Meio Ambiente, delegado Cupertino, o vice-presidente da Associação de Moradores do São Miguel, Cid Póvoas, também esteve presente no encontro com outros membros da entidade.

“Escola Ativa” promove capacitação na zona rural

As 49 classes multisseriadas (salas de aula freqüentadas por alunos de mais de uma série) de Ilhéus estão sendo beneficiadas com o projeto Escola Ativa. O trabalho, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em convênio com o Fundescola, tem o objetivo de levar capacitação aos professores que atuam nessas turmas, nas quais a metodologia de ensino traz sensíveis diferenças em relação às classes convencionais.
O Escola Ativa prevê a revisão de métodos, muitas vezes baseada na troca de experiências entre os 52 professores que atuam nas classes multisseriadas. Em cada mês, até novembro, são realizadas duas sessões no Centro de Referência Professor Leopoldo Campos Monteiro. Por meio de oficinas e outras atividades em grupo, são aperfeiçoados métodos de trabalho em torno das disciplinas básicas ensinadas aos alunos de primeira a quarta série.
Neste mês de setembro, está acontecendo a segunda etapa do projeto, com a abordagem dos temas Produção textual, revisão de texto e letramento. Em outubro, a Escola Ativa vai oferecer capacitação na área de matemática e raciocínio lógico, tomando por base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A mesma matéria será o foco do projeto em novembro, quando vão ser discutidos os temas Estudando e Aprendendo Matemática e a Prática Matemática em nosso Cotidiano.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Taís Santos, a escolha dos temas é feita de acordo com a identificação das carências existentes em sala de aula. “A Secretaria identificou que uma das maiores dificuldades dos alunos é com relação a português e matemática, que são matérias básicas para o aprendizado de outras disciplinas”, explica. Segundo ela, o projeto atende preferencialmente às escolas do campo, onde estão as turmas multisseriadas, pois “existe uma necessidade de maior suporte para o professor que trabalha em classes onde convivem alunos de mais de uma série”.
Os cerca de 1.500 alunos que estudam nessas classes são os beneficiários diretos da capacitação. De acordo com o secretário de Educação de Ilhéus, Almir Gonçalves Pereira, o Escola Ativa comprova o interesse do prefeito Valderico Reis pela melhoria da qualidade de ensino na zona rural, bem como pela valorização dos professores. “É uma ação de importante alcance social, pois tende a contribuir para reduzir os níveis de repetência e melhorar o aproveitamento dos estudantes do campo”, salienta o secretário.

Prefeitura apresenta trabalhos e ouve sugestões da comunidade

A Prefeitura de Ilhéus realizou uma reunião com os presidentes de todas as associações de bairro e entidades beneficentes do município. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (14) na Casa dos Conselhos e contou com a participação de mais de 80 representantes das zonas urbana e rural, que tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos e projetos em andamento, além de tirar suas dúvidas.
Estiveram presentes os secretários de Turismo, Raymundo Mazzei, de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, a coordenadora da Casa dos Conselhos, Joziana Alves, e representantes de secretarias municipais. A reunião foi iniciada com a apresentação do secretário de Turismo, Raymundo Mazzei, que destacou os principais trabalhos concluídos e em andamento no setor, além da secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis.
Mazzei afirmou que a Prefeitura está empenhada em fazer com que Ilhéus saia de uma inércia de mais de vinte anos no setor de turístico. “Estamos trabalhando para que as atrações naturais de Ilhéus se transformem em verdadeiros produtos turísticos”, disse. O secretário apontou a formatação de novos produtos, a exemplo da Lagoa Encantada e do Rio do Engenho, onde localiza-se a segunda capela mais antiga da zona rural do país. Em parceria com empresas privadas e instituições, a Prefeitura vem desenvolvendo diversas atividades visando o desenvolvimento do local. Ele disse que a idéia é oferecer um mix turístico, que engloba o turismo cultural, rural, histórico e náutico.
Atrativos
Em breve, as ruas e estradas da cidade também ganharão a sinalização turística, por conta de um investimento do Prodetur. O secretário conta que o local para a implantação da Escola de Hotelaria também está sendo estudado. Ele antecipou que a partir do mês de novembro, uma série de ações serão realizadas para aumentar a movimentação da cidade, principalmente à noite.
Em parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus está sendo elaborada uma extensa programação cultural para o centro da cidade, trazendo música, folclore, dança e artesanato. “Cada ação que desenvolvemos, cada novo destino que formatamos significa um dia a mais de permanência do turista em nossa cidade”. Ele destacou, ainda, a vinda da companhia aérea BRA, que está operando com vôos fretados em Ilhéus, e da GOL, que até o final desse ano estará com vôos regulares para a cidade.
Assistência Social
A Secretária de Assistência Social e Trabalho, Fátima Reis, também apresentou o trabalho da Prefeitura neste setor. Segundo dados da Secretaria, existem 24.146 famílias pobres em Ilhéus, das quais, apenas 10.910 estavam incluídas no cadastro único que dá direito a benefícios do programa Bolsa-Família. Nesse ano, a Prefeitura já efetuou o cadastramento de outras sete mil famílias, que já estão recebendo os benefícios.
Fátima Reis também falou sobre a migração do programa Bolsa Escola para o Bolsa Família, que atende a 6.500 famílias. Os cadastros para este programa continuam sendo feitos até o final de setembro. No início, a Secretaria contava com seis funcionários fazendo o cadastramento, mas este número foi dobrado a fim de agilizar o processo.
A secretária citou, ainda, o cadastramento dos idosos para o passe livre no transporte coletivo. Esta ação foi iniciada no mês de julho e até agora 3.400 idosos já foram cadastrados para que possam ter direito à gratuidade. Ela aproveitou para explicar a questão do Programa do Leite, que não está sendo desenvolvido por determinação do Governo Federal, devido à falta de cadastramento dos pequenos produtores, que deve ser feito pela EBDA, e não é responsabilidade da Prefeitura.

Segundo ela, a Prefeitura está com alguns projetos em fase final de formatação, como o Centro da Juventude, o Projeto Novo Rumo (para menores de rua), a Casa de Passagem para Menores, a Casa do Imigrante e o Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo. Fátima Reis concluiu destacando que Ilhéus recentemente foi integrada à Gestão Plena de Assistência Social, que trará bons frutos para a população, e que a Prefeitura continuará se reunindo com a comunidade antes de executar um projeto.
Elogios
Os representantes das associações e entidades presentes parabenizaram a iniciativa da Prefeitura de reuni-los com o objetivo de apresentar seus trabalhos e projetos e valorizar a participação de todos em busca dos melhores resultados para o município. O presidente do Instituto Parceiros da Paz, Robson Melo, afirmou que há muito tempo não via uma iniciativa como esta. “Hoje, diferente dos anos anteriores, temos um governo disposto a ouvir as opiniões e sugestões da comunidade, e isso é muito importante para o crescimento da nossa cidade”, disse.

Prefeitura e trade discutem programação do verão 2006

A Secretaria de Turismo e a Fundação Cultural de Ilhéus se reúnem com o trade turístico, entidades e clubes de serviços para discutir a programação de eventos para a temporada de verão 2005-2006. O encontro será realizado no salão nobre do Palácio Paranaguá, na próxima segunda-feira (19), às 14h30min. Durante a reunião, também serão definidas as datas de realização do carnaval e do São João do próximo ano. A reunião será uma consulta do governo municipal às várias entidades e segmentos ligados ao turismo e à promoção de eventos.
As discussões serão coordenadas pelo secretário municipal de Turismo, Raymundo Mazzei, e a presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Simone Cardoso. O secretário de Turismo explica que durante a reunião o município quer ouvir dos mais variados setores as melhores datas para realização do São João e do Carnaval. “Estas são datas importantes para o trade e para o nosso turismo e queremos, desta forma, discutir qual o melhor período e locais de realização destes eventos”, diz Mazzei.
Ele disse que o município tem sempre procurado trabalhar em parceria com a sociedade e a reunião demonstra o espírito democrático e participativo que tem “marcado as decisões de governo”. A presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Simone Cardoso, disse que todos os segmentos representativos poderão apresentar sugestões “pois o objetivo é definir uma programação variada e atrativa, para o trade, a população e turistas”.
A presidente da Fundação Cultural disse que neste ano, como forma de contenção de despesas, o carnaval fora de época Praia&Folia foi realizado em abril e agora haverá uma oportunidade de se avaliar melhor a data e decidir em qual período a festa deverá acontecer no próximo ano. “Queremos definir tudo de forma democrática e, por isso, contamos com a participação de representantes do turismo, dos clubes de dirigentes lojistas e de promoção de eventos”.
A programação é um dos chamarizes para atrair mais turistas ao município. Neste ano, dados da Infraero mostraram que a movimentação no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, cresceu 15%. A idéia é aumentar o ritmo de crescimento combinando atrativos naturais, organização do trade e uma boa programação de eventos. O secretário Raymundo Mazzei destaca a contribuição do setor privado “para atingir estes objetivos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *