De acordo com a empresa de perícia Disklabs, cartas, currículos, planilhas eletrônicas, números de telefone e endereços de e-mail estavam armazenados em equipamentos vendidos pela internet.
Também foram recuperados arquivos temporários em navegadores de internet que continham identidades e senhas para sites e até detalhes de contas bancárias online.
Segundo os especialistas, o problema é que vendedores estão adotando apenas algumas medidas básicas para remover as informações.
O material provavelmente pertencia a pessoas que tinham instalado versões mais avançadas de memória e disco rígido em seus computadores ou que estavam trocando de celular, segundo Simon Steggles, diretor da Disklabs.
“A maioria das pessoas fez apenas tentativas apressadas de apagar as informações, e muitas não fizeram nem isso”, disse Steggles.
A Disklabs encontrou grandes quantidades de informações pessoais, confidenciais e empresariais em discos rígidos e memórias.
Ainda mais preocupante, segundo Steggles, é a possibilidade de obter arquivos temporários do navegador da Microsoft Internet Explorer e usá-los para ver o que as pessoas fazem quando usam a internet.
Etiqueta
Os analistas da empresa conseguiram reconstruir quase tudo o que alguns usuários fizeram na internet, obtendo cookies e detalhes de acesso para sites usados por essas pessoas.
“Sem muito trabalho, pudemos entrar e pegar quaisquer informações que queríamos”, disse Steggles.
Em muitos casos, as pessoas usaram apenas a tecla “delete” para remover as informações.
O problema é que em muitos computadores e outros aparelhos digitais tudo o que isso faz é pôr uma etiqueta que diz que essas áreas de armazenamento podem ser reutilizadas.
Em discos rígidos de grande capacidade, isso significa que as informações supostamente eliminadas permanecem intactas por muito tempo.
Em muitos casos, segundo Steggles, a recuperação das informações é muito fácil para empresas de perícia e, talvez, para ladrões com capacitação tecnológica.
Ele disse que os usuários precisam estar conscientes de que é muito difícil destruir essas informações.
Mesmo a formatação de discos rígidos e outros cartões de memória não necessariamente elimina as informações arquivadas neles.
Se usuários têm preocupação com informações potencialmente sensíveis, segundo Steggles, devem usar empresas profissionais para apagá-las.
“Caso contrário, podem esmigalhar os discos rígidos e cartões de memórias”, disse.
BBC